MSP Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona

Atualizado em 02/08/2016
Por Pedro Henriques

MSP Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona

Atualizado em 02/08/2016
Por Pedro Henriques

MSP Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona. A Gestão de Ativos INDICCA é um serviço de agenda preventiva em contexto de TI. Possibilita ao gestor da Rede acompanhar de forma ON LINE os indicadores elegíveis para otimizar a administração e continuidade do funcionamento da rede. Indicadores elegíveis são STATUS de funcionamento dos equipamentos e/ou serviços. 

MSP Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona?

MSP (Managed Service Provider ou Provedor de Serviços Gerenciados)

Status podem ser:

– Ligado ou desligado;

– Temperatura;

– Qtde de uso de um determinado item como memória ou processador, determinando ou não saturação;

– Tempo;

– Qtde de erros no barramento ou porta específica de um Switch;

MSP Gestão de Ativos e Serviços é uma ferramenta de serviço centralizada no Cloud.Indicca. Monitora via internet ativos e serviços em ambiente remoto dos clientes. Este serviço é auditor de status. Pode ser customizado para acompanhar temperatura, disponibilidade e/ou saturação de ativos. Podendo também notificar via e-mail ou SMS, a cada mudança, de acordo com a programação estabelecida e contratada. Tem como “Entregável” planilhas ou painel com visão setorizada e com sinalizadores de status.

MSP Gestão de Ativos e Serviços é uma atitude que diferencia a INDICCA.COM no mercado de tecnologia. Iniciamos este protocolo de monitoramento como ação exclusiva de prevenção e melhoria da qualidade dos serviços INDICCA. O objetivo inicial era evitar interrupções inesperadas, acidentais e que provocavam insegurança e desconfiança do usuário na estrutura de TI corporativa. A Gestão de Ativos e Serviços trouxe esta eficiência na operação INDICCA.COM.

Este protocolo de prevenção evoluiu, amadureceu e hoje é uma solução integrada de Segurança da Informação monitorando ainda os indicadores de continuidade e também indicadores de serviço relativo à aplicação que elevam esta atividade de infraestrutura a camada de software, ou seja, a camada de serviço.

Veja como pode ser diferente entre ser reativo ou preventivo (MSP)

O que no início era um acompanhamento simples de funcionando ou não, mudou para um complexo controle de parâmetros. O objetivo que era especifico de disparar uma intervenção, mudou para uma agenda de atitude preventiva. Assim agora avaliamos riscos de interrupção, antes mesmo do sistema parar, estamos intervindo para garantir funcionamento continuo.

Parâmetros complexos e ativos  ainda não percebidos pela TI

  • funcionalidade de emissão de “Report”, relatórios pelo banco de dados.
  • ativos como relógios de medição inteligente de energia elétrica, atendendo requisitos do Mercado Livre de Energia
  • gestão de ataque cibernético como invasão ou tentativas de bloqueio de portas digitais;

Este “Robô” baseado em tecnologia aberta LINUX tem a função de se conectar através da INTERNET aos ativos e serviços no contexto de TI dos clientes.

Além de notificar cada processo de alteração de STATUS, permite ainda com customização de períodos pelo usuário identificar a estabilidade do funcionamento ou o registro de pontos de falha e assim permitir, mesmo não tendo presenciado, ainda assim é possível estabelecer parâmetros de qualidade e sobretudo percentual de funcionamento e de interrupção por falhas.

Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona

Gráfico acompanha a condição UP (Ligado) ou DOWN (Desligado – Não funcionando). O acompanhamento pode acontecer em períodos especificados pelo usuário, personalizando a avaliação e estabilidade do ponteiro.

O servidor WWW tem o site e toda publicação WEB disponível aos usuários internet. Também as publicações e serviços de intranet. Monitorar este serviço possibilita manter o canal de comunicação sempre aberto. Caso tenhamos uma falha, um problema, o monitoramento reduzirá o tempo de resposta, evitando interrupção do serviço

O servidor ZIMBRA é um servidor de e-mail. Como servidor mantém as mensagens e ainda é a ferramenta que envia e recebe novas mensagens. Qualquer falha, se não corrigida em tempo, irá interromper um canal de colaboração, notificação e produção da equipe. O monitoramento irá garantir um serviço em modo contínuo, sem interrupções. Se ainda assim, houver pane, com respostas rápidas.

Servidor de AD.Microsoft é um serviço de autenticação dos usuários. Qualquer falha ou mau funcionamento haverá, no acompanhamento, uma resposta de pronto e garantia do serviço funcionando.

Nobreak APC é um ativo de rede. Um ativo de contingência para falhas ou instabilidades no fornecimento de energia. Por ser provido de um sistema de processador e possibilitar acompanhamento, justifica o monitoramento. Sem monitoramento o serviço de contingência só vai ser percebido a falha, quando ele deveria atuar e não atua. Se não atua, o servidor para, os  usuários param e a produção para. O monitoramento garante atitude preventiva.

 

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Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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