Infraestrutura_de_TI__qual_a_importancia_para_sua_empresa_Indicca.

Infraestrutura de TI: qual a importância para sua empresa

Atualizado em 26/01/2021
Por Pedro Henriques

Infraestrutura de TI: qual a importância para sua empresa

Atualizado em 26/01/2021
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe se e porque sua empresa precisa de uma infraestrutura de TI? Vivemos em uma sociedade inegavelmente conectada e que, a cada dia que passa, digitaliza mais e mais tarefas indispensáveis à nossa sobrevivência básica.

Certamente diversos processos burocráticos podem ser resolvidos com acesso à internet e poucos cliques. Pagamento de contas, regularização de documentos, consultas e transferências bancárias, compras e muitas outras atividades que antes eram feitas apenas presencialmente.

Uma empresa que deseja crescer de forma sólida e acompanhando as evoluções tecnológicas, precisa se preocupar em possuir uma boa, e segura, infraestrutura em tecnologia da informação.

Essa estrutura envolve dispositivos compatíveis com a demanda interna e sistemas de segurança capazes de garantir a proteção necessária aos dados. Portanto toda a infraestrutura de TI deve ser pensada de forma completa.

O que é uma infraestrutura de TI?

Dentro da infraestrutura de TI, em uma empresa, estão inseridos todos os aparatos tecnológicos (hardwares) que viabilizam a realização das atividades necessárias ao andamento daquele negócio.

Pense em todos os aparatos tecnológicos necessários para o andamento dos processos na sua empresa: desde as instalações de internet, computadores, Smart TVs (em salas de reuniões, por exemplo), passando por toda a rede de sistemas e equipamentos.

Tudo isso depende de uma boa infraestrutura de TI para funcionar. É a tecnologia da informação que torna viável o desenvolvimento, o teste, o suporte, o controle e a entrega de todas as soluções oferecidas pela empresa aos colaboradores, clientes e parceiros.

Não podemos nos esquecer, é claro, dos profissionais de tecnologia e segurança da informação, que também compõem e são extremamente importantes para a infraestrutura de TI.

Benefícios da infraestrutura de TI

Mesmo que sua empresa seja de pequeno porte, uma infraestrutura mínima de TI é necessária para manter contato com clientes e fornecedores ou para aceitar pagamentos com cartão de crédito, por exemplo.

Se sua empresa é maior, os processos dependentes de tecnologia também serão mais presentes. Gerenciamento de dispositivos, softwares de gestão, automação de processos e gerenciamento de dados são apenas algumas das demandas mais comuns.

Além de garantir a segurança informacional da empresa como um todo, a infraestrutura de TI auxilia no crescimento dos negócios de forma global; proporciona redução de custos; influencia no aumento da qualidade dos produtos entregues e dos serviços prestados; torna mais assertivas as tomadas de decisões e proporciona um ambiente mais produtivo para os colaboradores.

Cinco elementos básicos de uma infraestrutura de TI

Uma infraestrutura de TI robusta e segura possui cinco elementos: software, hardware, gerenciamento de dados, serviços e redes.

Software

Os softwares são os programas, aplicativos, códigos e scripts responsáveis por comandar as ações executadas pelos equipamentos (hardwares), portanto são indispensáveis para uma infraestrutura de TI.

Todos os programas que compõem um computador e viabilizam a realização de atividades são softwares: programa operacional, navegador, editor de texto, leitores de documentos e outros.

Hardware

O hardware é a parte física, responsável por comportar os softwares. Computadores, celulares, tablets, TVs e todos os componentes menores que formam esses equipamentos.

Gerenciamento de Dados

O gerenciamento de dados representa toda a parte operacional relacionada à coleta, armazenamento e utilização de informações compartilhadas pelo sistema. Em tempos de LGPD em vigor, essa é uma das partes mais importantes da infraestrutura de TI.

Todo o processo deve ser seguro, eficiente e compatível com as diretrizes da Lei 13.709/18. Outro ponto considerado pelo gerenciamento de dados são processos internos como agendas virtuais, gerenciamento de projetos e afins.

Serviços

Serviços são todas as atividades fornecidas pela infraestrutura de TI. Do armazenamento de dados, passando pelos sistemas operacionais e pelas ferramentas que auxiliam a integração entre departamentos e também o relacionamento com o cliente.

Cabe à infraestrutura de TI garantir que todos os serviços funcionem da melhor forma. Isso inclui a escolha, instalação e manutenção de todos os hardwares, softwares e processos, de acordo com os objetivos de cada setor.

Redes

A rede é a responsável pelas conexões e suporte dos hardwares e softwares dentro da infraestrutura de TI.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Infraestrutura de TI: qual a importância para sua empresa.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This