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09/10/2018

CRM a importância da informação no seu negócio

CRM a importancia da informação no seu negócio

Descubra o que é CRM. CRM a importância da informação no seu negócio. Como anda o seu relacionamento com o seu cliente? Já ouviu falar no Customer Relationship Management (CRM)? Uma reclamação frequente em diversos segmentos é a falta de tempo, ou recursos. Ou seja, para manter um relacionamento em dia com a clientela, é preciso mais. Mas, a verdade é que tempo é uma questão de saber administrar demandas! Os recursos existem, você só não encontrou o melhor para seu negócio ainda! Vamos juntos descobrir o que é CRM?

CRM a importância da informação no seu negócio

O que é CRM? O CRM – Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, funciona tanto como um software, quanto como uma estratégia. Ambos servirão para auxiliar no gerenciamento do relacionamento da empresa com o cliente, visando sua satisfação e fidelização.

 

Como isso é feito? Você cria uma estratégia, um conjunto de práticas de CRM. Nesse sentido, lança mão de uma ou mais ferramentas para colocá-las em prática. Automatizando e organizando processos, o CRM, além de ajudar no relacionamento, promove uma redução de custos e um aumento dos lucros da empresa.

 

Todos concordamos que os clientes devem ser a maior preocupação de uma empresa, certo?! Afinal de contas, sem eles não há lucro e não há sentido em continuar trabalhando. Mas, apesar de muito importante, a dedicação aos clientes não pode comprometer o restante do trabalho da equipe. Todo o trabalho deve ser feito de forma harmônica.

 

O CRM deve também disponibilizar várias portas de acesso para o cliente. Assim criando não apenas acesso a informação, mas justificando a transparência. Também possibilitando acesso à equipe, sua experiência e conhecimento. Sendo assim, pense na plataforma WEB e Desktop. Sobretudo que disponibilize a tela do usuário em qualquer tamanho de tela, sendo responsivo. Em suma, que seja um canal de comunicação Desktop, Web ou até pelo Chat no Site.

 

Quer conhecer uma ferramenta assim – mySuite!

 

O que é CRM? Utilize-o a seu favor!

 

Agora que já sabemos a definição e o que é CRM,  então vamos descobrir como implementá-lo no dia a dia da empresa. Desta forma como otimizar os processos de relacionamento. Por certo sua empresa possui um banco de dados detalhado com informações essenciais sobre potenciais e atuais clientes? Parece básico, e é! Com um CRM você vai além!

Por meio das ferramentas CRM, além de manter informações básicas como nome, telefone, e-mail, endereço, outras muitas informações importantes sobre interesses, podem fazer parte deste banco.  Ou seja, você terá também um histórico de interações dos clientes. Vai saber por quais pontos de contato o cliente, ou potencial cliente, mais interage com você: visitas ao site, ligações, trocas de e-mail, últimas compras.

 

Ele vai integrar todas as informações, sobre tudo torná-las acessíveis em um único local. Assim você e sua equipe podem consultá-las sempre que desejarem. Percebeu né? CRM também utiliza recursos de computação em nuvem. Por isso os dados dos seus clientes estarão disponíveis para todos a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

A nuvem é mais segura, realiza backups, facilita o trabalho em equipe, permite o acesso remoto… Assim se formos falar todas as suas vantagens aqui não vai sobrar mais espaço para descobrirmos juntos o que é CRM. Dá uma lida nos nossos artigos sobre nuvem. No futuro voltaremos a falar sobre ela.

 

Essa facilidade em acessar os dados dos clientes, permite a criação de estratégias mais assertivas de abordar ao consumidor. Isso facilita a conversão de leads, desejo de todas as empresas não é mesmo?! Uma coisa puxa a outra, não tem pra onde fugir.

O que é CRM e o que é eCRM?

 

Se engana quem pensa que o conceito de Gestão de Relacionamento com o Cliente surgiu somente com o advento das ferramentas digitais. O CRM surgiu antes de tudo isso. Posto que só se qualificou de lá pra cá. Afinal de contas, relacionamento com cliente é importante em qualquer negócio e em qualquer época.

