FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada?

Atualizado em 06/03/2018
Por Pedro Henriques

FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada?

Atualizado em 06/03/2018
Por Pedro Henriques

FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada? A feira acabou, os visitantes estão retornando ou já foram embora. Qual será o próximo passo? Criar um ambiente na INTERNET, estabelecer uma conexão continuada? Esta ação pode ser uma excelente opção de encaminhamento. Estabelecer mais que uma conexão, criar um relacionamento de parceria e através da INTERNET em processo de Marketing Digital e promover a Transformação Digital dos negócios.

FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada?

O que aconteceu na FEMUR 2018:

  1. Criou-se um ambiente de negócios presencial. Gente falando com gente;
  2. Mostrou o que está produzindo e como está entregando sua marca;
  3. Fechou negócios ou estabeleceu intensões de contratos ou de pedidos;
  4. Estabeleceu contatos e a primeira impressão aconteceu;
  5. Recebeu cartões de visita e tem os dados de contato;
  6. Cadastrou os dados da rede social e tem como estar próximo e manter este relacionamento;

A feira aconteceu e é bem mais fácil avaliar e planejar projetos físicos e presenciais. A internet é ainda um contexto subjetivo e complexo. Mas já vivemos este momento e mesmo sem perceber estamos conectados. Conectados de forma digital. Conectados por  laços de família, amizade e também por questões de negócios. Estamos conectados via Rede Social e até por conexão do serviço de Mensagem do WhastAPP. Então, no Pós Feira melhor avaliar como manter esta energia da feira funcionando. Criar uma comunicação efetiva e criar laços com os contatos da FEIRA e transformá-los em clientes Fãs do nosso negócio.

Criar laços com os contatos da FEIRA

O que pode ser feito no Pós Feira para manter a conexão com os Visitantes e Clientes:

  • Ser rápido, na velocidade da INTERNET, para responder seu usuário, seu cliente e o cliente do seu cliente;
  • Ter conteúdo que fale com cada um de forma específica;
  • Criar conteúdo que fale da experiência de cada uso focado em cada perfil de cliente; Faça quantos perfis tiver;
  • Como qualquer amigo ou família, seu cliente, precisa ter assunto com o seu negócio. Crie um contato HUMANO para estar à frente desta comunicação;
  • Não deixe a energia da feira desaparecer, agora é hora de criar este ambiente de diálogo digital. Quanto mais rápido começar melhor;

A INTERNET pode ser este caminho de comunicação e aproximação. Para isto devemos lembrar que somos Pessoas falando e cativando Pessoas. A comunicação é digital e precisa levar emoção. Sem emoção a comunicação é fria e não gera resultados.

O que precisa existir para que a INTERNET seja este ambiente de comunicação e relacionamento com seus clientes:

  • ter um site, um endereço da sua empresa na INTERNET;
  • ter um canal no Youtube com os vídeos que tem produzido;
  • ter endereço na Rede Social, lembrando que a rede social é um ambiente de terceiro, que pode e deve ser utilizado, mas não é seu;
  • estabelecer no site um ambiente de comunicação com o cliente;
  • criar conteúdo que fale diretamente com cada tipo de cliente, inclusive, no caso da indústria, com o cliente do seu cliente

Quer ter um site? veja como é fácil, acesse aqui

Sim é importante entender das ferramentas e como utilizá-las. A retórica, o que vai ser transmitido, a mensagem, precisa levar o calor de uma conversa presencial. Ter no propósito entender como emocionar o destinatário. Só assim estará estabelecendo uma relação duradoura e que poderá motivar a manutenção dos negócios.

FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada?

Neste contexto de INÍCIO de NOVA TEMPORADA, valem algumas reflexões:

  1. O que o cliente veio procurar?
  2. Como o cliente se comportou diante do que foi apresentado?
  3. O cliente estava ligado no PRODUTO, na INDÚSTRIA ou na possibilidade de estreitar o relacionamento com a fábrica?
  4. O cliente prefere ser contactado por
    1. Visita direta do vendedor;
    2. E-mail;
    3. Telefone;
    4. Whatsapp;

O cliente veio procurar algo. Isto é uma verdade, ele se deslocou até a feira em busca de novidades. Se deixarmos isto de lado e formos apresentar o que está no planejamento, vamos perder tempo e a paciência do cliente. O cliente normalmente não quer saber do produto, mas de como irá estar engajado com o negócio e problemas deles. Por isto é tão importante escutar o cliente e validar sempre o que ele procura e deseja. Se falarmos o que ele quer escutar, a chance de estabelecer um relacionamento comercial será muito garantida.

Claro que talvez o VISITANTE ainda não seja um cliente, o que fazer para isto acontecer:

  • Monitorar o cliente;
  • Informar sobre novidades de tecnologia embarcada no produto;
  • Informar das possibilidades de comunicação com a Indústria, sendo isto uma canal de múltiplos dispositivos e ágil;
  • Demonstrar que está engajado com ele que está no FRONT (linha de frente), loja & Cliente Final;

FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada?

Ao final do evento, todo o relacionamento da feira precisa ser trabalhado. O calor da feira ainda está fluindo e deixar esfriar não deve ser uma opção.

Se for um prestador de serviço que se conectou com a indústria, faça o máximo para este momento se transformar em parceria. Crie uma conexão através de notificações, de esclarecimentos, de DICAS de como fazer melhor. Trabalhe para que outros momentos aconteçam. Trabalhe para realizar mais negócios.

Se for a INDÚSTRIA e está cheio de contatos que não são clientes é hora de programar um e-mail marketing para agradecer a visita e se posicionar disponível. Se o cliente deixou o telefone, ligue. Se o cliente deixou o e-mail, adicione na lista do e-mail marketing e envie de forma personalizada a correspondência. Identifique a empresa e o nome dele na correspondência. Se o cliente deixou o contato Whatsapp faça uma lista de transmissão. Mas lembra aí, que o agradecimento deverá ser personalizado, então deverá ser individual.

Se for a INDÚSTRIA e está cheio de contatos CLIENTES, seja ainda mais rápido no agradecimento. Lembre-se que além da sua INDÚSTRIA, o cliente viu os concorrentes e um deles pode estar tomando a atitude do parágrafo acima.

Estabelecer o segundo contato é muito relevante, vale como o TEMPO DA PIADA, se demorar muito não vai acontecer a graça. O segundo contato precisa já aproximar e criar vínculo. O visitante da feira tinha propósito de negociar com a INDÚSTRIA. Isso não é dúvida. A dúvida pode ser se que ele vai ser seu cliente? Uma Dicca da Indicca importante é segmentar o cliente para que a conversa, mesmo automatizada, pareça ser personalizada. Não dá para atender um Lojista de grande centro como um de um pequeno centro. Ou um cliente pequeno com dicas para cliente grande.

Sempre é bom lembrar que se estamos falando de informações, elas precisam ser guardadas. Para isto existe a Solução do Backup na Nuvem

Femur 2018 - Fábrica de Site - Transformação Digital

 

 

 

 

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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