Mentoria em Adequação LGPD - tempo de Aprender a fase comercial

Mentoria em Adequação LGPD

Atualizado em 09/10/2024
Por Pedro Henriques

Mentoria em Adequação LGPD

Atualizado em 09/10/2024
Por Pedro Henriques

A Mentoria em Adequação à LGPD é uma agenda completa. A fase comercial, sendo a primeira etapa, é onde os profissionais geralmente encontram mais dificuldades. Em outras palavras, estamos tratando de uma lei e, muitas vezes, gerando conteúdo que pode causar medo ou preocupação entre os próprios colegas.

Medo das Multas

Então a Mentoria em Adequação à LGPD é uma agenda completa. A fase comercial, sendo a primeira etapa, é onde os profissionais geralmente encontram mais dificuldades. Em outras palavras, estamos tratando de uma lei que é muito forte e detalhada, especialmente no que diz respeito às multas. Embora exista um conteúdo extenso e pesado sobre penalidades, essa não é a realidade vivida pela maioria dos profissionais habilitados para adequação à LGPD. Talvez algumas empresas tenham sido multadas, mas isso está longe de ser uma preocupação constante para a maioria.

Conteúdo destinado aos Pares – Profissionais em Adequação LGPD

Falar para os pares em adequação à LGPD é uma prática recorrente. Afinal, a lei é o que mais estudamos e, consequentemente, sobre o que mais falamos. Uma consequência natural é que o setor mais conectado com a lei seja o dos advogados. Esses profissionais, acostumados com disputas jurídicas e confrontos entre advogados e juízes, exercitam e professam essa abordagem de forma natural.

Mentoria em Adequação LGPD

Mentoria em Adequação LGPD

A mentoria em adequação à LGPD, promovida pelo Grupo de Estudo – Comunidade LGPD, visa criar um valor especial para a fase comercial deste processo. Sem negociar e influenciar o mercado, não conseguiremos atrair clientes para a transformação cultural conectada aos valores de privacidade, segurança da informação e adequação à LGPD.

A quem se destina a Mentoria em Adequação LGPD?

Advogados que buscam clientes para adequação à LGPD têm encontrado dificuldade em atrair esses potenciais clientes aos seus escritórios. Naturalmente, os clientes costumam procurar os escritórios por conta própria. A prospecção de clientes é uma agenda nova, um protocolo que pode estar relacionado com a advocacia preventiva.

Profissionais de TI que operam com segurança da informação geralmente estão focados em demandas de infraestrutura de rede, trabalhando nos bastidores para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Raramente interagem com os usuários e, menos ainda, com potenciais clientes. Aproximar-se dos usuários e até dos gestores é um exercício novo para esses técnicos.

Gestores de recursos humanos, que normalmente se dedicam à prospecção de candidatos para vagas e oportunidades, também são destinatários dessa mentoria. Embora compreendam o valor cultural da privacidade, sigilo e segurança da informação, muitas vezes não abordam essas questões em seus conteúdos.

Profissionais em processo de aprender sobre a FASE COMERCIAL em Adequação LGPD na Mentoria da Comunidade LGPD - INDICCA ponto COM

Dinâmica da Mentoria em Adequação LGPD

O protocolo da mentoria está relacionado com a Comunidade LGPD. Portanto, precisa estar conectado ao ecossistema da Comunidade LGPD. Esse princípio significa que faz parte e interage com a Comunidade LGPD através de algum dos grupos. Os grupos incluem um grupo no LinkedIn – aberto, controlado e monitorado por gestores; e um grupo fechado e pago da Comunidade LGPD, também controlado e monitorado.

A justificativa para iniciarmos a fase comercial é que precisamos exercitar a conexão digital e, assim, a aproximação através da interação com as pessoas e seus conteúdos. Essa qualificação é um exercício que o LinkedIn também promove através de um dashboard – Social Selling Index | Sales Navigator (linkedin.com) -Seu Potencial de Influência. Se tiver dúvidas, acesse o conteúdo de um artigo sobre influência (Conteúdo sobre sua Influência como exercício no LinkedIn).

Dessa forma, a fase comercial é uma condição para se tornar atrativo ao potencial cliente. A atração tem um propósito: fazer com que o potencial cliente se interesse por conceitos de segurança da informação, como privacidade, sigilo, monitoramento e controle de acesso às informações, além de resolver problemas como falhas nos processos internos da empresa. Falar sobre lei, multa e justiça provavelmente não irá atraí-lo; esses temas podem ser mais interessantes para outros profissionais que utilizam a lei como base de seu trabalho.

O que precisa fazer?

Avaliar seu propósito com relação a LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. Se tem um suporte COMERCIAL, uma equipe que negocia o seu trabalho. Aprenda como poderia orienta-los melhor. Se não tem, se prepare para ser o seu COMERCIAL.

Entenda os valores da COMUNIDADE LGPD

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Então o Objetivo de Aprender – Acesse este conteúdo e avalie sobre a LGPD

Pedro Henriques, aqui no Blog.

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