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Qual a importância da tecnologia da informação para sua empresa?

Qual a importância da tecnologia da informação para sua empresa?

Muita gente certamente já ouviu falar em tecnologia da informação. Assim desta forma será que sabem realmente sabe do que se trata? A tecnologia da informação, ou simplesmente TI, consiste em todos os proventos de informática. Ou seja recursos que são desenvolvidos visando a melhoria dos processos. Por certo agregando uma maior automatização aos mesmos.

Agora pensando especificamente no ramo empresarial, a tecnologia da informação atua por meio do desenvolvimento e manutenção de softwares de gestão. Também para maquinários específicos às necessidades da empresa. Ou seja soluções que envolvem inteligência artificial, etc. A TI atua também nas áreas de comunicação e marketing. Assim por meio de ferramentas que têm o intuito de facilitar os processos desses setores.

Comércio online

Além disso, a tecnologia da informação também possui papel importante no comércio online. Sobretudo atuando no desenvolvimento de soluções e ferramentas. Todos os produtos desenvolvidos pela TI, dentro do ramo empresarial neste caso, visam à facilitação dos processos diários.

Neste primeiro momento temos a sensação de que a tecnologia da informação parece realmente ter grande serventia para as empresas em geral. Então será que é isso mesmo? Vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto para que você entenda os reais benefícios da implementação de um bom sistema de tecnologia da informação na sua empresa.

Por que a tecnologia da informação pode ser tão boa para sua empresa

O mundo conectado exige cada dia mais adaptação e desenvoltura por parte das empresas. Fronteiras geográficas, culturais e barreiras de acesso aos mercados são cada vez menos significativas. Por isso, todas essas características estão deixando o ambiente corporativo mais complexo a cada dia.

A complexidade gerada pelos avanços tecnológicos exigem uma mudança na percepção de mercado. Por consequência muita agilidade quando se trata de propor e adequar estratégias. Com um volume tão elevado em produção de dados. Ou seja BigData é um volume em escala. Desta forma apenas a Tecnologia da Informação acaba sendo capaz de oferecer o suporte necessário. Posto que existe funcionalidades e ferramentas que classificam esses dados e transforma-os em informação.

Assim, integrar um setor de Tecnologia de Informação à sua empresa só trará benefícios como:

  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • maior segurança em suas produções;
  • serviços entregues dentro do prazo;
  • aumento no lucro;
  • otimização do setor de atendimento e outros.


Como a tecnologia da Informação pode garantir a segurança da sua empresa

Uma das funções mais importantes do setor de Tecnologia da Informação é garantir que nada, nem nenhum tipo de incidente afete a produção da empresa. Diversas empresas adotam hoje o sistema de computação em nuvem, um sistema que tende a crescer cada vez mais. É praticamente impossível passarmos um dia inteiro sem utilizar alguma aplicação em cloud.

Apesar da enorme praticidade oferecida pela nuvem, e do fato da automação de tarefas ser o futuro da gestão empresarial, a nuvem não está isenta de problemas: quedas de energia, ataques ransomwares, falhas humanas (intencionais ou não), além de problemas com softwares e aplicações.

Além dos planos de contingência desenvolvidos especialmente para corrigir qualquer tipo de problema que possam comprometer a produtividade da empresa, a Tecnologia da Informação também trabalha em prol do aprimoramento do sistema de segurança por meio da implementação de criptografias, backups, atualizações de softwares e outras medidas preventivas.

Tecnologia da Informação e a otimização da comunicação

Já falamos algumas vezes sobre como a comunicação feita de forma correta é uma excelente ferramenta para alavancar os resultados de uma empresa, independente do ramo em que ela atua. A comunicação é importante tanto externa (empresa/cliente) quanto internamente (entre os setores da própria empresa).

O setor de Tecnologia da Informação dentro de uma empresa é capaz de otimizar a comunicação por meio da implementação e do gerenciamento de algumas ferramentas mais ou menos tecnológicas:

  • e-mails empresariais;
  • organização de mensagens;
  • sincronização de agendas;
  • backups;
  • ferramentas que permitam reuniões por meio de videoconferência.

Ferramentas como a de videoconferência permitem, por exemplo, que funcionários da empresa participem das reuniões independente do local onde estejam, e permite também que a empresa realize reuniões com clientes de outras cidades, por exemplo. Essa facilidade gerida pela Tecnologia da Informação reduz custos com viagens e outros deslocamentos que são substituídos por conferências em vídeos sem maiores prejuízos.

Tecnologia da Informação aumenta a produtividade

Os trabalhos manuais são cada vez mais substituídos pelas ferramentas que tornam diversos processos automáticos. Pois tornar os processos automáticos reduz significativamente as chances de acontecerem erros ou falhas capazes de comprometer a produtividade da empresa. Além disso, o tempo de produção também é otimizado por meio das “interferências” da Tecnologia da Informação.

A Tecnologia da Informação é capaz de conter problemas que paralisam a empresa. Um sistema fora do ar, por exemplo, compromete toda a produtividade e a TI trabalha para evitar que imprevistos como este aconteçam e caso aconteçam eles são capazes de reverter a situação o mais rápido possível.

Tecnologia da Informação só tende a melhorar sua empresa

Em uma era cada vez mais conectada, a Tecnologia da Informação tem a função de viabilizar a adaptação da empresa à essa nova realidade da maneira mais segura e natural possível. Então, esse novo contexto torna muito mais ágil e fluida a comunicação entre os departamentos,os clientes e os fornecedores.

Podemos dizer que a Tecnologia da Informação é a materialização dos benefícios da era da informação para o negócio. Com as diversas soluções aplicadas pelo setor as empresas têm em suas mãos o que podemos chamar de “mapa da mina”.São realizadas coletas de dados em tempo real, esses dados são transformados em análises e por fim, acabam viram decisões estratégicas.

Portanto, o resultado de tudo isso é a disponibilidade de serviços e produtos alinhados com as necessidades dos clientes. O CRM é um exemplo da presença da Tecnologia da Informação em uma empresa.

Insira a Tecnologia da Informação na rotina da sua empresa

Como vimos até aqui a Tecnologia da Informação vem para inserir sua empresa de vez na era digital. A tendência é que os serviços sejam realizados cada vez mais por meio de programas que tornam muitas funções automáticas. Apesar dos benefícios, muitos perigos podem estar escondidos por trás das tecnologias mal utilizadas.

Afinal, o papel da TI é justamente impedir que sua empresa sofra danos em um mundo tão cheio de facilidades e promessas de bons resultados. 

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Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

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