Conheca_o_Wsus_-_Sistema_de_Atualizacao_Microsoft_Indicca

Conheça o Wsus – Sistema de Atualização Microsoft

Atualizado em 02/03/2021
Por Pedro Henriques

Conheça o Wsus – Sistema de Atualização Microsoft

Atualizado em 02/03/2021
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça o WSUS – Windows Server Update Services – é um programa desenvolvido pela Microsoft a fim de facilitar a vida dos administradores de TI quanto a implantação de atualizações mais recentes dos produtos Microsoft.

A utilização do WSUS no meio empresarial, possibilita um gerenciamento total das atualizações disponíveis. Com isso, facilita a distribuição dessas atualizações por todas as máquinas ligadas à rede. Quer saber como tirar proveito dos recursos WSUS e garantir uma Atualização Windows constante e eficaz para a sua empresa? Só continuar a leitura deste artigo.

A importância da Atualização Windows – Conheça o Wsus

Manter o sistema operacional dos computadores sempre atualizados é uma questão de segurança. Sistemas desatualizados são a chance perfeita para que criminosos cibernéticos realizem ataques ransomwares e outros tipos de ciberataques.

A atualização do Windows, e também dos programas antivírus, é uma das formas mais eficazes de manter a rede em segurança. Isso porque as atualizações de aplicações e do sistema como um todo, são realizadas justamente em busca da correção de falhas e bugs capazes de comprometer o funcionamento e a segurança da rede.

Em ambientes corporativos a segurança da rede é algo indispensável e que deve ser considerada todos os dias. Além disso estar em dia com todas as diretrizes da LGPD, garantir a segurança da informação é garantir o sucesso no andamento dos negócios.

A atualização de sistemas e programas, feita durante o expediente, atrapalha o andamento das atividades pois necessita que as máquinas fiquem sem uso durante o processo. A atualização fora do expediente demanda a disponibilidade de um funcionário para acompanhar o processo e desligar as máquinas.

O WSUS é indispensável nesse cenário pois automatiza os processos relacionados à implantação de atualizações. A automatização elimina a necessidade de mão de obra específica para essa atividade, elimina dores de cabeças relacionadas a processos de segurança e garante o bom funcionamento da rede.

WSUS e a Atualização Windows em Ambientes Corporativos

O Windows Server Update Services é uma solução perfeita para ambientes corporativos. Decerto tem a função de baixar as atualizações disponíveis no site da Microsoft e distribuí-las para todos os computadores da rede. Independente de as máquinas estarem ou não sob um mesmo domínio, todas elas recebem as atualizações por meio do WSUS.

O WSUS pode ser implementado na rotina de empresas de pequeno e médio porte de forma simples, com apenas um servidor conectado diretamente ao Microsoft Update. Portanto, o Update é que fornece as informações sobre atualizações disponíveis.

Para empresas de grande porte e alta demanda, é possível implementar vários servidores WSUS, sendo que pelo menos um deve estar conectado ao Microsoft Update. Neste caso todos os servidores estarão sincronizando as atualizações disponíveis para o Windows e realizando a distribuição entre os produtos Microsoft presentes na rede.

O servidor WSUS que atua como fonte de atualização é chamado de servidor upstream.  Como administrador você pode determinar, com base na segurança e na configuração da rede, quantos outros servidores WSUS se conectam diretamente ao Microsoft Update.

Uma grande vantagem do Windows Server Update Service é a economia em termos de dados de internet para atualização. Como apenas o servidor central consome internet, a velocidade é pouco alterada e o trabalho pode continuar com a produtividade habitual.

Modos de Utilização do WSUS – Conheça o Wsus

O Windows Server Update Services possui duas formas de utilização: o modo autônomo e o modo réplica.

WSUS Modo Autônomo

Nessa forma de trabalho do WSUS, um servidor upstream compartilha as Atualizações Windowscom os servidores downstream enquanto ocorre a sincronização. Assim os servidores são administrados separadamente, não recebem aprovação nem status de grupos de computadores.

WSUS modo réplica

O modo réplica, também conhecido como modo de administração centralizada, compartilha as atualizações, os status e os grupos de computadores com os servidores downstream.

Os servidores de réplica não são administrados separadamente e herdam as aprovações de atualização dos programas e do sistema operacional Windows.

Vamos esclarecer dois novos termos que surgiram no texto: WSUS Upstream Servidor – servidor WSUS que sincroniza atualizações diretamente com a Microsoft por meio do Microsoft Update. WSUS Downstream Servidor – servidor WSUS que sincroniza suas atualizações com um servidor WSUS Upstream Servidor.

Também é possível organizar os servidores WSUS por grau de hierarquia. Sincronizando servidor com servidor ao invés de diretamente com o Microsoft Update. Essa sincronização garante que as atualizações serão baixadas de uma só vez, evitando vários downloads separados e distribuindo todas juntas pelas estações de trabalho.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça o Wsus – Sistema de Atualização Microsoft.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This