Descubra_a_melhor_forma_de_realizar_o_backup_de_dados_Indicca

Descubra a melhor forma de realizar o backup de dados

Atualizado em 19/05/2020
Por Pedro Henriques

Descubra a melhor forma de realizar o backup de dados

Atualizado em 19/05/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Primeiramente, você já ouviu falar em backup? Quem tem o costume de lidar com tecnologias e computação com certeza já cruzou com essa palavra em algum momento da vida. Certamente o backup de dados pode ser traduzido para o português como “cópia de segurança” e sua execução consiste exatamente nisso. Backup é o ato de manter cópias de arquivos, guardadas e em segurança, a fim de garantir sua disponibilidade caso os originais sejam afetados de alguma forma.

Decerto empresários e qualquer pessoa que lide com arquivos e documentos importantes, sejam eles de valor financeiro ou pessoal, devem se preocupar em realizar backups constantes. Manter apenas os arquivos originais guardados em máquinas não é uma boa ideia. A máquina pode ser danificada por diversos motivos como falhas humanas, ataques ransomwares, causas naturais como queda de energia e outros.

Perda de dados

Imagine a dor de cabeça que terá um advogado, por exemplo, ao perder documentos relativos a processos e causas dos seus clientes. Os danos podem ser irreparáveis e custar sua reputação permanente diante do mercado. Todavia o mesmo pode acontecer com pequenos empreendedores e empresas de todos os portes e segmentos. Contratos, formulários, pesquisas, prontuários médicos, notas fiscais, cadastros e afins. Realizar backup de dados e documentos é uma questão de responsabilidade.

Cabe a você zelar pelo seu negócio e se preocupar com seus clientes. Conheça o backup na nuvem e escolha o melhor para sua empresa, permaneça sempre um passo à frente dos imprevistos. Saiba também que o backup é diferente do armazenamento e não caia em roubadas. Antes de tudo, realizar o backup é manter seus arquivos copiados, atualizados e armazenados em locais seguros. Caso algum imprevisto aconteça aos originais você terá a que recorrer.

Entenda que backup é diferente de armazenamento

Você que leu o texto até aqui deve estar pensando nos seus HD’s externos contendo arquivos importantes e documentos necessários para a sobrevivência do seu negócio. “Eles não estão no meu computador, logo estão seguros” pode estar passando na sua mente. Existe também a possibilidade de que seus arquivos estejam todos no computador e que você esteja cogitando comprar um HD para mudar o armazenamento.

Nós estamos aqui para te alertar e dizer que: mover arquivos para dispositivos externos de armazenamento não significa necessariamente que você está mantendo-os em segurança. Essa atitude é boa apenas para aliviar a capacidade de armazenamento da sua máquina e fazê-la trabalhar de forma mais leve e constante. Transferir arquivos não é o mesmo que realizar cópias.

Transferência de documentos

Quando você transfere documentos e arquivos do computador para dispositivos móveis, você ainda corre o risco de perdê-los. Isso porque pendrives e HD’s externos podem ser danificados da mesma forma que um computador pessoal. Além de queimar, eles podem ser contaminados com vírus quando são conectados aos computadores. Você ainda corre o risco de danificá-los com quedas ou derramando produtos químicos e bebidas nestes.

Alguns desses dispositivos ainda apresentam mal funcionamento, ou param por completo, quando ficam muito tempo guardados e sem uso. Quem usa dispositivos de armazenamento externos como forma de arquivo corre esse risco. Além dos riscos já citados existe também a possibilidade de você perder ou esquecer os dispositivos quando precisa utilizar os mesmos fora do seu local de trabalho habitual.

Um dispositivo perdido pode cair em mãos erradas e uma pessoa mal intencionada é capaz de comprometer completamente o andamento dos seus negócios. Além do fato de que você pode ficar sem os seus arquivos para sempre.

