Firewall_pfSense__entenda_como_funciona_essa_solucao_de_seguranca_Indicca

Firewall pfSense: entenda como funciona essa solução de segurança

Atualizado em 30/12/2020
Por Pedro Henriques

Firewall pfSense: entenda como funciona essa solução de segurança

Atualizado em 30/12/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como você mantém sua rede em segurança? Sua empresa já utiliza algum tipo de Firewall pfSense para manter seus arquivos mais importantes livres de ataques e outros tipos de danos? Pensar na segurança da rede sempre foi importante e agora, com a LGPD em vigor, essa se tornou uma atitude indispensável.

Um firewall é uma solução de segurança que funciona como uma espécie de portal/filtro entre as redes interna e externa. Ele é responsável por analisar tudo que está transitando entre as redes, a fim de permitir a entrada apenas do que é seguro e a saída apenas do que é permitido.

Além de controlar o fluxo de dados, o firewall ainda garante que tudo o que transita pela rede protegida será mantido em sigilo.

As soluções de segurança baseadas em firewall podem ser feitas tanto por hardwares como por softwares. O pfSense, do qual vamos falar aqui, é uma solução de segurança firewall baseada em software.

Conheça a solução firewall pfSense

O pfSense é uma distribuição customizada, livre e open source (de código aberto) do projeto FreeBSD. Segundo os próprios criadores “ele foi desenvolvido para ser utilizado como um firewall ou roteador, inteiramente gerido por uma interface web fácil de usar”.

Sabe qual a maior vantagem do pfSense? Ele é totalmente gratuito e ainda assim possui alto nível de segurança. Apesar de serum sistema operacional baseado em FreeBSD, ele é utilizado como firewall e roteador.

A característica open source (código aberto) do pfsense permite que ele seja totalmente personalizado de acordo com as necessidades do usuário. Dessa forma você terá um firewall gratuito e capaz de atender às especificidades da sua empresa.

O software possui dashboard e interface configuráveis e excelentes recursos de filtragem. No dashboard do PfSense você pode configurar as informações e atividades que serão mostradas, permitindo um controle e monitoramento completo da sua rede. A customização é potencializada pela imensa variedade de pacotes software disponíveis no mercado. Todos capazes de acrescentar novas funcionalidades de segurança.

Normalmente, quando você adquire um firewall ele já vem com o hardware, porém com o pfSense você pode utilizar o hardware appliance de sua preferência. Para quem não sabe, um appliance é um computador pré-configurado para executar tarefas específicas.

Appliance

Um appliance pode servir para ser um sistema de caixa registradora e leitor de código de barras, um centro de multimídia, um centro de controle de um sistema de automatização doméstica, para compartilhar a conexão com a Web ou como um firewall para a rede, e assim por diante.

Além de tudo o pfSense é considerado muito leve, estável e fácil de utilizar, portanto exige apenas requisitos básicos de hardware. Mais economia para você.

O firewall pfSense oferece três opções para conectividade de VPN – IPsec, OpenVPN, e PPTP que são os principais protocolos de VPN usados no mercado. Na parte de monitoramento é possível obter um relatório de todos os usuários conectados via VPN em tempo real, como também permite interromper uma conexão específica.

Outra grande vantagem do firewall pfSense é a alta disponibilidade proporcionada pela combinação de CARP, pfsync, e a sincronização de configurações. A partir desses recursos você pode configurar dois ou mais firewalls formando um grupo de falha.

Dessa forma, se o firewall primário ficar offline o secundário se torna ativo de forma automática. O pfSense permite a sincronização de configurações, assim qualquer alteração de configuração feita no primário, será automaticamente sincronizada no firewall secundário.

Essa característica é importante para evitar interrupções de rede caso haja algum evento negativo. Dessa forma a produtividade da empresa não é impactada e o trabalho pode continuar normalmente.

Mais benefícios da utilização do firewall pfSense

  • O primeiro benefício do pfSense é ser um software totalmente gratuito;
  • O pfSense é considerado um firewall UTM (Unified Threat Management ou Gerenciamento Unificado de Ameaças);
  • Ele permite manter todas as filiais conectadas como se fossem uma única rede por meio da VPN:
  • Possui uma interface WEB fácil de ser utilizada;
  • Realiza filtragem de conteúdo;
  • Possibilita priorizar comunicações a partir da modelagem do fluxo de dados;
  • Permite que você consiga enxergar o ambiente em tempo real;
  • A licença aberta possibilita que você customize o pfSense de acordo com as necessidades da sua empresa;
  • Um firewall antispam, antispyware, antivírus e detector de intrusos.
Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Firewall pfSense: entenda como funciona essa solução de segurança.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This