Esta é uma boa questão! A globalização aconteceu, o nível da concorrência é espantoso, o governo está cada dia que passa mais digital e WEB nos processos tributários. Se não por necessidade direta, em adaptação as ações do fisco, vale pensar neste tema.
Mas é um fato que nem todas as empresas, ou pessoas que as compõem, se conectaram. O mercado à margem da INTERNET ainda é forte e agressivo. A maioria das empresas ainda funciona sem usar os recursos WEB.
Novamente é um fato, ainda existem muitos usuários que nem acessaram a internet e mesmo os que acessaram, há um percentual significativo sem conta nas redes sociais.
Novamente acompanhando as notícias, li que os CEOs (Chefe Executivo Organizacional) estão olhando mais para TI (Tecnologia da Informação). Estão apontando que estrategicamente para a INFORMÁTICA, e com isto todos os seus serviços correlacionados, estão na mira destes gestores. Já não era sem tempo. Segundo a mesma informação, até pouco tempo a maior preocupação estava relacionada ao RH (Recursos Humanos), com a qualificação da mão de obra. Agora além da melhoria da mão de obra existe também a preocupação estratégica com a Tecnologia da Informação que envolve as empresas.
Mesmo assim, o mercado ainda permanece mais ligado às estruturas físicas. Os investimentos em TI são provocados por legislação e obrigações relacionadas a tributos. O mercado se adaptou a Nota Fiscal Eletrônica e em sequência a Contabilidade Eletrônica. Na maioria, pouco se tem feito na direção da TI ou em contingência, em segurança e muito menos busca de eficiência neste setor que inclusive envolve o relacionamento com todos os clientes, internos e externos.
Assim, avaliando, estamos no MERCADO acompanhando o GOVERNO e suas regras. A velocidade da internet não acelerou todo mundo, alguns poucos, outros muitos vem se adaptando as novas regras, na maioria por imposição.
A INTERNET precisa acontecer para a maioria das empresas. A opção não é voluntária! É uma imposição de mercado, qualquer que seja o negócio, existe um concorrente se aproximando do seu mercado, estabelecendo um CANAL e se tornando conhecedor das necessidades e anseios dos que eram somente seu cliente.