Prevenção - Atitude de estratégia para Qualidade de Serviço!

Prevenção – Atitude de estratégia para Qualidade de Serviço!

Atualizado em 29/10/2013
Por Pedro Henriques

Prevenção – Atitude de estratégia para Qualidade de Serviço!

Atualizado em 29/10/2013
Por Pedro Henriques
Prevenção – Atitude de estratégia para Qualidade de Serviço. Prevenção tem sido o grande PILAR da estratégia da INDICCA.COM. Entendemos que estar preocupado com a redução DRÁSTICA de interrupções é um valor importante. Além de gerar confiança na Tecnologia da Informação. Desta forma reduzindo os custos de reparos e interrupções da produção.

estratégia para Qualidade de Serviço

Prevenção – Atitude de estratégia para Qualidade de Serviço!

Inicialmente criamos um grande compromisso com os usuários. Desta forma focando que a infraestrutura esteja sempre disponível. Com o propósito de atender as demandas de software ou internet. Esta ação demanda acompanhamento rotineiro, ou seja monitoramento dos ativos de rede e também da parte de passivos (cabos e conectores).

monitoramento dos ativos de rede

Uma evolução neste processo foi a certificação dos cabos e também a gestão em tempo real de equipamentos (ativos de rede) com software gerencial. Este trabalho “de formiga”, que é feito sem aparecer. Sobretudo é desconfortável e aparentemente de pouca produção. Pelo contrário é fundamental na manutenção do STATUS de funcionamento contínuo da rede, dos servidores, dos serviços e das estações (primeiro contato com os usuários com ambiente corporativo).

fundamental na manutenção do STATUS de funcionamento

Uma segunda fase aconteceu quando os Sistemas Operacionais, mais robustos e complexos, permitiam uma gestão de tráfego. Assim de registros detalhados de falhas. A leitura destes relatórios passou a ser a principal fonte de dados para as ações de prevenção.

registros detalhados de falhas

Hoje temos uma rede complexa de acompanhamento ON LINE em TEMPO REAL. Um valor de monitoramento dos serviços e ativos inteligentes conectados à rede através de conexão da Rede Mundial – Internet. Acompanhamos em detalhes todos os clientes e até quem já foi cliente com Contrato. Neste mês de Outubro chegamos a marca de 2678 serviços e equipamentos monitorados de forma robotizada.

acompanhamento ON LINE em TEMPO REAL

Este serviço acaba sendo TRANSPARENTE aos olhos dos clientes. Uma vez que os computadores estão SEMPRE funcionando, não percebem de forma direta nossa ação preventiva. Para resolver esta questão, nossa atuação como gestores passou a ser de INOVAÇÃO e acompanhamento de outros problemas que podem ter solução na TI. Periodicamente em reunião com os clientes, demonstramos além do RESULTADO das nossas atividades técnicas, o Planejamento da Tecnologia da Informação e assim definimos os investimentos e manutenção da condição OK do setor de Tecnologia da Informação na empresa.
Nosso próximo passo está na evolução desta condição de MANUTENÇÃO PREVENTIVA, apoiado em um modelo Norma Brasileira de Regras ISO 27 002. Implementação de um Mapa de Riscos e Atitudes para minimizar as possibilidades de falhas e eventualmente descontinuidade da atividade da empresa.
Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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