HD´s externos

HD’s externos precisam de manutenção periódica, para garantir que estão funcionando, além de um espaço físico para armazenamento. Seja um gaveteiro ou uma sala específica, o fato é que você terá gastos com dispositivos, manutenção e espaço físico. Além de tudo não estará resguardado contra perdas e os prejuízos decorrentes.

O backup é uma cópia de segurança, ou seja, além de manter seus arquivos originais, você deve realizar cópias de todos os documentos e mantê-las atualizadas e armazenadas em lugares seguros para acessá-las caso as originais sejam comprometidas. O backup na nuvem é a melhor opção para esses casos.

Backup na nuvem é a solução ideal para sua empresa

O backup na nuvem é realizado de forma totalmente online e tem uma funcionalidade parecida com o armazenamento na nuvem.No backup na nuvem seus arquivos estarão copiados em grandes servidores que ficam sob os cuidados de empresas especializadas em tecnologia e segurança da informação. Para utilizar o backup na nuvem você precisa primeiro escolher uma empresa que preste esse tipo de serviço, avaliar os planos disponíveis, escolher aquele que seja compatível com as suas necessidades e realizar as configurações necessárias.

Existem muitos planos gratuitos de backup na nuvem, mas o único problema, nesse caso, pode ser a pouca capacidade de armazenamento. Entretanto uma das grandes vantagens da nuvem é a maleabilidade. Você pode rever suas preferências a qualquer momento, realizar upgrades e até mesmo reverter algumas configurações. Existem planos para todos os bolsos e capacidades de memória para todas as necessidades.

Backup na nuvem

Além da vantagem da grande capacidade de armazenamento, o backup na nuvem também é uma modalidade bastante segura e menos suscetível a ataques hackers, por exemplo. Isso porque os servidores contratados possuem esquemas fortes de segurança por meio de criptografias, autenticação por dois fatores e outros tipos de tecnologia. Eles também realizam mais de uma cópia dos seus arquivos visando a disponibilidade dos mesmos caso ocorra algum tipo de imprevisto.

Quando você realiza o backup na nuvem você passa a ter acesso remoto aos seus arquivos. Isso porque a nuvem pode ser acessada a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Você precisa apenas realizar o login com seu usuário e senha. Essa disponibilidade rápida e fácil também é útil quando você tem problemas com a máquina em que está acostumado a trabalhar. Se ela precisar ficar em manutenção por exemplo, você terá acesso aos seus arquivos em qualquer dispositivo a partir do seu servidor de backup.

Essa funcionalidade também é excelente para facilitar trabalhos em home office

Não deixe de configurar seu backup automático

Aderindo de vez ao backup na nuvem você consegue eliminar dores de cabeça como: perda de dados por conta de máquina danificada; perda de dados por ataque ransomware; perda de dados por falha humana; gastos com equipamentos; capacidade limitada de armazenamento e dificuldade de trabalhar em trânsito.

Você sabia que ao optar pelo backup na nuvem você pode nunca mais ter que se preocupar com o próprio backup? Isso mesmo! A maioria das empresas que prestam o serviço de backup na nuvem, oferecem a possibilidade de automatização do serviço. Estas mesmas empresas disponibilizam monitoramento com notificação ON LINE.

Backup automático

Como funciona o backup automático? Você precisa estudar e descobrir qual a periodicidade de backup é a ideal para o seu tipo de negócio. Qual a frequência com que você cria ou armazena documentos novos no seu computador? Uma vez por semana? Duas vezes ao mês? Todos os dias? Essa resposta é crucial para definir a periodicidade de backup. O ideal é que todo novo documento adicionado seja copiado imediatamente.

Descoberta a frequência de entrada de novos arquivos você vai configurar o sistema para que os backups sejam feitos de maneira automática e com a frequência ideal para você. Prático né?! O backup na nuvem é isso: a eliminação de boa parte das suas dores de cabeça com os negócios.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Descubra a melhor forma de realizar o backup de dados.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This