Mostra de Móveis de Ubá
Mostra de Móveis de Ubá e as oportunidades
29/01/2019
Como funciona um firewall
Saiba o que é e como funciona um firewall
12/02/2019

Cópia de segurança: a importância do backup para pequenos negócios

Cópia de segurança

Você já deve ter ouvido falar algumas vezes em backup não é mesmo? Se você lida com a internet, trabalha por meio dela e movimenta/armazena arquivos online, certamente essa palavrinha já apareceu pra você diversas vezes e em diferentes contextos. Mas você sabe pra que serve? Se não sabe, ou sabe mas não utiliza, você pode estar colocando seus negócios em risco.

O backup nada mais é do que a realização de uma cópia de segurança dos seus dados. Essa ação é importante para manter não só os arquivos, mas todo seu negócio e investimento em segurança. Então o backup pode ser realizado de algumas maneiras diferentes, é importante analisar bem as vantagens e desvantagens de cada uma e escolher a que se adeque melhor às necessidades do seu negócio.

Entenda mais sobre o backup

Antes de falarmos sobre o backup voltado às empresas de pequeno porte, vamos conhecer um pouco mais sobre a real importância da cópia de dados. Dessa forma, a primeira coisa que você precisa entender e aceitar é que: acidentes acontecem! Você não está livre de uma pane no seu computador, de uma queda de luz repentina, de um assalto ou de um ataque ransomware.

Documentos, relatórios, contratos, projetos, contatos de clientes… São incontáveis os dados importantes com os quais lidamos diariamente dentro de uma empresa. Cada um destes citados anteriormente possuem um grau de importância diferente dentro da rotina da empresa e por isso devem ser mantidos sempre em segurança. Portanto o backup é a melhor solução quando se trata de manter arquivos e qualquer tipo de dado em segurança.

Por mais que você cuide muito bem da manutenção do seu aparelho e por mais que você tome todas as medidas necessárias em relação à segurança com a rede elétrica, fatalidades podem acontecer e muitas vezes não há o que fazer. O mesmo vale para o investimento em segurança física e digital: porque pessoas mal intencionadas não poupam esforços para furar qualquer tipo de bloqueio. Enfim, o backup existe para te salvar nessas horas.

O backup é importante em qualquer tipo de negócio. Não importa se sua empresa está começando agora ou se ela já é uma multinacional renomada: a segurança é fundamental pois vai garantir a continuidade dos seus processos internos e evitar maiores prejuízos. E é importante lembrar que o backup, ou cópia de segurança de dados, não chega a ser uma grande novidade no universo dos computadores. É verdade que os métodos evoluíram bastante com o passar dos anos, mas ele sempre existiu.

Podemos realizar o backup de duas formas completamente distintas: backup físico e backup online. As diferenças? No backup físico os dados ficam armazenados em servidores locais, situados na mesma sede da empresa. Então para pequenos negócios a saída mais prática neste caso é utilizar dispositivos como cd’s, pendrives, hd’s externos e outros dispositivos semelhantes para realizar as cópias de segurança.

No backup físico as cópias são feitas de maneira totalmente manual. O backup na nuvem possui diferenças bastante significativas para o físico. Utilizando a tecnologia cloud computing, o backup é realizado remotamente e todos os seus arquivos são salvos em servidores externos. De fato essa característica reforça a praticidade do backup em nuvem, já que por meio dessa você consegue acessar rapidamente seus arquivos salvos.

Backup na nuvem

Pelas poucas características expostas acima podemos perceber que realizar backup por meio da nuvem acaba sendo mais vantajoso quando comparado aos meios físicos. E com as características que serão apresentadas a seguir será possível confirmar essa constatação. Então vamos começar falando de economia? Principalmente nos dias atuais é comum que as pessoas se preocupem bastante em poupar gastos.

O backup na nuvem leva vantagem sobre o físico no quesito compra e manutenção de equipamentos. Se você tem um servidor local por exemplo, você terá gastos com espaço físico exclusivo para abrigar o mesmo, climatização da sala e segurança da mesma. Alugar um servidor também não é barato. Então se você guarda suas cópias de segurança em equipamentos como pendrives e hd’s externos você certamente vai gastar, mesmo que espaçadamente, uma grande quantia com a compra desses equipamentos.

Além de comprar os equipamentos será necessário dispor de um local para armazená-los e mantê-los em segurança, por exemplo. Você estará suscetível também a fenômenos externos e alheios ao nosso controle total: quedas de energia, incêndios, enchentes (dependendo da localização)… Outro ponto importante a ser lembrado quando falamos de backup físico é que ele é realizado de maneira totalmente manual.

Para realizar o backup manual é necessário interromper o trabalho que está em andamento e muitas vezes o processo pode demorar um certo tempo, o que acaba afetando a produtividade da equipe. O processo de backup na nuvem é absolutamente mais ágil e eficaz. Utilizando apenas um login e uma senha de acesso é possível acessar todo e qualquer documento salvo imediatamente e sem transtornos.

Para começar a utilizar o backup na nuvem você deve pesquisar empresas que prestam esse serviço. Muitas delas oferecem algumas modalidades, um pouco mais limitadas, mas sem nenhum custo.

É possível também adquirir planos personalizados de acordo com as necessidades específicas da empresa. A partir da escolha do melhor plano você vai criar o login e a senha de acesso para realizar as demais configurações. Você pode definir uma periodicidade de backup automático, por exemplo.

Você segue os passos indicados pela empresa de backup contratada e consegue realizar os backups dos seus arquivos salvos de maneira totalmente automática e sem interrupções na produção. Bacana né? Cloud Computing é um facilitador de vidas. Pois você ainda pode acessar seus arquivos a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso você fica resguardado de roubos e danos externos. Neste outro artigo contamos direitinho porque o backup na nuvem é tão seguro.

E porque o backup na nuvem é tão bom para empresas de pequeno porte?

Se você está começando agora é importante que seus investimentos sejam bem feitos. Então o backup na nuvem é uma opção completa, eficaz, prática e econômica. Você pode começar pelo plano gratuito por exemplo e investir à medida que seu negócio for expandindo e suas necessidades aumentando. Então já reconhecemos mais uma característica do backup na nuvem: a flexibilidade. Desse modo você consegue adaptá-lo completamente às suas necessidades. Aliás ele literalmente cresce com você.

O backup na nuvem facilita a mobilidade por meio do acesso remoto. É provável que os negócios em fase inicial não possuam sede fixa. Dessa maneira, para atender em diferentes lugares você terá a comodidade de acessar seus documentos com apenas um login. Portanto, nada de carregar diversos dispositivos, agora basta apenas o acesso à internet.

Viu como o backup é importante e quando realizado por meio da nuvem pode ser um facilitador no seu dia a dia? Procure agora mesmo implementá-lo na sua empresa e usufrua de todos os seus benefícios e segurança.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você