LGPD Compliance Proteção de Dados
15/10/2019
Firewall Segurança de Redes
Você conhece o Firewall? Um excelente mecanismo de segurança de rede
29/10/2019

Tudo que você precisa saber sobre como usar um nobreak

Como usar um nobreak
https://ofertas.indicca.com.br/gestao-de-risco-entendo-mais-do-interesse

Como usar um nobreak? Visto que, tempestades de verão são bastante comuns no Brasil. Afinal, durante as chuvas os cortes na rede de energia elétrica ocorrem com frequência, tanto em consequência das descargas elétricas quanto da queda de postes, entre outros motivos. Assim, o famoso “apagão” é fortemente capaz de queimar um aparelho elétrico. Além disso existe também uma variação, comum, na voltagem da rede elétrica de 10% para mais ou para menos que, a longo prazo, acaba danificando os aparelhos elétricos ligados diretamente à rede.

Afinal, o nobreak é, basicamente, um hardware responsável por garantir a integridade dos aparelhos ligados a ele durante a ocorrência desses eventos. Em suma, conhecido também como UPS, o nobreak ou break system, regula a voltagem da energia que chega às máquinas e fornece energia de modo seguro eliminando os riscos de parada em caso de falta de luz. Decerto, essa segurança só é possível por conta do uso de uma bateria própria que alimenta o aparelho.

Outrossim, o filtro de linha e o estabilizador possuem função semelhante ao nobreak. Porém, não são tão completos quanto o mesmo. Somente o nobreak é capaz de fornecer energia em caso de um “apagão”. No break = sem interrupção. Certamente, a energia fornecida pode ser capaz de manter os equipamentos ligados por alguns minutos ou algumas horas, tudo depende do modelo escolhido.

Primordialmente o que se espera do nobreak é que ele forneça uma quantidade de tempo suficiente para salvar documentos abertos e desligar a máquina de forma correta. Dessa forma você não perde o andamento do trabalho e garante o integridade do equipamento utilizado. Em conclusão o nobreak é capaz de proteger contra sobrecarga, subtensão, sobretensão, curto-circuito e surtos de tensão.

Como usar um nobreak?

Em primeiro lugar, o que indica a quantidade de energia fornecida pelo nobreak em caso de queda de energia é a potência do aparelho, medida em Voltampere (VA). Em resumo a maior parte dos modelos fornecem algo em torno de 15 minutos de energia. No entanto, esse tempo pode variar de acordo com o equipamento que está conectado ao nobreak e quais são as respectivas taxas de consumo.

Nesse ínterim, importante ressaltar que o nobreak não tem a função de garantir um dia de trabalho. O aparelho é um equipamento de segurança que tem o intuito de impedir que a máquina seja danificada em caso de queda de energia. Como resultado disso ele permite que trabalhos em andamento não sejam perdidos.

Conheça diferentes tipos de nobreak

Ademais, existem três categorias de nobreak disponíveis no mercado. Apesar da função básica do aparelho ser a de uma bateria extra em eventuais quedas de energia, existem casos em ele pode atender demandas extras, indo além da sua função inicial. Todavia entenda como funciona os modelos Stand by ou Offline, Linha-interativa e Online:

Nobreak stand by ou offline

Esse modelo de nobreak é o mais comumente utilizado em locais com fornecimento precário de energia. A escolha talvez se dê pelo custo: este é o modelo mais barato do mercado. O nobreak stand by, no entanto, não é recomendado para ser utilizado em aparelhos mais sensíveis e complexos pois sua bateria não é forte o suficiente para conter a variação de voltagem da rede.

Além de não conter a variação de voltagem da rede esse modelo demora alguns milésimos de segundo na resposta às quedas de energia. Essa demora, ainda que mínima, pode ser suficiente para danificar um aparelho. Por esses motivos o nobreak conhecido como stand by ou offline é recomendado apenas para uso doméstico ou escritórios de pequeno porte.

Linha Interativa ou Interactive line

Este modelo de nobreak é parecido com o anterior mas possui evoluções importantes. O principal diferencial da linha interativa é a capacidade de regular a voltagem e evitar a variação de fornecimento da rede. Outra característica desse modelo é que sua ativação é feita apenas em caso de queda de energia. Apesar disso ele deve estar sempre ligado para garantir o carregamento da bateria.

A linha interativa também demanda certo tempo para ativação, já que a mesma só ocorre quando acontece a queda de energia de fato. Ainda assim o seu tempo de resposta é inferior ao nobreak offline, o que faz com que essa seja uma opção mais confiável e com um melhor custo benefício.

Nobreak online (Como usar um nobreak?)

Este modelo de nobreak é eficaz por realizar duas conversões. Primeiro as correntes de energia da rede são convertidas em corrente direta e abastecem a bateria. Além de abastecer a bateria elas passam por uma peça chamada inversor, responsável por converter essa corrente em energia limpa e de voltagem constante.

O nobreak online é o que possui o melhor desempenho entre modelos citados, mas também é o que possui o custo mais elevado. Apesar da eficiência na manutenção de voltagem da rede e no tempo de resposta esse modelo de nobreak possui um tempo de vida útil bem curto. Como a bateria está sempre em uso a manutenção no aparelho deve ser constante.

Como escolher o melhor nobreak?

Além de ponderar qual o melhor custo benefício entre os três modelos citados, é importante saber escolher corretamente a voltagem do nobreak que vai ser adquirido. Sabemos que o que indica a quantidade de energia fornecida pelo nobreak é a potência do aparelho, medida em Voltampere (VA). O primeiro passo para descobrir qual potência deve ter o nobreak é calcular o gasto de energia do aparelho que será ligado nele (em watts).

Se o aparelho for um computador, por exemplo, é preciso somar o gasto de todos as peças (monitor e todos os outros acessórios). O resultado dessa soma deve ser convertido em voltamperes. Para isso é necessário que você saiba o fator de potência dos aparelhos, que atualmente (para os mais modernos), gira em torno de 0,6 e 0,7. Considerando como 0,65 temos a seguinte fórmula para trabalhar: VA = Watts / FP.

O recomendado é não comprar um nobreak com o valor exato desse cálculo. O ideal é adquirir um produto com uma quantidade de voltamperes maior que o resultado da conta (algo em torno de 30%). Essa folga vai garantir uma duração de bateria um pouco maior em caso de queda de energia e aumentará a vida útil do nobreak caso o computador ligado a ele receba peças novas, por exemplo. Você pode procurar uma empresa de informática para lhe auxiliar, tal qual a Indicca, que tem os melhores profissionais do ramo.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você