Você sabia que fazer backup na nuvem é uma questão de segurança em qualquer ambiente empresarial? É raro encontrarmos negócios que ainda trabalham com o arquivamento físico de documentos. Hoje em dia a maioria absoluta dos empreendedores e até mesmo os órgãos governamentais já se renderam à praticidade tecnológica. A verdade é que guardar documentos e arquivos em geral de forma eletrônica poupa espaço físico e é uma forma de sustentabilidade, já que diminui drasticamente o uso de papel.
Apesar de toda a praticidade existem coisas que devem ser levadas em conta na manutenção desses dados arquivados eletronicamente. A necessidade de fazer backup é uma delas. Imagine que seus documentos estão salvos apenas na memória de um computador e essa máquina é invadida por hackers. Um ataque ransomware é capaz de fazer com que você perca tudo, absolutamente tudo, o que está salvo em no seu dispositivo.
Importância de fazer Backup
Pouco importa se os documentos que estavam ali eram seus ou dos seus clientes, a dor de cabeça e o prejuízo são irreparáveis. Por isso a importância de fazer backup de maneira periódica e segura. “Ah, mas a minha empresa é pequena, não é visada por cibercriminosos.”, ou, “Eu já faço backup dos meus arquivos. Todo mês copio todos para um hd externo.”. Pode ser que você esteja no caminho certo, mas preciso te informar que ainda não está totalmente seguro.
Em ambos os casos você ainda pode sofrer com a perda de todos os seus dados. Mesmo que sua máquina não sofra com ciberataques ela pode ter uma pane natural ou queimar durante algum pico de energia, por exemplo. Isso sem contar com as falhas humanas que podem apagar arquivos permanentemente. E os hd’s externos? Podem sofrer danos por má conservação, podem queimar e também podem ser infectados quando conectados a máquinas já invadidas.
“E agora? Como deixo meus arquivos em segurança se todos os métodos estão ultrapassados?”, você deve estar se perguntando. Nem todos! Você pode fazer o backup na nuvem. Você já deve ter ouvido falar por aí na nuvem de armazenamento e talvez você até já trabalhe com o armazenamento de arquivos na nuvem. Muita gente acabou abraçando de vez esse recurso já que por meio dele é possível acessar um mesmo arquivo de qualquer lugar do mundo.
Armazenar documentos na nuvem é diferente de fazer backup
Inegavelmente, armazenar dados na nuvem, por si só, já oferece uma série de vantagens aos usuários. Um dos benefícios é poder editar os arquivos salvos a qualquer hora, independente do lugar onde a pessoa esteja. Aliás, basta conectar um dispositivo à internet e realizar um login. Outro benefício é o compartilhamento com opções de apenas visualização, permissão de comentários e/ou permissão de edição.
Sobretudo a computação em nuvem tem diversos benefícios e um deles é a possibilidade de se fazer backup de maneira segura e eficaz. O backup é uma forma que você tem de manter seus documentos e qualquer outro tipo de arquivo importante em segurança. Ao fazer backup na nuvem você está se resguardando contra ataques cibernéticos e outros tipos de ameaças como eventuais danos aos equipamentos.
A saber, é importante frisar que armazenamento na nuvem é diferente de backup. Fazer backup consiste em fazer cópias. Se você apenas move seu documento para a nuvem mas não realiza uma cópia do mesmo, você não está fazendo backup e ainda está passivo de danos ao documento original. Por isso, mesmo que você já trabalhe armazenando arquivos na nuvem, é importante que você ative um sistema de backup.
Aprenda agora mesmo a fazer backup na nuvem
Todavia, se você já possui uma conta na nuvem para armazenar, criar e editar seus documentos, você pode entrar em contato com o servidor e solicitar o serviço de backup. Dessa forma você vai escolher entre as opções que serão ofertadas e realizará as configurações necessárias para começar a fazer backup. O primeiro passo é a escolha da quantidade de espaço que será necessária para realizar suas cópias.
Outrossim essa é uma das vantagens de se fazer backup na nuvem. Quem realiza cópias em equipamentos físicos está sempre comprando novos dispositivos devido ao esgotamento da memória. Além disso é preciso que se tenha um local seguro para manter esses equipamentos guardados. Ao fazer “backup convencional” você gasta três vezes sem perceber: equipamento, local para armazenamento e segurança. Fazendo backup na nuvem você apenas solicita um upgrade de memória quando julgar necessário. Decerto, sem precisar arrumar um lugar pra guardar essa memória extra e sem gastar rios de dinheiro em equipamento. A segurança você já garante desde o início.
Periodicidade do Backup
Conquanto o passo mais importante é pensar na periodicidade em que o sistema irá fazer o backup para você. Exatamente. Utilizando os recursos da nuvem é possível automatizar o processo de backup. Você seleciona o intervalo de tempo de acordo com o volume de dados que você lida. Quanto mais documentos entram diariamente maior deve ser a periodicidade dos backups para que nada saia do controle. Se o volume for realmente grande o ideal é fazer cópias todos os dias.
Se você lida com um volume pequeno de arquivos pode dar um tempo maior de intervalo, a cada três dias, por exemplo. Entretanto quem ainda não se rendeu às facilidades da nuvem de armazenamento precisa procurar uma empresa que ofereça o serviço e escolher o plano que mais se adeque à sua realidade. Feito isso é só configurar as preferências e usufruir dos benefícios de armazenamento e backup na nuvem.
Porque fazer backup na nuvem é tão seguro?
Quem opta por fazer backup na nuvem entrega seus documentos ao cuidado de empresas altamente especializadas em tecnologia e segurança da informação. Essas empresas, no geral, dispõem de mais de um servidor alocados em lugares diferentes. Dessa forma os dados são salvos mais de uma vez e de forma separada, o que aumenta a disponibilidade e a segurança. Caso um servidor seja danificado o outro estará disponível.
Outras vantagens ao fazer backup na nuvem
Além de economizar com compra de equipamentos e demanda por espaço, você ganha em segurança, mobilidade e ainda obtém uma série de outros benefícios. Ao optar por fazer o backup na nuvem você centraliza todos os arquivos em um único lugar ao invés de em vários dispositivos. Assim fica muito mais fácil encontrar um arquivo antigo: basta digitar no campo de buscas o nome que foi salvo.
É claro que um pouco de organização ajuda: padronizar os nomes, criar pastas anuais e subpastas mensais, pastas por tipo de serviço, entre outros métodos. Além da navegabilidade as empresas que prestam serviços em nuvem oferecem suporte para momentos de dúvidas e panes. Consulte a disponibilidade da sua prestadora de serviços.