Armazenamento de arquivos com FreeNAS e Microsoft OneDrive Office 365
Centralize o armazenamento de arquivos com FreeNAS e Microsoft OneDrive
03/09/2019
DRE – Transformação Contábil
11/09/2019

Entenda por que é importante utilizar o protocolo HTTPS

Certamente, cada site da web possui um endereço, também chamado de URL. Assim como os endereços de empresas, lojas e residências nos permitem encontrar, com as informações referentes à rua, bairro e cidade, exatamente o local ao qual queremos chegar. Os endereços da web possuem, de modo geral, a mesma função – eles nos direcionam à página específica que queremos acessar. Sendo assim, para entrar em um site, digitamos no navegador sua URL correspondente e somos direcionados à página que desejamos. (importante utilizar o protocolo HTTPS)

Entretanto, quando acessamos um site, logo antes das URLs podemos encontrar as siglas HTTP ou HTTPS. É possível que o navegador oculte essas siglas e mostre apenas um cadeado ou um ícone seguido da frase “não seguro”. Essas siglas e indicações se referem a protocolos de transferência de dados. Todavia, é através desses protocolos que o cliente (o computador ou dispositivo que deseja acessar o endereço web) é capaz de se conectar ao servidor que abriga o site. Esse servidor é o responsável pelo armazenamento de todas as informações do site e é ele que as envia para quem deseja acessar a página. Portanto, quando um site está fora do ar, pode ser que o problema esteja no servidor, com falhas de conexão, por exemplo. Geralmente, para minimizar esses tipos de problemas, são empresas especializadas que cuidam dessa hospedagem, em data centers bem estruturados.

Hospedagem, em data centers bem estruturados.

Dessa forma, quando o cliente insere a URL para acessar uma página online, o computador envia uma série de requisições para o servidor. O servidor responde as requisições e permite o acesso do cliente ao site e aos recursos oferecidos pela página. Toda essa comunicação é feita através dos protocolos de transferência de dados, que foram criados. Justamente, para padronizar a linguagem da world wide web. Nesse sentido, existem dois tipos de protocolos. O Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), que é mais antigo. O Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro (HTTPS), desenvolvido para fornecer segurança adicional à navegação online. (importante utilizar o protocolo HTTPS)

HTTP versus HTTPS (importante utilizar o protocolo HTTPS)

Aliás, o protocolo HTTP foi criado na década de 90 para a transferência de dados na internet. Era a partir dele que a comunicação online era feita, entre clientes e servidores. Sem o protocolo e a padronização da comunicação na web, não seria possível haver diálogos fluidos entre cliente e servidor e, portanto, os conteúdos online poderiam ficar inacessíveis ou, quando disponível, o acesso poderia ser instável. É impossível transferir dados de forma eficiente sem uma boa comunicação. Por isso, o Protocolo de Transferência de Hipertexto é tão importante para a navegação na web.

Entretanto, esse protocolo possui falhas. Um dos maiores problemas do protocolo HTTP é a sua vulnerabilidade. Como não possui criptografia, a comunicação entre cliente e servidor pode ser interceptada e decodificada por hackers. Nesses casos, é comum o roubo de informações do usuário, principalmente em sites de compras, onde são inseridos dados pessoais e informações sobre cartões de crédito.

Com o desenvolvimento e o aprimoramento da computação, principalmente nas últimas décadas, surgiu o protocolo HTTPS. O protocolo HTTPS é uma junção do protocolo HTTP ao sistema SSL/TLS, oferecendo mais segurança aos usuários da rede mundial de computadores. (importante utilizar o protocolo HTTPS)

Sistema SSL/TLS

Ademais, o SSL/TLS é um protocolo de segurança que utiliza criptografia para transmitir dados. A criptografia transforma a informação através de um algoritmo, sendo necessário possuir a chave para decodificar os dados. No caso do protocolo HTTPS, na criptografia simétrica, quando um cliente se conecta a um servidor é gerada uma chave exclusiva para aquela conexão. Isso evita que invasores consigam decodificar as mensagens, já que apenas cliente e servidor possuem a chave. Além disso, o protocolo SSL/TLS possui uma série de propriedades adicionais, como a verificação de integridade das mensagens, que previne a perda ou alteração de dados. Dessa forma, o certificado SSL/TLS, ou certificado de segurança, comprova a identidade do site e confere autenticidade ao domínio.

Por isso, quando acessamos um site que utiliza o protocolo HTTPS, podemos ver o ícone de um cadeado na barra URL do navegador. Esse cadeado simboliza a conexão segura do protocolo HTTPS, marcada pela criptografia e medidas de segurança adicionais na transmissão de dados.

Já os sites que utilizam o protocolo HTTP apresentam, antes da URL, a frase “não seguro”, que alerta sobre a vulnerabilidade do HTTP e a possível interceptação de dados.

Navegação não segura HTTP

Embora o navegador alerte sobre a navegação não segura dos protocolos HTTP, isso não significa, que os dados serão acessados por hackers ou que o usuário será alvo de ações virtuais maliciosas. Aliás, muitos sites ainda não migraram para o protocolo HTTPS. Para acessá-los, é preciso utilizar ainda o protocolo HTTP. Da mesma forma, apenas a utilização do protocolo HTTPS não garante a segurança da navegação. Pessoas ou organizações mal-intencionadas podem, conseguir o certificado SSL/TLS. Então, mesmo que terceiros não consigam interceptar os dados da sua comunicação com o servidor, os dados inseridos podem ser utilizados, de forma maliciosa. Além disso, podem existir certificados e servidores falsos, que forjam uma conexão segura.

Todas as dicas para uma navegação segura continuam válidas, mesmo que o site utilize o protocolo HTTPS. Não insira suas informações pessoais em sites de autenticidade duvidosa. Pesquise a reputação e a confiabilidade das lojas online antes de realizar compras. Tenha cuidado ao acessar links e URLs recebidas por e-mail ou mensagens e mantenha sempre o navegador atualizado. E, claro, possua um bom antivírus instalado no computador.

Por que utilizar o protocolo HTTPS em seu site (importante utilizar o protocolo HTTPS)

Diante das proteções adicionais oferecidas pelo protocolo HTTPS, pode-se perceber por que é mais vantajoso acessar domínios que contem com esse tipo de transmissão de dados. Mas o protocolo HTTPS também é a melhor opção para quem possui sites, sejam eles de empresas, lojas, profissionais autônomos ou de qualquer outro tipo. Afinal, garantindo mais segurança aos dados dos usuários, esse protocolo confere mais confiabilidade ao domínio. Se consolidando como um domínio confiável, o site tem mais chances de atrair o público. Além disso, muitas pessoas podem ficar relutantes em acessar domínios com o protocolo HTTP, mesmo que tenham boas avaliações e uma reputação sólida.

Para receber todas as orientações relativas ao protocolo HTTPS e à segurança de dados, conte sempre com uma empresa especializada em TI, como a Indicca. Ela saberá indicar e implementar as melhores opções em computação para a sua empresa.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você