Cidade de inteligente é aquela que está conectada aos cidadãos forma fácil, onde todos tem acesso aos serviços e direitos. Um APP é portal de conexão do usuário com provedor. Ter um APP é sinal de atitude de transparência e até de aproximação. Cidade inteligente tem APP pra todos os gostos!
Lendo a itforum365 com registro da prefeitura de Jundiaí, eles lançaram um APP para se conectar aos usuários. A informação no tempo do usuário, disponível na velocidade do toque no celular. Uma mudança de paradigma, pois, até então, o usuário tinha que ir ao poder público. Um APP para levar ao usuário o serviço, sem ele precisar sair do lugar.
O aplicativo de Jundiaí está disponível em Android e IOS. Provavelmente nem todos os serviços estarão disponíveis em um curto espaço de tempo, mas a intenção por certo, é que esteja.
O mais legal desta atitude é facilitar o acesso, que pode até ser para escutar a opinião e assim atender demandas dos cidadãos. Será que o objetivo é esse também?
A fila é um dos valores mais inoportunos que um cidadão possa ter que enfrentar, e o APP, que está na sua mão, não tem fila para acessar!
Segundo o texto da itforum365, o APP pretende maximizar e facilitar a comunicação, interação e integração com a comunidade. Tudo que o cidadão distante da burocracia deseja ter. Pelo menos eu, como cidadão, gostaria que os serviços fossem menos burocráticos.
Cidade inteligente tem APP
O exemplo da cidade de Jundiaí poderia se tornar obrigatório para outras cidades. A aproximação com o cidadão é uma necessidade e a transparência, uma demanda URGENTE.
A transformação digital vem gerando ganhos tecnológicos, nem sempre complexos, embora acessar um celular pareça que o ser. O advento das redes sociais vem tornando mais popular a condição de uso e de usabilidade. Assim, o usuário, sempre resistente, já habituado com o toque, com as funcionalidades de outros aplicativos de seu interesse pessoal, tem a facilidade de acessar mais um.
A transformação digital vem criando uma convergência de serviços para a mão do usuário que está conectada via smartphone e suas diversas formas de estar ligado a internet.
O texto completo que motivou este post está na IFFORUM365.
A expectativa é que este modelo de transparência e de aproximação, seja seguido por outros governos. A condição tecnológica é uma realidade, e a transformação digital uma condição que parece não ter volta. O melhor então, é se adaptar a nova realidade!