Você sabe por que é importante adotar uma boa estratégia de marketing para sua empresa? Em primeiro lugar, para ter sucesso você precisa se destacar entre seus concorrentes. Certamente campanhas de marketing, realizadas de forma estratégica, vão te ajudar a conseguir esse destaque.
Antes de mais nada, outro ponto fundamental é conquistar os clientes de forma permanente. Marcas de sucesso possuem clientes fiéis, que estão sempre consumindo os produtos/serviços da empresa e divulgando para pessoas com necessidades e desejos em comum.
Empresas que possuem uma base de clientes fiéis, consegue crescer também por meio das indicações “boca a boca”. Assim sendo, nos dias atuais, com a utilização em massa das mídias sociais, as pessoas estão sempre falando sobre tudo o que agrada e desagrada.
Se um produto e/ou atendimento é bom, todos vão falar. Se for ruim eles vão falar mais ainda. Por isso é importante estar atento não só à divulgação da marca, mas à forma como ela é divulgada. É preciso ouvir o público consumidor e atender seus anseios.
Marketing de conteúdo: valorize seu consumidor
Já não é novidade que o marketing deixou de ser uma ferramenta de vendas focada em descrever produtos e/ou serviços e implorar pela compra do consumidor. Hoje em dia, além de se preocupar em vender, é preciso se preocupar com as necessidades sociais e desejos pessoais dos consumidores.
A internet mudou as relações pessoais e o consumo de forma geral. Antigamente o ser humano era passivo e consumia apenas o que chagava até ele por meio de propagandas de televisão, rádios, jornais e revistas. Hoje em dia nós mesmos vamos atrás de qualquer coisa com dois ou três cliques na tela do celular.
As opções de produtos e marcas são infinitas e os critérios para escolha variam muito de pessoa para pessoa. Ademais, a Estratégia de marketing que se destaca hoje em dia é o daquela marca que consegue identificar as dores dos consumidores e oferece soluções eficazes de forma atrativa.
Para ter sucesso, além de ser visto, você precisa se destacar a ponto de ser lembrado positivamente. Valorize seu consumidor para que ele consuma seu produto, se torne fiel e comece a propagar sua marca.
Marketing de conteúdo: ofereça soluções para o consumidor
Vamos entender o marketing de conteúdo com um exemplo que envolve a dinâmica consumo/tecnologia.
Pense nas dezenas de marcas de shampoo que você encontra em uma simples farmácia a poucos quarteirões da sua casa, por exemplo. Cada uma dessas marcas possui diferentes de linhas de shampoo para diferentes tipos de cabelo e necessidades.
Como você faz para se decidir? Ler todos os rótulos levaria um dia inteiro. Com a internet na palma da mão você faz uma pesquisa utilizando duas ou três palavras chave e descobre qual, ou quais, marcas são mais bem faladas entre milhares de consumidores online.
Suas opções já estão reduzidas e você agora entra nas redes sociais, ou sites, das marcas que mais chamaram atenção. Uma delas te conquista pela qualidade dos conteúdos publicados e principalmente por demonstrar um cuidado com o consumidor.
Assim como todas as características dos produtos, essa marca também dá dicas de como cuidar dos cabelos no dia a dia, a melhor forma de lavar e secar sem danificar, como cuidar da saúde dos fios de dentro para fora, penteados, cortes, tendências de acessórios e muitos outros assuntos.
Essa marca de shampoo se destacou e conseguiu vender um produto por se mostrar atenta às necessidades que o consumidor pode vir a ter. O marketing de conteúdo é isso.
Posicione sua marca e crie uma estratégia de marketing
Antes de tudo, ao iniciar uma campanha de marketing, seja ela qual for, é importante que você defina uma identidade para sua marca. Conhecida como posicionamento de marca, sua identidade é a forma como você se mostra para o cliente.
Com efeito a forma como você quer ser lembrado, o propósito pelo qual sua marca está no mercado, seu diferencial, qualidades próprias, benefícios oferecidos e muitas outras características que te destaquem dos demais.
Ao assumir uma identidade para sua marca, saiba que ela não será parte apenas das estratégias externas. Ela deve estar presente no dia a dia da equipe, afinal de contas o produto entregue ao cliente reflete o trabalho realizado pela equipe da empresa.
O posicionamento de marca é externalizado para o cliente por meio de elementos assim como: nome, identidade visual, slogan, estratégias de comunicação e marketing de forma geral, além do atendimento propriamente dito, presencial e/ou virtual.
Um posicionamento de marca bem definido promove campanhas de marketing bem estruturadas e atrai leads com chances de conversão mais altas. Saiba mais sobre posicionamento de marca. A partir do seu posicionamento, defina um público alvo e trace uma persona para começar a direcionar seu conteúdo.
Conteúdos podem ser veiculados por meio de mídias sociais, sites blogs e outros canais que atinjam seu público. Você não precisa se prender a uma única plataforma, mas tem que se preocupar muito em manter qualidade e constância.
Não confunda constância com postar todos os dias, dez vezes ao dia. Estude o mercado e conte com a ajuda de profissionais de estratégia de marketing para posicionar sua marca.