Criação do seu site, descubra por onde começar. 
Descubra por onde começar a criação do seu site
24/07/2018
https:// Você sabe como funciona?
https:// Você sabe como funciona?
07/08/2018

Bacula, Conheça gerenciador de backup

Bacula, Conheça gerenciador de backup

Bacula, Conheça gerenciador de backup . Você já ouviu falar no Bacula? O Bacula é uma ferramenta, um conjunto de programas de computador livre (de código aberto). Ok, mas para que serve essa ferramenta? O Bacula permite o gerenciamento de backup, restauração e verificação de dados por meio de uma rede de computadores.

Bacula, Conheça gerenciador de backup

Sua enorme flexibilidade, o categoriza como um framework de backup. O melhor de tudo é que ele pode ser aplicado nas mais diversas armações corporativas. O Bacula é um sistema de backup relativamente fácil de ser usado e bastante eficiente.

 

Importância do Backup

 

Já falamos sobre o backup aqui no blog algumas vezes. Sabemos que o armazenamento de dados em dispositivos remotos e também na nuvem, é de extrema importância para empresas de pequeno, médio ou grande porte. Realizar o backup de todos os documentos importantes de sua empresa, evita dores de cabeça em caso de danos ao pc e/ou ataques ransomwares.

 

O Bacula pode ser uma mão na roda para o seu backup. Ao passo que oferece funcionalidades avançadas de gerenciamento. Ao mesmo tempo também funcionalidade de armazenamento. Sobre tudo essas funcionalidades facilitam a tarefa de encontrar e recuperar um arquivo. Arquivos que estejam perdidos. Ou ainda que tenham sido corrompidos. Dessa maneira o Bacula é possível realizar o backup remotamente no Linux; Solaris; FreeBSD; NetBSD; Windows; Mac OS X; OpenBSD; HP-UX; Tru64; AIX e IRIX.

Bacula, Conheça gerenciador de backup

Backup Bacula

 

Agora vamos conhecer um pouco melhor as principais características do gerenciador de backup, Bacula.

 

  • Esse sistema de backup possui um formato “não proprietário”, ou seja, é aberto a gravação e pode ser identificado pelo Dump do Unix e pelo Tar. Dessa forma você poderá dar adeus de vez ao aprisionamento à tecnologia.
  • O Bacula suporta a compressão de backup no estilo de algoritmos livres: LZO e GZIP.
  • Ele armazena seus registros dentro de bancos de dados padrão SQL: SQLite; MySQ;
  • O Bacula em sua versão community conta com a possibilidade de customização. Além disso, em qualquer uma de suas versões, o sistema de gerenciamento de backup possui GPL sem nenhum tipo de custo com licenças.
  • Outra característica do Bacula que também chama muita atenção, é o fato de ser uma gerência centralizada por meio de uma interface gráfica e liberada para multiusuários.
  • O backup Bacula possui diversos canais de suporte pela comunidade (mailing lists, forums, IRC channel, etc. Além de uma farta documentação disponível na internet.

 

São muitas as características que tornam o Bacula um sistema de backup preferido por muitas empresas. Ele pode ainda substituir as ferramentas proprietárias mais comuns como o ArcServe da Computer Associates e o TCM, da IBM.

 

Os módulos do backup Bacula

Director Daemon

Director Daemon é o serviço responsável pela administração de todos os processos de backup, restaure, verificação e arquivamento. O administrador do sistema usa o Director Daemon para agendar o backup e também para recuperar arquivos quando necessário.

Console Manager

O Console Manager é um programa que auxilia o administrador, ou usuário, na comunicação com  o Director Daemon. O Console pode ser executado em qualquer computador da rede onde o Bacula backup foi instalado, e em sistemas operacionais diferentes. São três, as versões do Console Manager: texto puro (TTy), interface gráfica que utiliza bibliotecas do Gnome e a terceira que utiliza bibliotecas WxWidgets (tanto em Unix quanto em Windows).

File Daemon

O software instalado na máquina que recebe o backup é o File Daemon. Este serviço, ou programa cliente, é o responsável pelo envio dos arquivos solicitados pelo Director Daemon, por meio da rede. Asssim sendo é ele também quem administra a gravação dos arquivos de restauração. Desta forma arquivos que serão comandados pelo Director Daemon. As versões do File Daemon são compatíveis com diferentes sistemas operacionais como Linux, BSD, Unix, Windows (9x, NT, 2000, XP, 2003) e Macintosh (OSX).

Storage Damon

O Storage Damon é um serviço que consiste em administrar a gravação. Também em administrar a restauração dos dados e atributos do backup, fisicamente, em mídias apropriadas.  E por fim o Catalog, que funciona como um serviço de catálogo. Esse programa é responsável por manter uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup, gerando uma base de dados dos volumes gerenciados pelo Director Damon.

Catalog

O Catalog torna mais ágil a busca de um arquivo para o backup. De fato também na hora em que o administrador do sistema precisa realizar uma restauração. Como resultado o catálogo mantém uma base de indexação dos arquivos gravados. Assim sendo a busca por um arquivo específico, no meio de vários, é consideravelmente mais ágil.

Na imagem acima é possível observar o diagrama dos módulos e as portas usadas por eles.

 

Backup automático pode salvar seu negócio

 

O backup é serviço que garante. Portanto quem garante que seus documentos estarão em segurança. Principalmente caso haja algum imprevisto com sua empresa e equipamentos. Com intuito de garantir tal segurança, é importante que o backup seja realizado com certa frequência. Com a finalidade de que nenhum documento novo e nenhuma atualização fiquem de fora do seu esquema de segurança.

 

Com efeito se por um acaso seu funcionário se esquecer de realizar essa tarefa? Com toda certeza imagina a dor de cabeça ao procurar por um arquivo.  Como resultado em descobrir que ele não foi salvo corretamente. Assim sendo com toda a certeza ninguém está livre destes transtornos. De fato o backup é uma tarefa tão simples que pode acabar sendo menosprezada no dia a dia.

É aí que o Bacula salva sua vida

Assim sendo é aí que o Bacula salva sua vida. De fato é nele que backup é realizado de maneira automática. Além disso você não vai precisar deixar um funcionário responsável pela tarefa. De tal forma que a automação vai evitar o esquecimento. Assim sendo vai garantir que nenhuma pasta ou arquivo ficará de fora do backup. Bem como vai detectar erros. Com toda certeza vai notificar a você, toda e qualquer falha que ocorra durante o processo. Se tudo for programado da maneira correta, o procedimento de backup não vai precisar de intervenção.

 

A principio você precisará apenas de um monitoramento básico. Em conclusão este monitoramento deverá ser periódico. Em outras palavras estará pronto para certificar que seu backup Bacula está funcionando. Assim sendo conforme o desejado. Com o propósito de segurança, crie uma rotina fixa e implemente-a na cultura da empresa. Dessa forma programe os backups.  Sobretudo verifique se eles estão acontecendo. Da mesma forma atente-se para as notificações de falha. Com efeito faça as correções necessárias.

 

Backup é necessidade

 

Sabemos que a afirmação acima é verdadeira. Manter um bom negócio, forte e produtivo, demanda cuidados. O backup é um deles. Entre em contato com uma empresa especializada em tecnologia da informação e conheça o Bacula.

Leia também

Backup Bacula – Cópia de Segurança para estações de trabalho

Backup em nuvem. A internet pode barrar à adesão

#Parceria – Conteúdo – Agencia Salmão

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você