DLP ou Data Loss Prevetion, sabe o que significa? Leia aqui!
16/08/2018
WSUS Como utilizar - Microsoft Windows Server Update Services
WSUS Como utilizar – Microsoft Windows Server Update Services
28/08/2018

Serviços em nuvem características e vantagens

Características e vantagens dos serviços em nuvem

Características e vantagens dos serviços em nuvem. No artigo de hoje, vamos conversar sobre características importantes e sobre algumas vantagens da nuvem, conhecida também como Cloud (em inglês). Optar por serviços em Cloud pode facilitar muito as tarefas no dia a dia de qualquer empresa. Assim facilitar através da disponibilidade é o seu principal valor. Você já deve ter ouvido falar por exemplo em servidor na nuvem. Você sabe o que isso significa e porque é mais vantajoso que ter um servidor próprio?

facilitar através da disponibilidade é o seu principal valor

Bom, não é novidade pra ninguém que muitas empresas já sofreram com perdas de dados importantes. Você mesmo já deve ter perdido algum documento importante para você ou para sua empresa. Estou certo? Provavelmente este arquivo estava em um servidor próprio (físico), e não em uma nuvem. Equipamentos danificados podem causar dores de cabeças e até mesmo prejuízos irreversíveis por conta da perda de dados. Desta forma sua característica de Cópia de Segurança é mais uma das vantagens da tecnologia em Nuvem. Numa característica do OneDrive da Microsoft é o sincronismo e a capacidade de recuperação em versões. Sincronismo que funciona como Backup na Nuvem.

Copia de Segurança é um outro grande valor da tecnologia em nuvem

Vamos falar então sobre servidor próprio x servidor na nuvem

 

Servidores inseguros também podem comprometer a integridade da sua empresa, sendo um grande atrativo para ataques como o sequestro de dados. Você sabe o que é um servidor de dados ou Servidores de Arquivos? Já precisou de algum serviço e lhe disseram que não seria possível naquele momento porque o sistema caiu? Vale ressaltar que em NUVEM o servidor não é contratado como Hardware. O serviço em nuvem oferece o servidor como serviço. Como serviço não exite deterioração da tecnologia. Este é uma também um valor interessante da condição desta tecnologia.

O serviço em nuvem oferece o servidor como serviço

Serviços em nuvem características e vantagens desta tecnologia!

Pois bem, eles estavam querendo dizer que o sistema não estava conseguindo acessar o sistema de dados, onde ficam armazenados os bancos de dados que alimentam sistemas de empresas. Vou te explicar como funciona.

 

Servidor na nuvem e servidor próprio

 

Os dados com os quais trabalhamos, seja em banco ou registro de vendas por exemplo, precisam estar armazenados também fisicamente. Para isso, muitas empresas optam por aquela salinha meio escura, com ar condicionado, onde a TI trabalha o dia todo. Mas a tendência é que a salinha seja substituída cada dia mais pela nuvem.

 

E quais as diferenças entre manter um servidor próprio ou um servidor na nuvem? Para manter servidores de dados próprios, é preciso ter à disposição uma equipe especializada em tecnologia da informação. Essa equipe irá montar e manter toda a estrutura necessária para o armazenamento dos dados. Em contrapartida, quem opta pelo servidor na nuvem não necessita de uma equipe que se dedique exclusivamente a esse serviço.

 

O servidor na nuvem praticamente não demanda manutenção. Caso seja necessária, ela já estará inclusa no investimento feito no ato da contratação do servidor. Sendo assim, sua equipe de TI estará livre para focar em outras demandas da empresa. E quanto à segurança dos dois tipos de servidores?


Segurança no servidor em nuvem

 

No servidor próprio, a segurança vai ficar sob responsabilidade da equipe de TI. O ideal é que sejam feitos backups frequentes e também o gerenciamento de usuários e senhas. Ver onde  seus dados estão armazenadas pode trazer certo conforto pela impressão de controle, mas sua segurança e resolução de problemas estará sempre dependendo dos colaboradores, diferentemente do que ocorre na nuvem.

 

A segurança do servidor na nuvem depende do seu fornecedor, por isso é importante apostar em empresas que tenham nome no mercado. A Dell e a Microsoft, por exemplo, oferecem hospedagem na nuvem por intermédio de empresas especialistas em gerenciamento de dados. Essas empresas intermediadoras trabalham por meio de protocolos de segurança e outras medidas visando evitar ataques e sequestros de dados.

 

As restrições de acesso geradas pela necessidade de segurança no servidor próprio pode causar dores de cabeça. Às vezes surge a necessidade de inserir um dado com urgência, mas a senha e o acesso são restritos à apenas uma ou duas pessoas. Com o servidor na nuvem esse problema seria sanado já que tudo é feito automaticamente por meio da rede.

 

Custo do servidor próprio x servidor na nuvem

 

Manter um servidor próprio gera custo pela necessidade da manutenção de um espaço físico, uma equipe responsável, além do custo com energia por conta dos equipamentos servidores e de refrigeração. Um servidor na nuvem não gera custos com equipamentos físicos nem com equipe. O único investimento será a assinatura que varia de fornecedor para fornecedor.

 

Ponha na balança as vantagens do serviço feito por meio da nuvem e escolha o melhor para sua empresa.


Conectividade de rede em ambiente de nuvem

 

A conectividade de rede é algo de extrema importância em ambientes que utilizam a nuvem para backup e armazenamentos importantes, como no caso do servidor de dados. A estrutura de rede deve ser segura e estável para não comprometer o trabalho e a segurança dos seus dados na nuvem. E essa estrutura, apesar de extremamente importante, é algo que muitas vezes as empresas não conseguem controlar.

A conectividade de rede é algo de extrema importância

A conectividade é tão importante no ambiente de nuvem pois a computação realizada por meio da nuvem, é, nada mais nada menos, que a transmissão de dados por meio da internet. Ao migrar seu armazenamento de dados para o sistema em cloud, é necessário levar em consideração o número de usuários que estarão conectados; a carga de trabalho que será realizada na nuvem; o tráfego mensal e a distância que os dados irão percorrer.

 

Não adianta a empresa manter as melhores tecnologias em seu sistema de dados se a conectividade de rede utilizada não for de qualidade. Utilizar um serviço de IP confiável vai garantir um desempenho mais consistente. Importante principalmente para empresas que lidam com altas cargas de dados na nuvem.

Para garantir essa agilidade e estabilidade de conexão pode ser interessante investir em uma estrutura de internet dedicada. O serviço de internet dedicada funciona exclusivamente entre a operadora e a empresa. A rede não é compartilhada (com vários clientes atendidos a partir de um único ponto) e dedica a infraestrutura específica a um único usuário. Além de uma maior velocidade, o serviço de internet dedicada oferece também uma segurança maior para o usuário da nuvem, já que a conexão é individual.

internet dedicada oferece também uma segurança maior para o usuário da nuvem

Antes de contratar um serviço de internet dedicada, é importante verificar junto à operadora, se há disponibilidade de provedor para esse tipo de serviço na sua região.  É importante também que você considere se sua empresa necessita de conexão rápida, estável e segura 24h por dia. Se sua ideia é implantar um sistema de servidor em nuvem, que substitua o servidor próprio, vale a pena considerar  a internet dedicada.

 

O investimento em segurança e qualidade de serviço vale a pena para quem quer ver seu negócio cada vez mais consolidado e oferecendo sempre o melhor para os clientes. Procure uma empresa especializada em TI e tire suas dúvidas. Esteja sempre um passo à frente.

#Parceria – Indicca Conteúdo – Agencia Salmão

Cadastre para receber News da Indicca

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você