Utilizando_a_nuvem_a_favor_da_infraestrutura_de_gestao_empresarial_Indicca

Utilizando a nuvem a favor da infraestrutura de gestão empresarial

Atualizado em 09/02/2021
Por Pedro Henriques

Utilizando a nuvem a favor da infraestrutura de gestão empresarial

Atualizado em 09/02/2021
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A computação em nuvem mudou não só o universo do armazenamento e backup de arquivos, como também transformou a produtividade e todas as formas de gestão empresarial. (utilizar a nuvem a favor da infraestrutura)

Resumidamente, a computação em nuvemé proporcionada por grandes empresas de tecnologia e segurança da informação que gerenciam grandes servidores e prestam os serviços de armazenamento, backup e outros “cloud services” que conhecemos.

Por meio do pagamento de valores mensais ou anuais, é possível contratar os serviços prestados por essas empresas. Quando se trata de gestão empresarial, por exemplo, é possível adquirir diversos softwares que serão utilizados por você na íntegra, mas sem necessidade de instalação e uso de memória da sua máquina.

Os softwares estão instalados nos servidores dessas empresas e você utiliza de forma online. Além de poupar memória você ainda usufrui do benefício da mobilidade, já que para acessar suas atividades você precisa apenas de um dispositivo com acesso à internet.

Gestão empresarial nuvem a favor da infraestrutura com o Microsoft Azure

A saber, o Microsoft Azure é uma plataforma formada por uma série de ferramentas diferentes. Afinal, permite que empresas e desenvolvedores usufruam das capacidades de processamento e armazenamento dos datacenters da Microsoft.

O Azure é a utilização da computação em nuvem como alternativa para o armazenamento e processamento local. Os servidores locais, para armazenamento e processamento, além de caros, são propensos a falhas. Assim, processos mal planejados podem gerar grandes prejuízos.

Ao contratar o Azure você está contratando os servidores da Microsoft na nuvem. Ferramentas, espaço de armazenamento e capacidade de processamento estarão à sua disposição de forma remota e segura. Todas as funcionalidades são personalizáveis e o preço varia de acordo com o que for usado.

Todos os custos e preocupações em relação a manutenção, upgrade e preservação de dados, passam a ser responsabilidades da Microsoft. Sabe a preocupação relacionada à compra de servidores, local para acomodação, contratação de funcionários especializados e afins? Nada disso será necessário.

Tudo que sua empresa precisa está na nuvem, com o Azure

O Microsoft Azure conta com uma variedade de ferramentas capaz de atender empresas de diversos portes. A plataforma é capaz de atender também o uso doméstico, podendo ser benéfica para estudantes que querem usufruir dos benefícios da nuvem, por exemplo. Entre as principais ferramentas oferecidas pelo Azure podemos citar algumas:

Bancos de dados SQL

Em primeiro lugar, o Banco de Dados SQL é uma parte vital na base de todos os negócios e serviços. Os bancos de dados são estruturas para organização e armazenamento de informações indispensáveis. Utilizando o Azure, toda essa organização é realizada na nuvem, proporcionando economia de memória e desempenho nos servidores locais.

Máquinas virtuais na nuvem

Já pensou em utilizar PCs virtuais? O Azure possibilita o acesso a inúmeras máquinas virtualizadas da Microsoft, dispensando a necessidade de comprar ou alugar computadores para os colaboradores. Em outros casos, as máquinas podem ser utilizadas em ambientes de teste e desenvolvimento para setores de TI, por exemplo.

Análise de dados com Inteligência Artificial

Aplique a inteligência artificial da Microsoft na geração de relatórios e inferência de dados relevantes para o desempenho do seu negócio. Faça isso a partir do tráfego submetido ao Azure, na nuvem.

Gerenciamento de rede

A rede interna de TI da empresa também pode ser controlada pela nuvem, com a utilização do Azure. Então aproveite os recursos como visualização em tempo real de tráfego, funcionalidades de controle de acesso e outros.

Serviços na nuvem

Entre as outras aplicações da nuvem possibilitadas pelo Azure, está  na utilização de softwares comuns a vários setores da empresa. Sua execução online promove um aumento na produtividade, já que todos podem usar ao mesmo tempo e sem instalação.

Outro benefício é a automação de serviços e processos repetitivos como o backup, por exemplo. A automação libera tempo para que os funcionários possam se dedicar com qualidade às tarefas mais importantes.

Streaming

O Azure conta com uma plataforma completa em recursos de criação de plataformas de streaming de vídeo e áudio. Tudo a partir da nuvem da Microsoft.

Contêineres na nuvem

Por fim os contêineres são recursos que têm ganhado popularidade entre desenvolvedores. Os contêineres permitem o desenvolvimento de softwares de forma totalmente isolada dos sistemas em que serão rodados.

Essa transferência para a nuvem permite que os desenvolvedores realizem testes mais aprofundados e em plataformas distintas, promovendo ganho de tempo no ciclo de desenvolvimento.

Microsoft Azure e nuvem são totalmente confiáveis

Utilizando o Azure você ganha tranquilidade em relação à segurança. Além disso os benefícios da nuvem em relação à mobilidade, economia e disponibilidade. Todos os processos e políticas de segurança que teriam que ser aplicados internamente passam a ser responsabilidade da Microsoft.

Enfim, empresas como a Microsoft possuem sistemas rigorosos de segurança e monitoramento, aplicados 24h por dia, 7 dias por semana. Sua empresa, seus dados e seus clientes estarão sempre protegidos.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Utilizando a nuvem a favor da infraestrutura de gestão empresarial.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This