Como garantir a segurança nas mídias sociais
Saiba como garantir a segurança nas mídias sociais
30/07/2019
Aplicativos de segurança – diferença entre antivírus, antispyware e firewall
13/08/2019

Entenda para que serve o nobreak e qual a sua importância

Você sabe para que serve o nobreak? Já ouviu falar desse tipo de dispositivo? Se a resposta for negativa, não se preocupe. Neste texto iremos explicar para que serve o nobreak. Quais são suas funcionalidades e por que você deve usá-lo para alimentar suas máquinas.

Assim, o nobreak é um dispositivo utilizado como fonte de energia. Capaz de regular a tensão e a pureza elétrica que chegam aos aparelhos que se conectam a ele. Dessa forma, computadores, modem, impressoras e diversos outros equipamentos podem ser plugados a um nobreak. É importante conectá-los a esse tipo de dispositivo porque a regulação de voltagem evita potenciais falhas elétricas causadas por oscilações. Protegendo tanto as máquinas conectadas ao nobreak, que nesses casos podem acabar queimando, quanto os dados contidos nelas. Mediante uma pane, podem ser perdidos se não estiverem salvos.

Voltagem e a pureza elétrica

Portanto, regular a voltagem e a pureza elétrica, é a função de um estabilizador, que, procura estabilizar a tensão. Qual a diferença, então, entre um estabilizador e um nobreak? Por que se deve escolher os nobreaks? A vantagem do nobreak é que, além de regular a tensão, como um estabilizador, ele é capaz de, por um certo período, manter a energia das máquinas em caso de apagões, através de baterias. Se houver queda de energia devido a tempestades ou curtos-circuitos na rede elétrica, o nobreak permite que os dispositivos permaneçam ligados, evitando potenciais danos aos aparelhos e a perda de dados e trabalhos não salvos. A bateria do nobreak não possui longa duração. O tempo durante o qual ela é capaz de manter a energia dos demais aparelhos é curto. Em caso de apagões, é recomendado que o usuário salve os documentos e dados das máquinas e as desligue em segurança.

Os tipos de nobreak (para que serve o nobreak)

Enfim, agora que você já sabe para que serve o nobreak, é hora de aprender mais sobre os diferentes tipos desse dispositivo. Há três modelos de nobreaks, com modos de funcionamento distintos.

Standby

Em primeiro lugar, os nobreaks do tipo standby são os mais simples e comuns de se encontrar. Esses modelos utilizam a bateria para regular as oscilações de energia e são recomendados para máquinas mais leves, como as utilizadas no ambiente residencial, ou em locais de trabalho com poucos aparelhos.

Linha-interativa

No entanto, os nobreaks de linha-interativa possuem vantagens em relação aos do tipo standby. Eles possuem um regulador automático de voltagem (AVR), capazes de estabilizar melhor as alterações de tensão da rede. Com essa peça, a bateria é menos acionada e a durabilidade do dispositivo se torna maior.

Online

Por fim, os nobreaks online alimentam os dispositivos a todo momento através da bateria. Eles fornecem a maior quantidade de energia dentre todos os outros modelos e são os mais confiáveis na hora de manter os aparelhos funcionando, mesmo em caso de apagões mais duradouros. Entretanto, os nobreaks online possuem um custo elevado e, como utilizam as baterias de forma ininterrupta, também têm uma vida útil menor. São mais indicados para locais com máquinas que não podem ficar sem energia, como em hospitais.

Seja como for, para escolher o melhor tipo de nobreak para o seu local de trabalho ou residência, conte sempre com a assistência de uma empresa especializada. Além de definir o modelo mais adequado, de acordo com as necessidades do seu ambiente pessoal ou corporativo, os profissionais irão instalar todos os aparelhos de forma correta e com segurança. Protegendo assim todos os dados e dispositivos. É válido ressaltar, que nem todos os tipos de equipamentos devem ser ligados ao nobreak. Por isso, a importância de contar sempre com profissionais especializados em TI.

Nobreak apitando (para que serve o nobreak)

Imagine que você já contactou uma equipe especializada em TI, que conectou todos os seus dispositivos corretamente ao nobreak, fornecendo mais segurança aos seus aparelhos e dados. Porém, após um tempo, durante a utilização dos equipamentos, você percebe que o nobreak está apitando ou piscando luzes de alerta. Nesses casos, é recomendado que se procure, novamente, uma assistência técnica especializada, pois esses alertas indicam que há alguma falha no dispositivo ou na rede. Essas falhas afetam o correto funcionamento do nobreak, que pode não ser capaz de regular a voltagem do sistema ou fornecer energia em caso de apagões. Existem algumas potenciais causas para a emissão desses sinais:

Falhas (para que serve o nobreak)

– Falha do fornecimento de energia do nobreak

– Falha de tensão na energia de entrada, que deveria ser 127 ou 220 Volts, e pode sofrer mais de 10% de variação no decorrer do dia

– Falha no funcionamento do próprio equipamento, indicando que é necessário realizar manutenção

– Falha na bateria, sinalizando que é preciso substituí-la. É possível que a bateria tenha atingido o ápice de sua vida útil ou que ela tenha sido danificada.

Se a energia falha, por exemplo, talvez seja necessário validar os ativos de conexão da rede, que são elétricos. Uma outra opção é analisar as questões relacionadas ao Backup e Restore. Ou então, pode ser preciso criar um mecanismo de qualificação da Segurança da Informação. Esses são procedimentos complexos, que devem ser realizados por profissionais especializados em TI. Profissionais capazes de oferecer todo o suporte necessário ao usuário e tomar as medidas cabíveis para recuperar o bom funcionamento do dispositivo.

Entenda um pouco mais do Nobreak Inteligente da APC

Assim sendo, ao perceber sinais de alerta no nobreak, é importante que o usuário procure a assistência técnica o mais rápido possível. Com isso, evita danos aos equipamentos ou perda de dados mediante a queda de energia. Para que você possa resolver esse e outros problemas relacionados à tecnologia da informação, conte sempre com a ajuda de uma empresa especializada em TI, como a Indicca.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você