firewall-pfsense-indicca

Firewall PF Sense: um bom investimento

Atualizado em 03/08/2021
Por Pedro Henriques

Firewall PF Sense: um bom investimento

Atualizado em 03/08/2021
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em nosso texto mais recente aqui no Blog conversamos sobre os aplicativos de segurança para a sua rede. Falamos sobre alguns ataques que sua rede pode sofrer e algumas medidas de segurança que podem ser tomadas, como investir em um bom antivírus e o serviço de Firewall PF Sense.

Hoje, vamos conversar mais especificamente sobre o serviço de Firewall e o que faz. O Servidor Firewall é um serviço que gera uma barreira de proteção entre a sua rede e o “mundo externo”. Desta forma, os dados e informações da sua empresa não estarão publicamente ao alcance de ataques.

Como isso é possível?

Para que um conteúdo passe pela “barreira de proteção” do firewall, ele deve atender a uma série de medidas de segurança, estipuladas através da política de segurança do software. Dessa forma, algo só pode trafegar na rede se estiver de acordo com essas políticas. Esse monitoramento, no entanto, é feito de forma cuidadosa, pois, ao mesmo tempo em que o firewall deve barrar o que é potencialmente perigoso, o tráfego de dados da rede e o fluxo de informações não devem ser prejudicados.

Lembrando que as medidas de segurança e as políticas devem ser definidas em um trabalho conjunto entre a equipe de TI e o usuário/cliente. As políticas de segurança não são para prejudicar o bom andamento do trabalho na empresa, mas sim garantir mais segurança. Sendo assim, as regras serão adaptáveis a cada demanda do usuário e cabe ao técnico aproximar a expectativa do usuário às possibilidades dadas pelo software. Quais conteúdos entram e saem da sua rede, por exemplo.

Este servidor de barreira também pode ser executado pelo equipamento Mikrotik que tem custo mais baixo e falaremos dele futuramente.

Conheça mais sobre o Firewall PF Sense aqui

Já falamos também sobre a importância de manter os softwares e aplicativos atualizados para a proteção do ambiente e dados. Em julho deste ano, a Netgate, empresa responsável pelo firewall opensource PF Sense, lançou a versão 2.5.2 do pfSense CE, com correções de bugs, segurança e melhorias no sistema.

A nova versão teve excluído o suporte do kernel ao Wireguard, mas disponibiliza seu uso através de pacote experimental e com suporte a novos hardwares.

Se sua empresa tem interesse na tecnologia de segurança Firewall PFSense, entre em contato com a Indicca para que possamos avaliar sua rede e estrutura e avaliar o melhor caminho.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Firewall PF Sense: um bom investimento.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This