
Mikrotik e pfSense são dois firewalls qualificados para atuar na segurança da rede de qualquer empresa. Por consequência um firewall, parede de fogo em tradução literal, é um servidor de fronteira que funciona como mecanismo de segurança entre a rede interna empresarial e a rede pública.
Por certo o firewall faz a segurança da rede ao realizar a filtragem dos dados que transitam entre as redes interna e externa.No entanto a rede em questão é representada pelos computadores conectados. Ou seja trabalhando por meio do acesso à internet. Os dados são todos os arquivos enviados e recebidos, bem como os sites acessados.
Ao realizar essa filtragem, o firewall impede o trânsito de arquivos maliciosos, alerta sobre a tentativa de acesso em sites inseguros e atua na identificação de qualquer tipo de ameaça contra a rede. Dessa forma é possível evitar muitos danos, além de agir de forma segura e precoce em caso de anomalias.

Conheça melhor a atuação do firewall Mikrotik e pfSense
O firewall é uma solução de segurança que pode ser baseada tanto em hardware quanto em software, sendo o segundo o mais comum. A configuração do servidor de fronteira utiliza um conjunto de regras e/ou instruções pré-determinadas que analisam o tráfego de dados e as operações a serem executadas.
Assim essas instruções, na verdade, são as configurações escolhidas pelo profissional de TI no momento da instalação do firewall. A partir da configuração, o dispositivo de segurança permite ou bloqueia o trânsito de algumas informações de forma automática. Com este sentido realiza consultas (perde permissão ao usuário) em casos específicos.
Além de proteger a integridade do fluxo de informações, o firewall também garante que elas permanecerão confidenciais.
Firewall em software e em hardware
Se você quer ter um firewall para proteger a rede da sua empresa é importante entender que existem dois tipos diferentes: firewall de software e de hardware.
Por este motivo os softwares são instalados diretamente no sistema. Em outras palavras você pode baixá-los da internet, adquiri-los em CDs ou encontrá-los inclusos em pacotes antivírus. Já os dispositivos hardware são equipamentos físicos, ligados diretamente à rede de computadores. Um roteador de banda larga por exemplo, se encaixa na categoria de Firewall hardware.
O Mikrotik é um exemplo de firewall de hardware, enquanto o pfSense é uma solução baseada em software.
Firewall em hardware Mikrotik
O Mikrotik é um roteador que, entre outras funções, funciona também como um servidor de fronteira firewall. Existem duas formas para utilização do Mikrotik como Firewall. Em primeiro lugar, adquira o equipamento completo que será montado e configurado no local de uso. Em segundo lugar, adquira o software gerenciador (licença de uso) e instale-o no equipamento onde será utilizado.
Nesta condição o equipamento que vai receber a instalação da licença de uso do Mikrotik deve possuir placas de rede para se conectar à rede de internet com a rede da empresa. Então uma das grandes vantagens do Mikrotik é o seu baixo custo, sua robustez e precisão.
Este firewall possui uma visão de gestão das conexões externas capaz de abrir e fechar portas de conexão WEB. Além de ser capaz de implementar conexões VPN (Virtual Private Network). A VPN é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. Uma das formas de conectar dois computadores através de uma rede pública como a internet
O Miktotik também possui autenticação por login e senha, permitindo que um funcionário acesse a rede interna da empresa, de forma segura, mesmo estando fora do escritório.

Um complemento que pode fazer a diferença no contexto MIKROTIK e trazer um mapa de ativos, performance dos links e serviços. Informação que auxilia na gestão e manutenção do ambiente.

Firewall em software pfSense
O pfSense, utilizado como firewall e roteador, é um sistema open source de defesa, derivado do projeto FreeBSD. Então uma distribuição open source (de código aberto), livre e customizada do projeto FreeBSD. Segundo os próprios criadores, “ele foi desenvolvido para ser usado como um firewall ou roteador, inteiramente gerido por uma interface web fácil de usar”.
Apesar de ser um software, você não instala o pfSense diretamente no seu desktop. Nesse sentido, você precisa instalá-lo em um appliance, ou seja, o hardware e o software já vêm pré-integrados antes de chegarem ao consumidor final.
Um appliance é um computador pré-configurado para executar tarefas específicas. Por este motivo ele pode servir para ser um sistema de caixa registradora e leitor de código de barras, um centro de multimídia. Assim como um centro de controle de sistema de automatização doméstica, para compartilhar a conexão com a Web ou como um firewall para a rede.
Normalmente, quando você adquire um firewall ele já vem com o hardware, porém com o pfSense você pode utilizar o hardware de sua preferência. O grande benefício do pfSense é o fato de ser um software totalmente gratuito.
Além disso, ele possui uma interface WEB fácil de usar e permite que você visualize o ambiente em tempo real.
