Vender ou apenas fazer propaganda? Será que a internet ainda não acontece para sua empresa?

Atualizado em 21/08/2012
Por Pedro Henriques

Vender ou apenas fazer propaganda? Será que a internet ainda não acontece para sua empresa?

Atualizado em 21/08/2012
Por Pedro Henriques

Esta é uma boa questão! A globalização aconteceu, o nível da concorrência é espantoso, o governo está cada dia que passa mais digital e WEB nos processos tributários. Se não por necessidade direta, em adaptação as ações do fisco, vale pensar neste tema.

Temos, Equipe INDICCA.COM,  trabalhado há mais de 20 anos no mercado de informática. Ainda quando nem existia internet, e-mail e muito menos celulares. Mudamos significativamente no mesmo negócio. Neste período, nos transformamos em laboratório e gestores de serviços relacionados a conexão da empresa e toda a abrangência que a internet disponibiliza.
Mas é um fato que nem todas as empresas, ou pessoas que as compõem, se conectaram. O mercado à margem da INTERNET ainda é forte e agressivo. A maioria das empresas ainda funciona sem usar os recursos WEB.
Acompanhando as notícias do mercado financeiro, o Facebook perdeu mais de 40% do valor, desde que foi para a Bolsa de Valores. O motivo é que a expectativa de negócios não se realizou. Embora esteja faturando milhões de dólares, esteja praticamente em todos cantos do mundo influenciando opiniões e atitudes, crescendo em número de participantes, ou seja, continuar acontecendo, financeiramente o valor patrimonial recuou.
Novamente é um fato, ainda existem muitos usuários que nem acessaram a internet e mesmo os que acessaram, há um percentual significativo sem conta nas redes sociais.
Novamente acompanhando as notícias, li que os CEOs (Chefe Executivo Organizacional) estão olhando mais para TI (Tecnologia da Informação). Estão apontando que estrategicamente para a INFORMÁTICA, e com isto todos os seus serviços correlacionados, estão na mira destes gestores. Já não era sem tempo. Segundo a mesma informação, até pouco tempo a maior preocupação estava relacionada ao RH (Recursos Humanos), com a qualificação da mão de obra. Agora além da melhoria da mão de obra existe também a preocupação estratégica com a Tecnologia da Informação que envolve as empresas.
Mesmo assim, o mercado ainda permanece mais ligado às estruturas físicas. Os investimentos em TI são provocados por legislação e obrigações relacionadas a tributos. O mercado se adaptou a Nota Fiscal Eletrônica e em sequência a Contabilidade Eletrônica. Na maioria, pouco se tem feito na direção da TI ou em contingência, em segurança e muito menos busca de eficiência neste setor que inclusive envolve o relacionamento com todos os clientes, internos e externos.
Assim, avaliando, estamos no MERCADO acompanhando o GOVERNO e suas regras. A velocidade da internet não acelerou todo mundo, alguns poucos, outros muitos vem se adaptando as novas regras, na maioria por imposição.
Lendo o Valor Econômico 21/08-2012 na seção Empresa (LINK) tem o registro de que os investimentos de governo na INTERNET como propagandas estão dobrando. Foram investidos em 2011 R$ 92 milhões. O governo além de investir em melhoria do seu trabalho quer controle do fluxo financeiro/ tributos e também acredita no poder de marketing da WEB. 
A INTERNET precisa acontecer para a maioria das empresas. A opção não é voluntária! É uma imposição de mercado, qualquer que seja o negócio, existe um concorrente se aproximando do seu mercado, estabelecendo um CANAL e se tornando conhecedor das necessidades e anseios dos que eram somente seu cliente.
Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Vender ou apenas fazer propaganda? Será que a internet ainda não acontece para sua empresa?.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This