Inteligência artificial – Leia aqui como é aplicada no nosso dia a dia

Atualizado em 23/01/2018
Por Claudia Cadinelli

Inteligência artificial – Leia aqui como é aplicada no nosso dia a dia

Atualizado em 23/01/2018
Por Claudia Cadinelli
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Inteligência artificial – Leia aqui como é aplicada no nosso dia a dia

Você sabe o que é inteligência artificial? Se não sabe é bom que leia sobre esse assunto, já que tudo indica que será um dos mais falados nos próximos meses.

A inteligência Artificial é o maior avanço tecnológico ligado a Ciência da Computação. Não é exatamente uma novidade, já que o conceito começou a ser estudado entre os anos de 1939 e 1945, período da 2ª guerra mundial.

Durante muitos anos, a tecnologia ficou restrita aos laboratórios, passando a ser utilizada mais intensamente com o advento da internet.

Muito da IA está relacionada hoje aos aplicativos que utilizamos todos os dias, em nossas casas, celulares e trabalho. Ela faz com que as nossas escolhas sejam mais inteligentes, e para isto utiliza a análise preditiva.

Mas o que é mesmo análise preditiva?

É a soma de várias técnicas, como por exemplo, mineração de dados, estatísticas, modelagem. Todas utilizadas para analisar os dados atuais, aprender com eles e assim nos permitir prever o futuro, nos lembrar de coisas que precisamos e queremos fazer. Por aprenderem conforme são utilizadas, estão em constante evolução.

IA não está somente relacionada a robótica, ou seja, por enquanto não vamos cruzar com um robô pela rua, como vemos em filmes. Mas já utilizamos muito, e sem perceber!

Inteligência artificial

Exemplos do uso atual da inteligência artificial no nosso dia a dia:

Iphone

Você já utilizou a Siri? Se não utilizou não perca mais tempo, é muito legal! A Siri utiliza processamento de voz para responder a todas as nossas perguntas. Você só precisa estar conectado à internet. Fala com ela que você está triste e veja o que ela vai te responder!

Google

Quando você faz uma pesquisa no Google, ele consegue preencher ou completar sua pesquisa muito rapidamente utilizando técnicas de IA, prevendo assim o que você está procurando.

Facebook

As redes sociais estão cada vez mais interativas. O facebook utiliza o reconhecimento de imagens naquele momento em que você faz um post e ele te pergunta, através de uma identificação na foto, se você quer marcar um amigo. Este é outro exemplo fantástico não é mesmo?

E-commerce

Todo processo de e-commerce utiliza IA, já que após você pesquisar por um produto na internet, os sites e redes sociais, passam a exibir para você os produtos pesquisados, além de oferecer promoções imperdíveis. Já percebeu isso?

App de rotas

Os app´s que te mostram a melhor rota ou caminho, utilizam a inteligência artificial e assim conseguem disponibilizar com muita velocidade qual é a melhor, mais curta e sem engarrafamentos. Fantástico certo? Só tome cuidado para não ir parar num lugar esquisito. A menor rota nem sempre é a melhor opção!

TV´s

Alguns fabricantes já estão utilizando IA nos aparelhos Smarth TV, fornecendo comandos de voz, aumentando assim a experiência do usuário. Imagine-se na frente da TV, pesquisando por um filme na Netflix somente por comando de voz? Eu quero uma dessas!

Chatboots

Os chatboots são destinados a automação do atendimento a clientes via chat, onde suas perguntas são respondidas em primeira instância por robôs. Mas, os chatboots não são utilizados apenas para responder e resolver problemas, já estão sendo também utilizados nas compras feitas pela internet.

Resumindo, o uso de IA é um caminho sem volta, a tendência é que nossas experiências como usuários de internet e IOT aumentem cada vez mais, trazendo evolução, agilidade e conforto ao nosso dia a dia.

Gostou? Deixe um comentário!

 

 

 

 

Claudia Cadinelli, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Inteligência artificial – Leia aqui como é aplicada no nosso dia a dia.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This