O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa

O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa

Atualizado em 20/12/2017
Por Pedro Henriques

O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa

Atualizado em 20/12/2017
Por Pedro Henriques

Se já ouviu falar mas não sabe ainda exatamente o que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa, já vou logo dizendo: você pode estar perdendo uma ótima maneira de conquistar novos clientes e também de fidelizar os já conquistados.

ótima maneira de conquistar novos clientes

O marketing de conteúdo nada mais é que a criação e distribuição de conteúdo de qualidade.  Com valores relevantes e atrativos, que transmitam uma imagem positiva da marca. O engajamento gerado através desse conteúdo, tem como consequência um aumento nas vendas da marca em questão.

E através de onde o conteúdo será distribuído?

Hoje em dia, o meio indiscutivelmente mais utilizado para se obter informações sobre todo e qualquer produto, é a internet. Então é através dela que se trabalha o marketing de conteúdo.

Ao fornecer conteúdo gratuito e de qualidade através da rede, você acaba oferecendo um atendimento personalizado.  Transmitindo segurança para que o cliente contrate seu serviço ou compre seu produto. É algo parecido com o que acontece quando conhecemos uma pessoa que tem um bom papo e gostos parecidos com os nossos, ela nos conquista pelo que tem a oferecer. Seu conteúdo!

oferecendo um atendimento personalizado.

Os estágios do Marketing de conteúdo

São três os estágios que compõe o que é o marketing de conteúdo. O primeiro deles é a consciência, primeiro contato do cliente com a marca. Se suas redes possuem conteúdo relevante, você é facilmente encontrado através de buscas.

O segundo estágio é a avaliação. Aqui o cliente decide se te dá credibilidade ou não. Aí está a importância em diversificar o conteúdo e se manter à frente da concorrência.

Último estágio do marketing digital: conversão. O usuário, após avaliar a marca, decide lhe dar uma chance realizando uma compra ou preenchendo um formulário para receber mais informações.

É essencial contar com profissionais para dar suporte durante o planejamento, execução e métricas no marketing de conteúdo. O investimento, além de auxiliar na execução, vai garantir que você, sozinho, não comprometa os resultados da estratégia.

Mas, porque vou criar conteúdo se posso apenas produzir anúncios?

Bom, vou listar algumas das vantagens do marketing de conteúdo para que você entenda que ele é um grande diferencial quando se trata de divulgação e consolidação de marcas diante do público. Veja só:

  1.      Proporciona interação com a marca

Através da produção de conteúdo, você permite que o público interaja com a sua marca, tire dúvidas e enviando sugestões. O potencial de engajamento que tem o marketing de conteúdo, permite ainda que publicidades espontâneas aconteçam através do compartilhamento por meio das redes sociais, por exemplo.

  1.      Reduz o custo na aquisição dos clientes

É este custo que representa o quanto a empresa gasta, em média, para conseguir adquirir um novo cliente. Sabendo o que é o marketing de conteúdo e dando a ele a devida atenção, o acesso de clientes às suas redes, tende a acontecer de forma orgânica e recorrente, sem maiores esforços.

  1.   Gera confiança e conquista propagadores da marca

Ao investir tempo na produção de conteúdo gratuito e gerando valor para clientes em potencial, a empresa que o fez, certamente será lembrada ao ser comparada ao concorrente que não teve a mesma sacada.

Ao falar diretamente com o público alvo e, mais importante, sobre ele, as chances de que sua marca seja propagada, aumentam.

  1.   Melhora a experiência com o pós venda

Através de SAC, central de ajuda ou até mesmo do já conhecido e-mail marketing, aqui focado no cliente, claro. Esse esforço com o marketing de conteúdo, pode garantir um maior retorno quanto à fidelidade.

Quanto melhor a experiência de contato após a compra, maior a chance de que o cliente fique e utilize os serviços ou produtos em oportunidades futuras.

Mídias sociais

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, viu algumas de suas vantagens, sabe também que ele é praticado através da internet – porém não exclusivamente. Está na hora de ficar por dentro das mídias onde ele é trabalhado.

Fala a verdade: você passa boa parte do seu dia rolando a timeline, seja do facebook, do instagram, twitter… Busca por diferentes assuntos em blogs, joga suas dúvidas no google… Seu cliente não é diferente de você. E é aí que você tem a chance de fazer com que ele te encontre e veja o que você tem a oferecer.

Então, as alternativas mais comuns para trabalhar o marketing de conteúdo são: blogs, vídeos, redes sociais e e-mail marketing.

Marketing de conteúdo “não é só um textinho bonito”

Os resultados do marketing de conteúdo não aparecem magicamente, apenas com um texto no blog ou um post no facebook. É preciso estudar e saber qual resultado pretende alcançar. Analisar a concorrência, entender sua persona (público alvo), pensar no que escrever e quando fazer.

  • No blog

Meio essencial para colocar em prática o que é o marketing de conteúdo. O blog costuma ser a forma mais comum de atração online. Com conteúdos bons e otimizados em SEO, a geração de tráfego para seu negócio, certamente será expandida.

Defina uma frequência de postagens e mantenha em dia para garantir que as visitas ao blog nunca sejam em vão.  Lembre-se de manter a qualidade dos posts. Elas importam mais que a quantidade.

Planeje as pautas e não faça conteúdo aleatório. Lembre-se do tema central do seu negócio e escreva sobre os assuntos que geram maior interesse na área.

  • Vídeos

É um formato que vem se popularizando ao longo do tempo. Você pode colocá-los como conteúdo do blog por exemplo. Curtos e complementando os textos, os vídeos podem ser um grande atrativo para o público.

Se optar por postá-los nas redes sociais, uma ideia bacana é criar uma série de vídeos curtos que tratem sobre determinado tema. Vale também usá-los para apresentar seus produtos ou até mesmo fazer algumas lives.

  • Redes Sociais

Posso dizer que são canais de comunicação indispensáveis não é mesmo? Utilizadas pela maioria absoluta das pessoas para consumir conteúdo, informação e entretenimento; baratas; com alto poder de viralização; permitem relacionamento por meio de mensagens inbox e publicações.

As redes podem cumprir todas as etapas do que é o marketing de conteúdo, desde a atração, passando pelo relacionamento e muitas vezes sendo utilizada como canal de venda.

Aproveite para diversificar seu conteúdo. Infográficos, montagens, transmissões ao vivo, concursos, fotografias, gifs e o que mais sua criatividade permitir. As maiores redes sociais hoje são multimídias. Lembre-se de analisar o conteúdo utilizando as métricas certas para descobrir o que está, de fato, dando resultado e o que precisa melhorar.

  • E-mail Marketing

Ágil e de baixo custo, o email marketing é útil para os mais diversos tipos de negócios. Você pode separar seus contatos por áreas de interesse e lhes enviar mensagens com conteúdos ou ofertas específicas, o que aumenta consideravelmente as conversões.

Preocupe-se com a frequência de envio das mensagens para não gerar um efeito contrário ao desejado e mensure os resultados. Atitude tão importante aqui quanto nas redes sociais.

Mãos à obra

Agora você já tem uma noção sobre o que é o marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa, só lhe resta ir atrás do que é necessário para alavancar de vez suas vendas, garantindo os melhores resultados. E, se você quiser bater um papo sem compromisso sobre o assunto e se inteirar mais, nos mande um e-mail e agende uma reunião. Vamos adorar conversar com você!

 

Bom trabalho e até a próxima.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This