Segurança da informação e gestão de acessos
16/04/2019
Automação residencial: o futuro já começou?
30/04/2019

O que você precisa saber sobre automação industrial e tecnologia da informação

Você já ouviu falar em automação industrial?

Você já ouviu falar em automação industrial? Já ouviu falar mas não sabe muito bem como funciona e para que serve? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Então se você nunca ouviu falar sobre o assunto, saiba que a automação, independente do ramo em que é aplicada. Ela depende 100% da tecnologia da informação para funcionar.

A automação industrial é, simplificadamente, a utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos, capazes de automatizar processos industriais. Pois o objetivo final da automação é o aumento na eficiência dos processos e também na produção. Isso ao mesmo tempo em que diminui os custos devido à facilitação e diminuição de algumas etapas de trabalho.

Produção industrial por meio da automação

Com a aplicação da tecnologia da informação nos processos diários de produção industrial por meio da automação, é possível melhorar expressivamente as condições de trabalho.  Vamos citar alguns benefícios promovidos pela automação industrial a fim de que você entenda como ela pode ser capaz de beneficiar diferentes segmentos.

  • A automação é capaz de reduzir custos ao transferir para as máquinas uma gama enorme de trabalhos que até então eram realizados apenas de forma manual. As máquinas, além de operarem com mais precisão e velocidade, não são afastadas do serviço. Elas não tiram férias e são capazes de trabalhar ininterruptamente durante 24 horas por dia, por exemplo.
  • A utilização da tecnologia da informação por meio da automação além de reduzir custos também promove uma melhoria na qualidade do produto final. Então imagine um funcionário trabalhando em uma linha de produção e tendo que realizar o mesmo trabalho por horas. Pois em certo momento o cansaço toma conta. E a produtividade já não é a mesma e a qualidade do serviço também sofre uma queda. A máquina não se cansa, não descuida da qualidade do trabalho e opera durante horas sem interrupções.
  • A automação industrial é capaz também de reduzir gastos. Dessa forma pensem conosco: esse aumento na qualidade do produto que acabamos de citar, vai ocasionar uma queda no índice de desperdício de material. A consequência disso é uma redução considerável nos gastos. Além do aumento na produção, os custos da máquina são apenas de revisão periódica e energia elétrica. São gastos pontuais e o custo benefício proveniente da quantidade produzida; e da velocidade de produção ajuda na diminuição dos custos por produto.

Segurança do trabalho

  • Já pensou em promover um aumento na segurança do trabalho com o auxílio da tecnologia da informação? A automação industrial é totalmente capaz de te auxiliar nessa tarefa já que por meio dela você consegue realizar o monitoramento das tarefas durante 24h por dia. A partir desse monitoramento é possível programar alertas sonoros e/ou luminosos que são acionados para alertar os funcionários em caso de irregularidade, diminuindo riscos e fatalidades.
  • Aumente a competitividade do seu negócio ao produzir mais por menos. O seu consumidor passa a ter garantia de qualidade e isso consequentemente coloca sua empresa no topo.
  • O monitoramento proporcionado pelo sistema de automação não garante apenas a segurança dos seus funcionários. Mas é capaz de auxiliar também na tomada de decisões internas. A tecnologia da informação entra em ação mais uma vez ao realizar o monitoramento de toda e qualquer operação da empresa. A automação permite o acompanhamento de indicadores para que você estude e melhore seus processos. Lembrando que tudo isso acontece sem custo adicional de mão de obra.

Profissionais de tecnologia da informação te ajudam com a automação

Se você está interessado em automatizar os processos da sua empresa. Então conte com profissionais especializados em tecnologia da informação. Sendo assim torna o momento de transição mais tranquilo o possível e garantir que os resultados serão os esperados.

Quer saber como exatamente o profissional de TI vai atuar dentro do processo de implementação e acompanhamento da automação? É disso que vamos falar agora.

Profissional de TI

  • O profissional de TI é o responsável pelo desenvolvimento dos softwares utilizados na automação. Ele desenvolve os sistemas supervisórios, sistemas de gestão, sistemas configuradores de redes industriais e outros. Então esses sistemas são utilizados em computadores Windows e Linux e desenvolvidos por meio de diversas linguagens de programação. As mais utilizadas são: Java, C#, C++, VB.net, Delphi e outras.
  • Outra função exercida pelo profissional de tecnologia da informação é a projeção, gerenciamento e garantia da segurança do banco de dados utilizados pelos softwares e/ou aplicações web ligados à rede de automação ou corporativa da empresa.

Banco de dados

Os bancos de dados mais conhecidos são o Oracle, o Microsoft SQL Server, o MySQL e o Firebird. Já o banco de dados mais conhecido é o DBA (database administrator). É essencial que o banco de dados seja bem projetado para garantir o bom funcionamento da rotina de monitoramento que citamos anteriormente.

Tarefas do profissional

  • Mais uma das tarefas do profissional de TI é a administração do acesso de usuários à rede. Pois esse profissional é quem, entre outras funções, configura os servidores de e-mail e internet; e realiza a cópia de segurança dos dados e garante a segurança da rede.
  • Sabia que a automação em escala industrial também permite o monitoramento via sms ou e-mail? Sim! E a tecnologia da informação é a responsável pela realização dessa maravilha. Um exemplo do que pode estar na palma da sua mão são as notificações de falhas e os dados da planta industrial. O profissional que atua nessa área é especialista em sistemas operacionais de smartphones. Ele é capaz de desenvolver aplicativos que utilizam as linguagens Java, JavaScript, Python e Objective C.

Desenvolvedor baixo nível

  • Já ouviu falar em desenvolvedor baixo nível? O profissional de TI responsável por essa função faz com que os softwares instalados no sistema operacional consigam conversar com o dispositivo. A partir daí é desenvolvido um drive. Não entendeu? Vamos a um exemplo prático: para que uma impressão seja realizada é necessário que o software utilizado pela impressora, seja capaz de interagir com o driver instalado, a fim de executar o comando imprimir. O profissional responsável pela tarefa entende de eletrônica e circuitos lógicos e também de endereçamento e gerenciamento de memória de dispositivos específicos.

Tecnologia da informação

Viu como o profissional de tecnologia da informação é fundamental para planejar e executar um bom sistema de automação?! É um investimento que mais a frente lhe trará ótimos retornos e as reduções de custos já explicadas anteriormente. A automação industrial vem para agregar cada vez mais eficiência aos processos e dar suporte aos trabalhos realizados por operadores humanos. Pois em alguns casos certas tarefas chegam a ser completamente transferidas para um conjunto de elementos tecnológicos e passa a ser realizadas por eles.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você