Paul Vixie, o pai do BIND e Chairman do ISC (Internet System Consortium), alertou hoje na AusCERT Security Conference sobre possível paralisação da internet no dia 9 de julho.
Tudo começou em 2007, quando os seis estónios presos pelo FBI em setembro do ano passado, começaram a disseminar o malware DNSCharger. Este tipo de vírus de computador altera as requisições de DNS de modo a direcionar as suas vítimas a visitarem sites clonados onde então ocorriam as fraudes digitais.
O serviço de DNS – Domain Name Server – é o que possibilita a um usuário navegar na internet usando um nome, como www.indicca.com.br ao invés de ter que usar um endereço de internet, por exemplo 74.125.234.223 (o site do Google Brasil – www.google.com.br).
O DNSCharger infectou aproximadamente 4 milhões de computadores em mais de 100 países. Estes computadores, ainda infectados pelo DNSCharger ficariam sem condições de acesso à internet. Para evitar isso, o FBI configurou servidores DNS para ficarem no lugar dos antigos servidores controlados pelos hackers. E o dia 09 de Julho é o dia marcado para que o FBI desligue estes servidores, o que irá levar a falhas no acesso à internet aos computadores que ainda estiverem infectados.
Usuários que mantém as suas máquinas atualizadas e o antivírus sempre ativado tem poucas chances de estarem infectados. Contudo, para saber se o seu computador está infectado pelo DNSCharger, basta acessar o site: http://www.dns-ok.us/.Se aparecer uma tela com fundo vermelho você está infectado! Para limpar o seu computador deste malware, a Symantec disponibilizou a ferramenta ‘Norton Power Eraser’ que pode ser baixada pelo link http://security.symantec.com/nbrt/npe.aspx. Outros fornecedores de antivírus também disponibilizaram ferramentas para lidar com este problema e você pode encontrar os links em http://www.dcwg.org/fix/.