Gestão de Contratos e Adequação LGPD um registro que pode TRANSFORMAR a cultura de insegurança de uma empresa. Neste contexto vale imaginar um litígio considerando apenas o bom senso das partes.
Quando precisamos de contratos? Por que precisamos de contratos? Por que não temos contratos firmados entre as partes em nosso negócio?
Então ainda não tem contrato de colaboradores!? Ainda assim tem CIPA +A e sabe que a Prevenção de Assédio se tornou uma questão importante na operação da empresa. Por outro lado também tem compartilhamento dos dados dos COLABORADORES com a Contabilidade, Medicina do Trabalho, Gestão Ambiental e até Laboratórios de Exames.
Sem contrato as regras, o propósito, as obrigações, os limites, as responsabilidades estão todas sem definição! Neste sentido, justifica, avaliar e posicionar, havendo partes interessadas, haverá necessidade de formalizar contratos. Se não não estude e faça. Se precisar de ajuda conte com a Equipe INDICCA.COM.
Importância da Gestão de Contratos na Segurança da Informação
Com tudo isso é IMPORTANTE produzir contrato entre todas as partes que se relacionam com a empresa. Neste sentido, devemos considerar todos os colaboradores, prestadores de serviço e parceiros ou terceiros que interagem com a empresa.
Gestão de Contratos visa estabelecer regras para cada propósito. Ainda identificar as responsabilidades, que podem ser diretas ou compartilhadas. Por consequência também estabelecer obrigações de adequação as Boas Práticas e Leis que se alteram de acordo com as condições e regras do estado.
Adequação à LGPD através da Gestão de Contratos
Conformidade Legal: Aborde como a gestão de contratos pode ajudar as empresas a se manterem em conformidade com a LGPD, garantindo que todas as partes cumpram as obrigações legais relacionadas à proteção de dados pessoais.
Termos de Consentimento: Explique a importância de incluir termos claros de consentimento e políticas de privacidade nos contratos para assegurar que os dados pessoais sejam tratados de acordo com a legislação.
Pode acontecer que nem tudo seja tão claro e bem definido. Desta forma a condição e regras de convivência podem demandar treinamentos para alinhar as condições de Boas Práticas.
O estudo bem aplicado pode também mitigar burocracia e custos de gestão desta burocracia. Em outras palavras, o consentimento pode estar natural na operação em função de obrigações ou do propósito do trabalho. Exemplo disso é a Tutela da Saúde que reduz a demanda de consentimento.
Gestão de Crise
O que significa Gestão de Crise? Então, uma falha, importante ou não, precisa estar na previsão do Planejamento Estratégico. Por consequência haverá indicações e procedimentos a fazer, sem improviso e pior, sem decisões no calor do problema.
Um exemplo interessante é o INCÊNDIO, com o AVCB, a Brigada de Combate está preparada e bem treinada para combater o incêndio.
Os negócios, mesmo similares, tem processos específicos de acordo com o DNA do DONO ou do Gestor. Não tem como padronizar as regras e planejamento. Pode-se com toda certeza, apontar direções. Daí será necessário debater, documentar, treinar e esperar acontecer para avaliar a taxa de sucesso.
Neste momento vale pensar na CIPA +A que já tem um protocolo de mitigação preventiva para acidentes. Criando assim uma energia de fazer para mitigar qualquer tipo de incidente, inclusive incidentes com a INFORMAÇÃO.
Considere a condição de Perda dos Contratos, então o quanto pode ser importante RESTAURAR os CONTRATOS!
Boas Práticas na Gestão de Contratos
Revisão e Atualização Regular: Enfatize a importância de revisar e atualizar regularmente os contratos para garantir que eles estejam sempre em conformidade com as leis e práticas de segurança mais recentes.
Treinamento e Conscientização: Sugira a implementação de programas de treinamento e conscientização para todas as partes envolvidas, garantindo que todos compreendam suas responsabilidades contratuais e as melhores práticas de segurança.
Boas práticas significa pensar e planejar, criando cultura positiva de resolver e mitigar os problemas.
Então se está buscando melhorar e tornar o seu negócio mais robusto. Neste sentido mitigar possíveis problemas. Ainda mais, criar condições para evitar prejuízos fruto de decisões ruins, tomadas no calor do problema. Sendo assim faça o quanto antes o planejamento e inicie pela Gestão de Contratos.
Copia de Contingência – Backup – Restore é uma Boa Prática
A contingência de backup e restore, termos técnicos que promovem uma cópia de segurança, facilita a continuidade dos processos caso ocorra falha elétrica, eletrônica e/ou digital no ambiente de TI. A atividade de cópia (backup) é uma rotina que precisa ser feita com avaliação do tempo entre os disparos. Nesse sentido, a ideia é garantir que, diante de um problema, se perca o mínimo de dados. Além disso, o teste de restore, ou teste de restauração, significa garantir que os dados estão realmente sendo copiados. Em outras palavras, no caso de necessidade, estão à disposição. Portanto, precisa ser feito com regularidade e comprovado pelo usuário a condição dos dados.
Este tema é um conteúdo rico no Blog da INDICCA.COM – Teste de Restore e por que fazer Backup.
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