Rede_em_Cluster_e_Microsoft_Hyper-V_melhore_o_desempenho_da_sua_empresa_Indicca

Rede em Cluster e Microsoft Hyper-V: melhore o desempenho da sua empresa

Atualizado em 08/09/2020
Por Pedro Henriques

Rede em Cluster e Microsoft Hyper-V: melhore o desempenho da sua empresa

Atualizado em 08/09/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cluster é a união de vários processadores para se comportar com um. Ganhando assim em robustez e reduzindo a possibilidade de falhas. Valendo que melhora a performance.

A palavra cluster, do inglês “grupo” ou “aglomerado”, é usada para indicar um conjunto de dois ou mais computadores que funcionam de forma única. Ou seja um único sistema.

É possível fazer com que quaisquer tipos de computadores funcionem em cluster. Assim basta escolher o programa correto para aplicar essa função. As máquinas passarão a dividir entre si as atividades. Desta forama compartilham os processos a serem executados. Em outras palavras, o resultado, faz com que todo processamento seja único. Compartilhando a execução de forma simultânea.

Cada um dos computadores que fazem parte do cluster recebe o nome de nó. Independentemente da quantidade de nós (máquinas), que compõem o cluster, é importante que ele seja transparente. Essa transparência é o que permite a visualização pelo usuário, ou por outro sistema, que necessita do processamento realizado como um único computador.

A solução de rede baseada em cluster permite a utilização conjunta de computadores de médio desempenho para suportar o processamento de programas e aplicações que exigem alto desempenho. Dessa forma o usuário não precisa investir, de forma imediata, em máquinas superpoderosas nem em servidores ultra sofisticados, podendo economizar para investimentos futuros.

É importante que os nós estejam conectados por tecnologias de rede conhecidas. Isso vai facilitar sua vida em relação a custos e manutenção. É importante também se atentar para a possibilidade de retirada ou inclusão de nós com o cluster em pleno funcionamento.

Essa mobilidade em tempo real é extremamente importante pois permite a remoção e a manutenção de máquinas com mal funcionamento sem comprometimento das atividades em andamento.

Vantagens da rede de computadores

Manter uma rede em cluster é bem mais barato. Muito mais barato do que manter um único supercomputador desempenhando todas as tarefas necessárias. Dessa maneira você pode possuir nós (máquinas) simples, e de baixo custo, e formar um cluster a partir delas.

Além disso o cluster pode ser facilmente expandido. Para ampliar sua capacidade basta adicionar um novo nó. As tarefas serão automaticamente redistribuídas sem a necessidade de novas configurações. E por fim o cluster estará sempre disponível. Mesmo que haja mal funcionamento em um nó, os demais continuarão suprindo a sua ausência.

Exemplos de utilização de clusters

Os clusters de hospedagem de sites buscam performance. Por exemplo, podem ser utilizados para fornecer ambientes mais rápidos. Em outras palavras com mais escalabilidade. Funcionando como um único servidor.

Para os serviços de Armazenamento em Nuvem um cluster se apresenta como uma solução simples e econômica, que permite usar vários servidores interconectados. Já as empresas podem se beneficiar do cluster rodando-o em sua rede local e conseguindo usar seus programas do dia a dia com muito mais rapidez e agilidade.

Qualquer empresa que precise de muitas máquinas funcionando perfeitamente e ao mesmo tempo, como call centers por exemplo, conseguem oferecer mais poder e escalabilidade a custos acessíveis utilizando computadores em cluster. A empresa também pode adicionar computadores ou máquinas virtuais conforme a necessidade surge.

Microsoft Hyper-V: uma solução prática para cluster

O Microsoft Hyper-V é uma solução capaz de transformar sua rede de computadores em um cluster de forma rápida e simplificada. O Hyper-V possui diferentes funcionalidades de clusters. Confira:

  • Cluster Shared Volumes: ou Volumes Compartilhados do Cluster (CSV). Um recurso que permite que múltiplos nós de um CSV acessem concorrentemente um único volume compartilhado.

O CSV fornece completa transparência e os nós realmente possuem um disco. Se uma VM está armazenada em um arquivo em um CSV, você pode movê-la para outro nó do cluster de failover sem a necessidade de qualquer unidade alterar a propriedade. Não é necessário desmontar e remontar o CSV.

Usando CSV, você pode configurar o cluster de máquinas virtuais para as Quick Migration e Live Migration.

  • Live Migration: esse é um failover. Um grupo de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de aplicações e serviços em um ambiente. Nesse ínterim os nós são conectados por cabos físicos e por software.

Live Migration

Se um dos nós do cluster falhar, outro nó começa a fornecer o serviço automaticamente e sem interrupções. Decerto, o Live Migration permite mover máquinas virtuais de um nó do failover cluster para outro no mesmo cluster. Dessa forma o usuário nem percebe qualquer mudança ou qualquer interrupção.

Além disso, o Hyper -V possui um armazenamento de VM dinâmico que inclui suporte para o “Hot Plug-in” do armazenamento e suporte para “Hot Removal” de armazenamento. Você também pode reconfigurar o armazenamento das máquinas virtuais facilmente. A funcionalidade de armazenamento virtual dinâmica suporta adição e remoção de discos rígidos e discos físicos enquanto a máquina virtual está em execução.

O desempenho do Virtual Hard Disk, VHD, é quase idêntico ao rendimento nativo e o Hyper-V. O VHD suporta até 64 processadores lógicos e pode executar até 384 VMs com até 512 processadores virtuais. Quando implantado em um cluster de failover o Hyper-V pode suportar até 1000 máquinas virtuais com até 384 máquinas virtuais por host.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Rede em Cluster e Microsoft Hyper-V: melhore o desempenho da sua empresa.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This