Comunicação Interna
Escolha as melhores ferramentas de comunicação interna
04/07/2018
Site HTTPS Site com certificado digital é site seguro
17/07/2018

Porque utilizar a nuvem de armazenamento?

Porque utilizar a nuvem de armazenamento?

Você já ouviu falar em nuvem de armazenamento? A nuvem de armazenamento, conhecida também como armazenamento online ou backup na nuvem, é uma forma de armazenar dados e arquivos de forma totalmente online, fora do seu local de origem. Mais seguro que manter os documentos guardados em equipamentos físicos, a nuvem de armazenamento se torna um recurso muito utilizado por empresas de todos os portes.

 

A segurança da nuvem de armazenamento é maior, pois os equipamentos físicos de backup estão sujeitos a danos que podem comprometer e até mesmo causar a perda permanente dos arquivos neles armazenados. Um hd externo, cd ou pendrive podem ser quebrados ou roubados, o que levaria todos os dados contidos neles embora. O mesmo acontece com computadores.

Porque utilizar a nuvem de armazenamento?

A nuvem de armazenamento, por ser um sistema completamente online, permite que todos os arquivos contidos nela, sejam acessados a partir de diferentes dispositivos com acesso à internet. Esse é o recurso que garante que danos ou roubos não vão te impedir de recuperar seus documentos.

 

Os diversos recursos da nuvem de armazenamento

 

Sabendo o que é uma nuvem de armazenamento e também o porquê de ela ser mais segura que as formas de backup tradicionais, vamos falar agora sobre mais alguns recursos que o armazenamento online oferece.

 

A primeira delas, e uma das mais importantes é a segurança, característica já citada. Outra vantagem da nuvem de armazenamento é a possibilidade de acesso remoto. O acesso remoto da nuvem de armazenamento permite que seus documentos sejam acessados de qualquer lugar através de um dispositivo com internet, um usuário para login e uma senha.

 

O importante ao utilizar o acesso remoto da nuvem de armazenamento, é tomar todo cuidado possível com a senha. Não é recomendável que o indivíduo faça login a partir de dispositivos públicos como  máquinas de lan house por exemplo. Realize o acesso apenas a partir de dispositivos conhecidos.

O acesso remoto possibilitado pela nuvem de armazenamento também permite que trabalhos sejam feitos longe da sede da empresa. É possível ainda trabalhar em grupo por meio do acesso remoto. Diversos colaboradores podem editar um único documento simultaneamente e eles não precisam estar no mesmo ambiente para que isso aconteça. Este processo agiliza o trabalho, o que pode acabar rendendo bons frutos para a empresa.

 

Através da nuvem de armazenamento todos os seus dados estarão seguros. As empresas que lidam com esse tipo de backup, geralmente investem nas mais avançadas tecnologias para manter os documentos em sigilo, e o mais longe possível de um eventual ataque cibernético. Caso os computadores da sua empresa sejam danificados ou roubados, recuperar os arquivos através da nuvem de armazenamento é muito mais fácil e rápido.

 

Qualquer documento na palma da mão com a nuvem de armazenamento

 

Agora imagine que você precisa acessar um documento que foi guardado há uns 3 ou 4 anos atrás. Se ele estiver armazenado em algum dispositivo físico como HD por exemplo, você provavelmente precisaria revirar uns dois ou três dispositivos diferentes até encontrá-lo, devido à limitação de memória desse tipo de equipamento. Na nuvem de armazenamento não.

 

A nuvem de armazenamento oferece a possibilidade de expansão da memória disponível. Assim você pode fazer o upgrade de acordo com a necessidade da sua empresa. É possível também armazenar seus documentos em pastas e manter tudo bem organizado para facilitar a localização. Mas tudo bem também se eles não estiverem organizados. Basta digitar o nome do arquivo procurado no campo de buscas e ele aparecerá para você.

 

Para manter seus arquivos armazenados em dispositivos físicos você precisará investir em: equipamentos; sala climatizada para armazenar esses equipamentos e segurança para que os equipamentos não sejam roubados ou danificados. Outro custo gerado é com a manutenção e troca dos equipamentos devido aos avanços tecnológicos. Tudo isso sem contar com uma eventual necessidade de recuperação dos arquivos.

Porque utilizar a nuvem de armazenamento?

Ao optar pelo serviço da nuvem de armazenamento você investe de acordo com o armazenamento que sua empresa necessita. Junto com a prestadora de serviço você poderá definir se o pagamento será mensal, anual ou em outras formas de parcelamento. Toda vez que o limite de memória da sua nuvem de armazenamento for atingido, basta fazer um upgrade de plano e seus problemas estão resolvidos.

 

É possível sincronizar a nuvem de armazenamento online com o PC utilizado no trabalho e agendar backups que serão feitos periodicamente de maneira automática. Essa função garante que todos os seus arquivos estejam em segurança na nuvem de armazenamento, sem que você precise fazer o trabalho manualmente. Você define a periodicidade que for melhor para sua empresa.

 

Implemente a nuvem de armazenamento e seus recursos

 

Para implementar a nuvem de armazenamento e todas as suas vantagens no dia a dia da sua empresa, você pode contratar uma empresa especializada em tecnologia da informação. Essas empresas avaliam quais são as reais necessidades de cada negócio. Como resultado ajudam a escolher aquele que melhor contexto de TI. Com efeito o  que  mais atende às suas necessidades.

 

Se a sua empresa possui filiais, a nuvem de armazenamento vai auxiliar na centralização do armazenamento e compartilhamento de dados. Com os documentos de todas as unidades da empresa disponíveis em um único lugar, fica mais fácil fazer o levantamento de indicadores e obter os panoramas gerais da corporação.

 

Os tipos de nuvem de armazenamento

 

Antes de optar definitivamente pela nuvem de armazenamento, saiba que existem três tipos de nuvem: nuvem pública, privada e híbrida. As diferenças mais visíveis entre as três está na forma como seus recursos são gerenciados e no controle dado ao usuário sobre o ambiente em que os serviços são executados.

A nuvem de armazenamento pública é uma das mais utilizadas em empresas e também por usuários comuns. É um tipo de armazenamento bem barato e sua implantação é simples e rápida. Os servidores são alocados em data centers instalados em provedores fora da empresa. Mesmo assim essa nuvem de armazenamento garante a privacidade dos arquivos. Muito utilizada para backup de vídeos e hospedagem de sites.

 

A nuvem de armazenamento privada requer um pouco mais de investimento. Contudo porém sustenta um bom volume de dados.  Assim também possui uma alta velocidade. A nuvem privada também oferece uma segurança mais reforçada. Posto que é protegida pelo firewall da própria empresa. Desse moto os servidores são alocados em data centers internos. Consequentemente demandam a implantação de hardwares e outros equipamentos que garantem a proteção dos dados.

Porque utilizar a nuvem de armazenamento?

Já a nuvem de armazenamento híbrida, como o próprio nome sugere, possui características tanto da nuvem pública quanto da privada. A empresa pode armazenar dados na nuvem privada e transferí-los com segurança. A quantidade de recursos oferecidos é extensa mas a implementação é mais cara, o que diminui a adesão a esse tipo de nuvem de armazenamento.

 

A segurança também não é garantida na nuvem híbrida. Arquivos sigilosas e de alto nível confidencial podem ser vazados acidentalmente durante a transferências de uma rede para outra. Por isso todo cuidado é pouco: escolha bem o provedor que cuidará do seu armazenamento na nuvem, e contrate uma empresa confiável e especializada em tecnologia e segurança da informação.

#Parceria – Conteúdo – Agencia Salmão

Cadastre para receber News da Indicca

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você