Apagão Tecnológico e a Gestão de Crise como atitude estratégica de resolver.

Apagão Tecnológico e Gestão de Crise

Atualizado em 20/07/2024
Por Pedro Henriques

Apagão Tecnológico e Gestão de Crise

Atualizado em 20/07/2024
Por Pedro Henriques

Apagão Tecnológico e Gestão de Crise como isso foi acontecer. De fato aconteceu uma falha nos sistemas globais e afetou empresas e usuários. Com toda certeza também gerou grandes prejuízos.

O que este momento pode gerar na Gestão das Empresas. Então diante de um problema que afetou o mundo, pensar e investir para que nossas empresas estejam melhor preparada. Esse é um protocolo que a INDICCA ponto COM e sua equipe pode apoiar. Se deseja conversar sobre, discutir as possibilidades, agende através deste link uma conversa (Link para combinar uma conversa com a Equipe INDICCA.COM)

O que aconteceu?

Na madrugada de sexta-feira, 19 de julho de 2024, um apagão cibernético abalou o mundo. Desta forma Computadores em diversos setores foram afetados. Consequentemente aeroportos, serviços bancários, saúde e mídia foram afetados. Com isso as principais companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram todos os voos. Também problemas técnicos surgiram em aeroportos da Europa, Índia, Hong Kong e Singapura. Redes de televisão no Reino Unido e Austrália ficaram fora do ar. Inclusive mercado de ações global foi impactado.

A causa raiz

O apagão foi desencadeado por uma falha nos sistemas operacionais da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que presta serviços à Microsoft. Essa falha afetou o software amplamente utilizado conhecido como sensor “Falcon” e atingiu a plataforma de computação em nuvem Azure da Microsoft. O Windows travou, aplicativos como Microsoft Teams e PowerBI apresentaram instabilidade e o mundo se viu diante de uma crise tecnológica sem precedentes.

Como avaliar isso sobre o ponto de vista da nossa empresa?

Então a ideia seria avaliar pensando que a nossa empresa ainda não é global. Ainda assim está na internet e demanda serviços de computadores e sistemas operacionais. Nesta situação do Apagão Tecnológico os servidores travaram após uma atualização de sistemas. De certa forma uma agenda bem comum no dia a dia da TI das empresas. Estamos sempre atualizando os sistemas. Por consequência de melhorias e/ou correções nestes sistemas.

Pensando de forma mais detalhada temos:

  • Na ponta da entrega, auto serviço, os clientes que utilizam serviços
  • Nesta sequência a internet que conecta o cliente ao ambiente provedor do serviço
  • Então o provedor do serviço é um servidor em nuvem, acessado via internet
  • Neste servidor existem um mundo de sistemas, app, dlls e outros trabalhando como robôs para fazer a entrega
  • Desta forma também os técnicos que vão garantir o funcionamento
  • Outros técnicos que vão escrever os códigos
  • Uma outra infinidade de pessoas que vão trabalhar para que tudo esteja OK e confiável
  • Neste contexto ainda tem a empresa que se relaciona com uma outra quantidade de empresas e pessoas para que tudo isso que falamos funcione
Apagão Tecnológico e Gestão de Crise

Apagar incêndio pode ser no improviso, uma solução ruim para contornar a crise

Uma agenda improvisada ou recorrente, pode significar mais prejuízos e descontrole para com o centro do problema. Apagar o incêndio ou apagar incêndios pode demonstrar o quanto está faltando uma planejamento estratégico de prevenção com soluções bem pensadas para sanear o problema.

Gestão de Crise e Planejamento de Contingência

No sentido de mitigar os efeitos de uma falha como essa, é crucial ter um plano de gestão de crises. Ou seja contingência e redundância. Desta forma segue aqui estão os passos essenciais:

  1. Identificação de Riscos: Antecipe possíveis ameaças à sua empresa. Realize uma análise de risco para entender as vulnerabilidades específicas.
  2. Plano de Contingência: Elabore planos detalhados para cada cenário de crise. Considere alternativas, como um “plano B” para eventos ao ar livre, como no exemplo do retiro corporativo.
  3. Equipe de Resposta: Defina papéis e responsabilidades para os membros da equipe durante a crise. Quem tomará decisões? Quem comunicará com stakeholders?
  4. Comunicação Eficiente: Prepare mensagens claras para informar funcionários, clientes e parceiros. A transparência é fundamental.
  5. Restauração Rápida: Minimize os danos e restaure as operações o mais breve possível. Isso requer ação ágil e coordenação eficaz.

Assim, pensando no problema, podemos preventivamente documentar soluções e não agir no improviso. Por exemplo a tecnologia 4G ou 5G, até a 3G podem estar disponíveis se o seu link de internet cair. Então ter um plano que permita as pessoas, usuários, compartilharem suas conexões do acesso móvel pode ser uma alternativa interessante e eficaz.

Em consequência ao Apagão Tecnológico pode acontecer uma decisão e atitude com o Planejamento Estratégico. Em outras palavras pensar no problema e como mitigar. Assim minimizar danos e prejuízos dos usuários, dos clientes e também da empresa.

Onde a TI (Tecnologia da Informação) acontece e se torna SI (Segurança da Informação)

O investimento na transformação digital já aconteceu. Assim as empresas já são tecnologicamente dependentes do contexto digital da internet. Por consequência do mercado e dos clientes que também já atravessaram esta porta.

Agora é hora de investir na Adequação das Boas Práticas. Pensar no Planejamento Estratégico e construir redundância para recursos e sistemas. Criar backup que possam de forma automática entrar em operação. Em outras palavras investir em soluções que, havendo um Apagão Tecnológico, possam entrar em funcionamento em tempo viável. Assim de forma transparente nem parecendo para os usuários e clientes a falha. Ou se for parecer, se for interromper, que seja pelo menor tempo possível.

Boas práticas e Gestão de Crise no processo do Apagão Tecnológico.

Sua empresa tem uma Gestão de Crise?

Se não tem, tá na hora de ter a atitude e desenhar a estratégia de solução para problemas previsíveis ou não. Esse é um protocolo que a INDICCA ponto COM e sua equipe pode apoiar. Se deseja conversar sobre, discutir as possibilidades, agende através deste link uma conversa (Link para combinar uma conversa com a Equipe INDICCA.COM)

A ideia neste caso é criar um contexto, para evitar improvisos. De certa forma, algumas atitudes improvisadas, em tempo de APAGÃO TECNOLÓGICO podem ser mais comprometedoras que o próprio problema que gerou a crise.

Como adaptar a empresa e os colaboradores as novas tecnologias

A velocidade da mudança está muito superior à capacidade de investimento, especialmente quando consideramos o investimento em treinamento das pessoas. Em outras palavras, a transformação digital provoca uma necessidade que supera a capacidade de adaptação.

Portanto, é essencial refletir e planejar cuidadosamente. De fato, nem tudo que está disponível será agregador ao seu negócio ou à sua atividade de trabalho. Nessa condição, precisamos trabalhar uma validação do que será útil ou não.

Assim, considerando a capacidade de investimento e o valor agregado que isso representa, é importante avaliar o impacto da aplicação nos resultados. Acredito que este seja o ponto mais relevante da discussão.

Nessa condição, quanto mais colaboradores participarem, melhor será a capacidade de multiplicar um posicionamento. Além disso, isso pode ajudar a corrigir qualquer notificação que, nas palavras, possa provocar erro de interpretação.

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Pedro Henriques, aqui no Blog.

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