 

Sabemos o que é CRM, agora vamos entender o conceito. Este conceito é nada mais, nada menos, do que gerir os relacionamentos com o cliente utilizando ferramentas da web para facilitar a tarefa. Utilizar computação em nuvem, marketing digital, automação e investir em tecnologia é o mesmo que praticar relacionamento com os clientes.

 

Como todos sabemos, a web traz inúmeros benefícios e oportunidades. Sem dúvida, entre eles há oportunidade de aproximação. Essa proximidade facilita o contato com o cliente e aumenta a possibilidade de extrair deles os dados necessários. Basta saber usar corretamente cada ferramenta disponível.

 

É importante que todos os gestores estudem o que é CRM, entendam a importância do contato regular e bem planejado com o cliente, além de saber que colherá todos seus benefícios. Sabendo de todas essas funcionalidades, é necessário tornar o CRM e o eCRM parte do planejamento da empresa. Um planejamento bem feito e executado, só renderá bons frutos.

Backup na Nuvem é também importante para o seu negócio!

 

Entenda seu funcionamento:

 

Comentamos rapidamente que o CRM opera em nuvem. Essa é uma de suas características de funcionamento. Assim como na maioria dos sistemas que funcionam em nuvem, você não vai precisar se preocupar com instalação, configuração e principalmente manutenção dos programas em máquinas. Você apenas escolhe um plano de software que se adeque às suas necessidades e paga por ele.

Suas informações estarão sempre seguras e protegidas por todas as funcionalidades de um programa que funciona na nuvem. Acesse todos seus arquivos a qualquer momento e em qualquer lugar. Basta ter acesso à internet.

 

O que além de uma “lista de contatos e informações extras”? Bom, ele é capaz de realizar de forma automática grande parte das tarefas comuns do dia a dia da empresa. Essa funcionalidade permite que você dedique uma maior parte do seu tempo a outras atividades importantes. Para exemplificar como o CRM facilita a rotina: seu vendedor não teria que passar o dia enviando e-mails, buscando informações de atendimento e gerando listas de ligações. Tudo isso é automático por meio do CRM.

 

Ele ainda emite lembretes que impedem que o colaborador esqueça de realizar tarefas importantes, retornar o contato de algum cliente e enviar as novidades para outros. Existe também a possibilidade de um agendamento prévio dessa tarefa. O CRM existe para facilitar ao máximo o contato diário com seus clientes.

 

Entender o funcionamento é, também, entender da necessidade de contingência. Sobre tudo com a Cópia de Segurança ou Backup. Uma solução interessante pode ser o Backup na Nuvem. Este é um assunto interessante e vale dedicar um tempo para seu planejamento.

 

E o que é CRM para outros setores da empresa?

 

Isso mesmo, não é só o atendimento que se beneficia com a implementação da Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM também é muito útil para o pessoal do suporte. Ele facilita o diálogo entre os profissionais de diferentes setores e equipes. Isso faz com que cada um entenda melhor a situação do outro e passe a colaborar mais.

 

O CRM possui soluções para empresas de pequeno, grande e médio porte e é capaz de interagir com outros softwares já utilizados pela empresa. Isso porque ele precisa coletar o máximo de informações para cumprir seu papel. Um exemplo é sua interação com o software utilizado pelo marketing para disparar e-mails automáticos. Ele coleta os dados e pode ajudar na segmentação e personalização dos envios.

 

Ele ainda gera relatórios com o perfil dos clientes, separados por segmentos. Por exemplo: separa quem efetuou uma compra a partir de um telefonema e qual o ticket médio de quem entrou em contato por meio de redes sociais. Isso facilita o entendimento do comportamento dos clientes e a variação de estratégias de venda.

 

São muitos os benefícios de utilizar o CRM na cultura da empresa. Falaremos mais sobre este assunto em outros artigos. Vamos ajudá-lo a identificar quais os pontos de melhoria na sua comunicação e na implementação definitiva. Na dúvida, entre em contato com uma empresa especializada em tecnologia e segurança da informação.

#Parceria – Indicca Conteúdo – Agencia Salmão

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Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

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