Melhore_suas_chamadas_de_vídeo_utilizando_o_Microsoft_Teams_Indicca

Melhore suas chamadas de vídeo utilizando o Microsoft Teams

Atualizado em 14/07/2020
Por michele indicca

Melhore suas chamadas de vídeo utilizando o Microsoft Teams

Atualizado em 14/07/2020
Por michele indicca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As chamadas de vídeo sempre estiveram disponíveis, mas nunca foram tão utilizadas como são atualmente. Chamadas de vídeo utilizando o Microsoft Teams. Isso porque o distanciamento social, forçado pela pandemia, mudou por completo as relações institucionais e pessoais. Enquanto tantos utilizam as vídeo chamadas para manter contato com família e amigos, muitos outros lançam mão desse recurso para trabalhar.

As reuniões empresariais, antes feitas em salas com grandes mesas e muitas pessoas em volta, agora são realizadas em vídeo chamadas pelo computador.As salas de aula também estão tendo que se adaptar à nova realidade e muitas escolas realizam aulas à distância, o famoso EAD, utilizando recursos de vídeo ao vivo.

Para reuniões mais informais e pessoais, qualquer aplicativo de chamada de vídeo pode ser suficiente. Ligações em vídeo pelo whatsapp ou instagram, por exemplo, podem suprir a necessidade de um contato imediato com aquele amigo ou familiar que está distante. Mas quando se trata de uma chamada profissional, é preciso se atentar a diversos detalhes e funcionalidades.

Chamadas de Vídeo Profissionais

Chamadas profissionais geralmente precisam comportar um grande número de pessoas em uma única “sala”. Além de também demandarem alguns recursos como chat, compartilhamento de arquivos, entre outras necessidades. Por isso é necessário que se utilize programas mais profissionais como o Microsoft Teams, por exemplo, uma ferramenta completa em recursos para trabalhos online e em equipe.

O Microsoft Teams é um integrante do já conhecido conjunto de serviços e aplicações em nuvem Office 365. O Teams segue a linha do 365 e tem como características principais o aumento da comunicação e a potencialização nos trabalhos remotos feitos de forma colaborativa.

Chamadas de vídeo com a empresa inteira utilizando o Teams

A ferramenta Teams permite a realização de trabalhos em equipe e chamadas de vídeo com todos os recursos que você e sua equipe precisam. Para facilitar ainda mais o dia a dia você pode criar equipes dentro do Teams. Dessa forma você pode separar seu time por setores, por exemplo, facilitando a comunicação e a visualização dentro do aplicativo. Para criar as equipes basta cadastrar as pessoas que trabalham com você por e-mail. No momento em que você iniciar uma chamada de vídeo, você encontrará a opção “convidar pessoas”, dessa forma basta selecionar os membros da equipe que estão cadastrados.

Caso haja pessoas que não estão cadastradas basta clicar no botão de link da reunião e enviar o convite por e-mail. As pessoas convidadas para participar das chamadas de vídeo não precisam criar uma conta no Teams. Basta que elas cliquem no link para ingressar como convidadas. A tecnologia de vídeo do Teams é a mesma do já conhecido Skype.

A versão gratuita do Microsoft Teams permite a criação de equipes com até 300 membros. Isso significa que muitos poderão realizar chamadas de vídeo com a empresa inteira de uma única vez, sem precisar gastar recursos extras. Excelente para momentos de alinhamento geral, por exemplo. As maiores limitações das chamadas de vídeo do Teams, versão gratuita, são a ausência de gravação e armazenamento de chats, além da restrição de arquivos a 10GB por time e 2GB por usuário.

Recentemente a Microsoft anunciou algumas atualizações que vão deixar as chamadas de vídeo ainda mais completas e funcionais. Uma das novidades é a possibilidade de visualização de até 49 pessoas em uma única tela durante a chamada. Atualmente é possível visualizar somente nove membros por tela.

Chamadas de vídeo Utilizando o Microsoft Teams para escolas

O Microsoft Teams possui a versão “For Education”, desenvolvida especialmente para ser utilizada como “sala de aula”. A pandemia afetou também a educação, forçando todas as instituições de ensino ao redor do mundo a fecharem suas portas e se adaptarem de alguma forma ao EAD (ensino à distância). Dessa forma, a utilização dos recursos disponibilizados pela Microsoft pode ajudar na adaptação e na melhoria do ambiente virtual de sala de aula.

Assim como a versão convencional, o Teams for Education também vai receber novidades para as chamadas de vídeo em 2020. Com a criação do recurso Breakout Rooms, os estudantes vão poder se reunir e colaborar em chamadas de vídeo para grupos menores. Esse recurso permite que os professores peçam e acompanhem a realização de atividades colaborativas em tempo real. Além deste, será disponibilizado também um recurso equivalente a levantar a mão em sala de aula.

Com este recurso os alunos selecionam o botão “levantar a mão” e uma mãozinha fica ativada no canto da tela até que o professor selecione aquele aluno, permitindo que ele fale. Outro recurso é o relatório de presença. Os relatórios vão facilitar a missão dos professores de acompanhar quais são os alunos que comparecem às aulas e medir sua frequência. O recurso, chamado Class Insights, vai fornecer um relatório detalhado sobre as aulas e o engajamento dos alunos.

O Teams também receberá novas opções para impedir que estudantes iniciem chamadas de vídeo sem a presença de professores e limitem quem pode estar presente. Tudo isso além da criação de uma sala de espera para verificar quem está tentando participar.

Reinvente as formas de trabalho com as chamadas de vídeo utilizando o Microsoft Teams

O trabalho remoto, mesmo que de forma forçada e inesperada, acabou revelando uma realidade que muitas empresas relutavam em enxergar. O home office é um formato muito vantajoso e produtivo quando a empresa trabalha com uma hierarquia horizontal, baseada em confiança, disponibilização de recursos e possui funcionários motivados.

Passada a fase da adaptação, diversas empresas já decidiram que não voltam mais a uma sede fixa. O home office será o modelo de trabalho adotado de agora em diante. Dessa forma o ambiente de trabalho colaborativo virtual é a nova realidade e as chamadas de vídeo são as novas salas de reunião. Cada um no conforto da sua casa e no ambiente que se sente mais motivado e produtivo.

Para que a nova realidade funcione é necessário lançar mão de bons recursos e ter um ambiente online organizado e produtivo. Conheça o Microsoft Teams e mude a realidade do home office na sua empresa. É preciso se adaptar para continuar.

michele indicca, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Melhore suas chamadas de vídeo utilizando o Microsoft Teams.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This