O que fazer? Quando fazer? Como inovar? Qual a prioridade? Gestão de TI é sempre um desafio. Equipe reduzida, investimentos limitados e pressão dos usuários. Tudo precisa ser para ontem.
Sem planejamento não há como evoluir. Sem participação efetiva e compromisso com os resultados, apagar incêndio é o mais confortável em tempo de crise. O esforço é mecânico. O desgaste é pesado. Os resultados são ruins e o reconhecimento dos usuários aparecem nas críticas.
Segundo a CIO em matéria publicada “Estudo revela que os trabalhadores de TI estão gastando muito tempo na manutenção, deixando pouco tempo para a inovação, especialmente em torno da segurança”
Na itforum365 os vilões do tempo para a produção da Equipe de TI são “
Hardware e software se tornaram os vilões dos gastos com atualizações, manutenção e suporte técnico e esses valores só crescem ano a ano.” ainda que a complexidade piora as condições de planejamento. Retratam que “
Complexidade técnica e incerteza estratégica ainda impedem que as empresas se tornem totalmente digitais”
Embora inovar seja sempre mais positivo na atividade da TI, estudar, planejar tem sido atitudes pouco implementadas. O tempo gasto com manutenção, atividades praticamente mecânicas, comprometem a qualidade criativa e os resultados de transformação digital ficam pendentes.
A falta de conhecimento, também de planejamento, tem provocado, com receio de comprometimento da Segurança da Informação um retorno a condição de servidores locais. Segundo o registro itforum365 “As preocupações com segurança e privacidade ainda seguram a adoção da nuvem pública, apesar de movimentos claros rumo à maior transparência por parte dos provedores de nuvem mais relevantes do globo.”
Prioridade e Ousadia na gestão de TI
Uma coisa é certa, a mudança acontece, independente do que queremos. Se a transformação digital é um fato, precisamos avaliar os passos e entender como seguir o caminho desta mudança digital.
Também vale a reflexão que manter um parque de informática justifica sempre os custos de serviço de manutenção. Avaliando que um contexto “on-primises” – Local:
- Link de Internet (Principal e Contingência)
- Endereço IP Fixo
- Serviço de fronteira (Garantindo a segurança de acesso) Firewall
- Serviço de acesso a aplicação e dados
- Serviço de contingência de energia elétrica
- Manutenção do Hardware (Inclusive de tempo em tempo aquisição de novas tecnologias)
- Manutenção do Sistema Operacional (Inclusive de tempo em tempo aquisição de novas versões)
- Estar 24 horas ligado
Em ambiente de NUVEM embora todos os registros acima sejam também uma verdade. A condição de Hardware ser contratado como SERVIÇO faz uma diferença enorme. Também a questão do LINK de INTERNET são outro ganho na condição de NUVEM. São elásticos, podem ser aumentados em um movimento de botão. Não precisar de contratar provedor, ajustar cabos e nem se preocupar com a condição de contingência.
O revista itforum365 é bem clara no post “
Apesar de ainda perceber resistências, a migração para a nuvem e para ambientes cada vez mais híbridos é o futuro e trata-se de um caminho sem volta. Com os “gargalos” do armazenamento legado, acredito que as organizações devem aos poucos reconhecer que sua implementação desacelera a transformação digital. ”
Prioridade e Ousadia na gestão de TI
Prioridade ou não a direção das empresas precisa de estar escutando e participando mais. A informação é um valor natural em qualquer negócio. A Informação é o núcleo da produção. A informação retrata tratamento que se dá a venda, ao atendimento do cliente. Também a relação que se tem com o fornecedor e colaboradores. O processo e suas influências passam a ser estratégicos, ou sempre foram. A TI precisa deixar de ser apenas uma manutenção, mas uma condição de aceleração, inovação e modernização. A TI tem que estar na estratégia de sobrevivência da empresa.
O post da IT Forum 365 fala sobre ousadia e reforça a condição de inovação, leia na integra acessando o
LINK
O posto da CIO é mais focado em prioridade e perda de excessivo com manutenção comprometendo a condição de inovação e transformação digital, leia na integra acessando o
LINK
LGPD
Qualquer que seja o CADASTRO é justificável estar em conformidade com a LGPD e assim com todas as regras e conformidades do seu negócio. Em outras palavras o mundo evolui e precisamos também acompanhar.
Com isso vale o registro que a Microsoft tem o SELO de Conformidade LGPD. Entretanto, quando estiver aplicando, fazendo uso, precisa estar alinhado, no seu negócio com este propósito.
Quer saber um pouco mais avalie a
AGENDA Bookings da INDICCA.COM
Um outro modelo mais específico
Calendly INDICCA.COM