Aqui no blog já explicamos a diferença entre nobreak e estabilizador, já explicamos também quais são os tipos de nobreak existentes e agora é hora de falar sobre o tempo de autonomia de um nobreak.
O nobreak é um equipamento responsável por proteger o computador de danos causados por variações de eletricidade e mantê-lo ligado por um tempo caso haja queda de energia. A autonomia de funcionamento do nobreak é possível pois ele possui uma bateria própria.
A pergunta que vamos responder hoje é: por quanto tempo o nobreak mantém o computador funcionando de forma autônoma? Já adiantamos que não existe uma resposta exata e única.
O tempo de autonomia de um nobreak depende de fatores como suja voltagem, a porcentagem de bateria carregada no momento da queda e a quantidade de aparelhos que estão ligados a ele.
Pelos fatores citados, serão necessários alguns cálculos para determinar qual o tempo de duração autônoma de um nobreak.
Como escolher um nobreak com autonomia ideal?
O primeiro passo para escolher um nobreak com bom tempo de duração é calculando a voltagem total dos aparelhos que serão ligados a ele. A voltagem do nobreak deve ser maior que a soma de todos os aparelhos.
É importante saber que a capacidade dos nobreaks é sempre medida em VA (Voltampere), enquanto a carga dos equipamentos é medida em Watts. Dessa forma você precisa transformar VA em Watts no momento da escolha.
Para fazer a conta basta multiplicar a capacidade do nobreak em VA pelo seu fator de potência, assim você encontrará a capacidade do nobreak em Watts. Considere sempre uma margem de segurança de, no mínimo, 20% a mais de capacidade.
Agora que você já sabe calcular a voltagem ideal do nobreak é hora de saber qual será o tempo de autonomia na prática. Decerto não existe uma conta exata para indicar quanto tempo o nobreak funcionará caso falte energia.
Quanto mais carga externa o nobreak recebe menor é seu tempo de autonomia. No momento da escolha de um aparelho você deve saber qual carga de voltagem externa ele terá que suportar e quanto tempo de autonomia você deseja.
Com base nesses dados você conseguirá, juntamente com o vendedor e uma equipe especializada em TI, escolher o melhor modelo para suas necessidades.
Modelo para suas necessidades
Dependendo da sua necessidade, é importante ter em mente que o nobreak não é feito para manter equipamentos ligados por um dia inteiro. O papel do nobreak é fornecer um tempo de energia, mínimo, para que os trabalhos em andamento sejam salvos e as máquinas sejam desligadas em segurança.
Se você estiver procurando por um equipamento capaz de manter suas máquinas ligadas por horas, em caso de queda de energia, talvez a melhor opção seja utilizar um gerador em conjunto com o nobreak.
Por fim outra opção é a escolha de um nobreak que permita a ligação de módulos de bateria externo. Isso vai aumentar consideravelmente a autonomia do equipamento.
Amplie a autonomia do seu nobreak com módulos de bateria
Para ampliar a autonomia de energia de um nobreak você pode utilizar as chamadas baterias estacionárias, próprias para nobreaks, e também baterias automotivas. As automotivas são mais fáceis de adquirir, mas as estacionárias possuem melhor qualidade.
Todavia lembre-se que a autonomia das baterias costuma diminuir ao longo do tempo. Isso é normal. Bem como um celular que quando novo funciona um dia inteiro sem precisar de carga. Com o passar do tempo, vai diminuindo seu tempo de atividade autônoma.
As baterias para nobreaks têm duração média de três a cinco anos. O tempo de vida útil é baseado em fatores que vão desde a utilização (número de vezes que o nobreak passa para o modo de alimentação por bateria), até outras condições, como ambientais (temperatura), de armazenamento e de recarga.
Nesse sentido preste sempre atenção às orientações do fabricante para realização de manutenções periódicas.
Um outro assunto que percebemos ser muito interessante é sobre Lei Geral de Proteção de Dados.
A lei já está vigor e como a CIPA, pode impactar de forma negativa as empresas que ainda não se ajustaram.
O conceito de prevenção da CIPA tem muita conexão e sinergia com a #LGPD. Enquanto CIPA uma cuida de incidentes ou acidentes com as pessoas. A #LGPD vai ser tornar a i.CIPA, ou seja a prevenção de incidentes da informação.
Se desejar saber mais, acesse a pagina incial do site e registre no formulário os seus dados. Na sequência vai abrir uma janela WHATSAPP deixe o sua mensagem.
Se desejar ler um pouco mais sobre: