Acesso_remoto__tudo_o_que_você_precisa_saber_sobre_essa_tecnologia_Indicca

Acesso remoto e atendimento: descubra os benefícios dessa união

Atualizado em 20/10/2020
Por Pedro Henriques

Acesso remoto e atendimento: descubra os benefícios dessa união

Atualizado em 20/10/2020
Por Pedro Henriques

O acesso remoto permite que todos os arquivos e programas, salvos e instalados, em um dispositivo x sejam acessados e utilizados por meio de um dispositivo y. Dessa forma você pode acessar seu computador de trabalho, por exemplo, quando estiver trabalhando em casa, em uma viagem a negócios ou em qualquer outra situação.

Há um ano atrás o acesso remoto era uma prática muito presente apenas na vida dos profissionais de TI e das grandes corporações, mas, desde o início da pandemia para cá, o home office veio para mudar totalmente essa realidade. Uma medida que inicialmente seria temporária, acabou se mostrando eficiente e se tornou permanente para muitas empresas.

Com essa nova realidade o acesso remoto passou a ser muito útil para empresas dos mais diversos portes. Assim, auxiliando na realização de tarefas simples do dia a dia. Pensando nisso este texto trará dicas sobre ferramentas, funcionamento e boas práticas de acesso remoto.

Como funciona o acesso remoto

O acesso remoto funciona a partir da instalação de um programa específico para executar essa ação. O programa deve ser instalado no dispositivo que será acessado e no dispositivo que irá realizar o acesso. A ação pode ser feita em tablets, smartphones e computadores em geral.

A conectividade em rede também é necessária para que a ação seja concretizada. Com equipamento, software e conectividade você será capaz de acessar todos os dados, informações e configurações do dispositivo x a partir do dispositivo y.

Utilize o acesso remoto para executar aplicações, abrir e editar arquivos, mudar as configurações do dispositivo, fazer instalações de programas, enviar arquivos para o dispositivo pelo qual está sendo feito o acesso remoto, entre outras ações.

O acesso remoto nada mais é do que uma maneira de permitir que usuário se conecte a uma rede privada e acesse servidores locais ou na nuvem. O usuário passa a ter controle total sobre o dispositivo acessado. Por isso a ferramenta se tornou importante e para o home office.

Benefícios do acesso remoto no atendimento

O grande benefício, e que atende qualquer tipo de profissão e necessidade, sem dúvidas é a possibilidade de utilização remota dos programas e o acesso a arquivos exclusivos do ambiente de trabalho. Mas indo além, o acesso remoto também se torna muito útil quando falamos em distanciamento social.

Se antes da pandemia as pessoas podiam se encontrar e resolver problemas técnicos de forma presencial, hoje muitos têm dado preferência para resolver as coisas à distância. Dessa forma as empresas que trabalham com TI, e desenvolvendo softwares em geral, podem lançar mão do acesso remoto para prestar suporte aos clientes.

Essa prática também consegue tornar o processo de atendimento muito mais ágil pois dispensa o tempo de deslocamento. Gerando economia de tempo e dinheiro.

O suporte realizado por acesso remoto também é benéfico pois o profissional consegue fazer todo o atendimento ao cliente sem se ausentar do seu local de trabalho, onde ele tem todo o aparato de equipamentos e programas à sua disposição para um atendimento completo.

Agilidade e assertividade na resolução de problemas são os pontos mais fortes do acesso remoto inserido na rotina de atendimento ao cliente.

Ferramentas Utilizadas

TeamViewer

Entre os principais recursos do TeamViewer, estão inclusos o acesso permanente a dispositivos autônomos, o wake-on-LAN e a reinicialização remota. A tela preta para acesso remoto privado, além do compartilhamento seguro e flexível de arquivos.

Para uso doméstico o programa oferece uma versão gratuita, para empresas e usuários corporativos existe um modelo com plano de assinatura. O TeamViewer ainda oferece alguns complementos para o seu serviço, como assistência para dispositivos móveis e suporte a mais acessos concorrentes.

Supremo

O Supremo, assim como o TeamViewer, é uma solução de acesso remoto que atende desde usuários domésticos a usuários corporativos. O Supremo é um software que eleva o padrão do acesso remoto ao oferecer alta velocidade, estabilidade e eficiência.

Quem contrata o Supremo tem a possibilidade de instalar o programa em um número ilimitado de dispositivos. A cobrança é feita de acordo com o número de acessos ativos ao mesmo tempo, independente de quem esteja usando. O Supremo também pode ser instalado como serviço, permitindo acesso autônomo.

Outro diferencial é a disponibilidade para os diferentes sistemas operacionais: Windows, macOS, Linux, Android e iOS. A versão para uso doméstico é gratuita e para uso corporativo é paga de forma trimestral ou anual. Quem desejar pode experimentar o Supremo por 21 dias gratuitamente.

AnyDesk

O AnyDesk é uma solução que promete ser rápida e confiável. Contudo, o grande diferencial do programa está no fato de ser muito leve. Isso facilita o download mesmo durante viagens ou momentos de lentidão na conexão lentas.

Assim como o Supremo, o AnyDesk também é multiplataforma e funciona em todos os sistemas operacionais: Windows, macOS, FreeBSD, Linux, Android e iOS. Assim como os anteriores o AnyDesk é gratuito para uso pessoal e não possui limitações (com suporte a apenas uma sessão simultânea).

Para empresas ou pessoas que precisam de mais acessos ao mesmo tempo o programa oferece versões pagas, com opções mais completas e com recursos que ajudam na realização de suporte e acesso remoto.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Acesso remoto e atendimento: descubra os benefícios dessa união.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This