presença_digital_em_tempo_de_pandemia_Indicca

Presença Digital em tempo de Pandemia e Quarentena!

Atualizado em 06/08/2020
Por Pedro Henriques

Presença Digital em tempo de Pandemia e Quarentena!

Atualizado em 06/08/2020
Por Pedro Henriques

Ter presença (digital) na internet não é uma opção. O mundo da quarentena fez o que já parecia normal se tornar ainda mais popular. Sem poder sair de casa, nos resta adaptar-se a internet e continuar a vida. Assim como clientes, ou apenas usuários, estamos navegando. Se temos o propósito de conectar, também precisamos estar presentes neste mundo. Alguns que fizeram antes, estão na frente, de qualquer forma, se não fizemos o caminho, em algum momento teremos que fazer. Então, a presença digital é a condição de mudança e transformação que a nossa marca e atitude precisam realizar.

O que é presença Digital?

Estar presente na internet, na rede social, no seu.site.com, no seu blog.seu.site.com. Assim, estar presente de forma que as pessoas, seus possíveis clientes, percebam. De fato os clientes já não estão vendo vitrines. Assim o que eles veem é a tela do celular. Os clientes e nós fornecedores e prestadores de serviço migramos para o ambiente digital e a nossa marca precisa fazer isto também.

Que tipo de presença digital sua marca precisa estar sendo trabalhada?

Sim a sua marca precisa estar virtualizada e digitalizada neste ambiente da internet. De certo, mais que a presença, precisa ter posição e se relacionar com as pessoas. As pessoas, os usuários, que se divertem, trabalham e compram neste contexto web. Se a sua marca não está, como ela vai ser percebida? Se ela está e não tem uma posição clara, como será lembrada, como?

Como o seu público está se comportando, para assim a sua marca também se posicionar?

De fato o seu público, e até quem não é seu público, está na internet. Na verdade, a internet hoje não é mais só uma questão de presença, mas de posicionamento. Desta forma, o posicionamento diz como está se relacionando com o contexto, com os seus clientes e até com quem ainda não é cliente.

Como identifica o seu público?

Por certo existe um conceito que determina o seu público: PERSONA. Assim quem é a sua persona? Como identifica e qualifica o perfil do seu cliente. Desta forma isto vai definir também como se posiciona e até como se comunica. Uma vez que identifica quem consome seu conteúdo, seus serviços e produtos poderá melhorar a comunicação. Avalie se está falando de produtos para idosos e publica em mídia que essencialmente é de público jovem. Avalie se está falando para um nicho de pessoas que adoram animais e são criadores em lugares ou contextos que fazem apologia diferente a este universo. Precisamos estar alinhados e com posição igual ou no máximo que leve a reflexão deste público que consome o que deseja entregar.

Como medir sua autoridade na internet?

Imaginando que o propósito seja vender, as vendas são a forma mais direta e precisa de medição. Desta forma a influência estará sendo percebida no final do processo, ou seja, na comercialização. Entretanto antes da conversão direta, existem outras medidas que podem facilitar e mensurar. Uma delas é a quantidade de comentários. Em outras palavras quando estão comentando significa que o que está dizendo, entregando com o conteúdo está fazendo diferença e influenciando. Ainda assim esta pode ser uma medida ainda difícil de conseguir. Posto que a influência e engajamento são sempre muito baixos. Desta forma ainda temos os seguidores e a quantidade de novos seguidores. Por outro lado quando falamos do seu endereço, ou seja, seu site ponto com podemos utilizar de ferramentas estatísticas disponíveis no Google Analytics.

Pedro Henriques – [email protected] Fone e WhatsApp 32 988020057

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Presença Digital em tempo de Pandemia e Quarentena!.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This