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Tudo sobre relacionamento com o cliente: descubra o que é CRM

Atualizado em 17/12/2019
Por Pedro Henriques

Tudo sobre relacionamento com o cliente: descubra o que é CRM

Atualizado em 17/12/2019
Por Pedro Henriques

Você sabe o que é CRM? Por aqui estamos sempre falando sobre a importância da gestão de um negócio. Mais especificamente, costumamos bater na tecla do investimento em ferramentas facilitadoras de processos. Descubra o que é CRM. Inegavelmente são ferramentas que agregam diversos benefícios ao dia a dia de uma empresa: otimização de tempo; redução de gastos; união da equipe; aumento da produtividade; impacto positivo nos lucros e outros.

Isso porque sabemos o quão complicada é a tarefa de manter um negócio em movimento e queremos ajudar a facilitar o máximo possível. Monitoramento de rede; computação em nuvem; gestão de acessos; gestão de riscos… Existe uma série de processos e ferramentas que têm o objetivo de organizar a rotina de trabalho, trazer mais segurança e tranquilidade ao dia a dia. Portanto para agregar ainda mais valor no seu dia a dia de trabalho vamos entender hoje o que é CRM.

A saber, CRM é a sigla inglesa para Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management). Então só pelo nome já conseguimos relacionar totalmente essa “ferramenta” com a introdução do texto. Podemos dizer que o CRM funciona como uma estratégia de gestão. Uma maneira de organizar de forma mais assertiva tudo o que diz respeito à comunicação com o cliente.

Descubra o que é CRM

O que é CRM? Sem enrolações, vamos direto ao ponto principal do texto. O CRM é a salvação da comunicação entre você e o seu cliente. Não importa se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte: o CRM é adaptável a toda e qualquer necessidade. A Gestão de Relacionamento com o Cliente não é uma ferramenta específica, mas sim um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que focam em melhorar a comunicação.

Seu cliente é a parte mais importante do seu negócio. Ademais se você não pensa assim deveria rever suas atitudes. De fato quem compra de você é quem sustenta a sua empresa, portanto deve receber o devido valor. O CRM vai armazenar as informações dos seus clientes e facilitar o trabalho da sua equipe. Logo depois, nas linhas a seguir vamos entender exatamente como tudo funciona e ficar por dentro do que é CRM.

O que é CRM e em que ele será útil para você? Em primeiro lugar entre as vantagens de implementar um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente estão: mais integração entre as equipes; acompanhamento de leads; automatização de processos; mais conhecimento quanto às preferências dos clientes; segmentação dos clientes por preferências e centralização dos atendimentos.

Entenda de vez o que é CRM

Parece mágica né? Mas é apenas a tecnologia aliada aos processos de organização. Será que sua empresa precisa de um CRM? Com toda a certeza que sim! Pois se você tem clientes você precisa se organizar e profissionalizar seus processos de comunicação com as pessoas mais importantes do seu negócio. O CRM é um conjunto de ferramentas poderosas que englobam processos de marketing, vendas e serviços ao cliente.

Surpreendentemente o CRM vai intensificar uma cultura de colocar o cliente e suas necessidades  sempre em primeiro lugar. Por consequência a utilização de softwares que objetivam o aumento de receitas, vendas, lucros e fidelização de seus clientes. Não é mágica, é automatização, organização e aumento do trabalho de conhecimento de mercado e clientes. Todo empreendedor, empresário ou vendedor precisa disso. Para ter sucesso no negócio é preciso conhecer o cliente.

O que é CRM na prática

Afinal de contas essa Gestão de Relacionamento com o Cliente fará de tão benéfico na prática? Quando você cria uma empresa seu objetivo é vender o seu produto, certo? Para isso você precisa de pessoas dispostas a comprar, ou seja, clientes. Com o propósito de encontrar clientes você deve anunciar seus produtos, mas é importante direcionar estes anúncios para que seu esforço seja o mais assertivo possível.

Enfim o CRM vai te ajudar até nisso. Inegavelmente conhecendo profundamente seu cliente, é possível antecipar as necessidades e desejos deles e certificar-se que seus produtos são capazes de satisfazê-los. Dessa maneira você se torna capaz de  oferecer exatamente os produtos e serviços que vão superar as expectativas do público. Assim você não apenas conquista novos clientes como também realiza um trabalho de fidelização.

De certo um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente é muito útil para auxiliar na organização e centralização dos cadastros dos clientes, fornecedores e parceiros. Ah, mas consigo fazer isso utilizando planilhas… Sim, a utilização de softwares CRM traz algumas facilitações como a  automatização desse processo. Muitas das ferramentas disponíveis permitem separar os contatos por vendedores, departamentos ou equipes. Imagine que para fazer isso por meio de planilhas você teria que criar uma quantidade enorme de listas e tudo de forma manual.

Identificar Clientes CRM

Existem clientes que merecem atenção especial pois têm mais chances de trazer um retorno maior para a empresa. É preciso que a equipe esteja alinhada e focada para identificar esse clientes e agir junto a eles de forma eficaz. O que é o CRM nessa hora? Uma forma de auxiliar nessa identificação e posterior ação. Em conclusão o sistema de CRM é capaz de identificar e apresentar as negociações que têm maior valor. Dessa forma você pode realizar análises e cruzar os custos da negociação com o retorno que elas podem te dar.

Os clientes possuem diferentes preferências de produtos e serviços. Contudo se sua empresa trabalha com um catálogo amplo, você precisa conhecer as preferências de compra dos leads. Em suma mostrar ao cliente que você sabe exatamente o que ele quer pode trazer resultados incríveis. Sabe quando você está navegando em um site de compras e abre um produto específico? É provável que embaixo aparecem produtos semelhantes e muitas vezes em oferta?

Certamente esse é um trabalho que pode ser chamado de vendas cruzadas ou vendas ampliadas e é realizado pelo CRM. Primeiramente venda cruzada (cross selling) é quando você consegue vender um segundo produto junto ao primeiro que foi consultado pelo cliente. Posteriormente venda ampliada (up selling) é quando o segundo produto vendido tem um preço maior que o primeiro que levou à compra.

Manter o relacionamento com o cliente

Tão importante quanto o planejamento de vendas é a manutenção do relacionamento no pós venda. Posto que deu cliente pode ter dúvidas, sugestões e/ou reclamações sobre você, seu produto, seu atendimento… Seja como for para prestar um serviço de alta qualidade é preciso ouvir quem utiliza. O CRM permite a criação de canais de contato como formulários e chats no site, além do disparo segmentado de e-mails.

Por certo é preciso entender quais canais fazem mais o estilo do seu cliente antes de definir pelo uso. Outrossim no CRM, todo atendimento que é realizado pode ficar registrado no sistema para ser analisado posteriormente. O CRM também te lembra de entrar em contato com os clientes antes, durante e depois da elaboração de uma campanha ou de um novo produto, por exemplo. Existem clientes que necessitam da manutenção do contato mais que outros.

Todavia o CRM realiza esta análise e te ajuda a identificar quem deve receber, além dos e-mails, telefonemas, propostas de visitas e marcações de reuniões, por exemplo. Sobretudo alguns processos de venda exigem mais elaboração que outros. Já pensou na atenção que você está dando ao seu cliente? Sua organização interna é primordial para que os processos externos funcionem. Pense nisso e conheça o CRM.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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