Cópia de segurança – o que você precisa saber! Por que precisamos fazer backup? O backup é um dos itens relacionados à Segurança de TI mais importantes. Isto por que as ameaças e vulnerabilidades, que podem fazer com que você perca seus dados, a cada dia, crescem mais.
Vírus, malwers, falhas em servidores, hd´s, roubo de equipamentos, incêndios e até alagamentos, são apenas alguns dos riscos que podem levar à perda de dados.
E, para que você tenha mais segurança e tranquilidade com relação a integridade das suas informações, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a se manter seguro.
Mídias que podem ser utilizadas no backup:
A escolha da mídia na hora de fazer sua cópia de segurança, vai depender do volume e da importância dos dados. Você pode utilizar:
- Pendrive – não recomendado. De tamanho muito pequeno, é fácil de perder, de ser roubado, além do tempo de vida ser curto;
- CD/DVD – periférico externo utilizado para leitura e gravação de arquivos. Solução já pouco utilizada pelas empresas em função do tempo de vida dos CD´s/DVD´s ser curto;
- Hd externo – o HD fica conectado ao servidor ou estação de trabalho através de um cabo e é acessado através de mapeamento de unidade;
- Backup entre máquinas – utilizado quando duas máquinas estão conectadas em rede, sendo os dados transferidos de uma para outra;
- Unidade de Fita – são vários os tipos que podem ser utilizados, pesquise bem antes de escolher o modelo que irá melhor atendê-lo, quanto ao preço e capacidade;
- Storage NAS – sigla de “network attached storage”, ou numa descrição genérica, é um equipamento para armazenar e compartilhar dados, sempre através de conexão em uma rede local.
- Cloud Backup – tecnologia de ponta com grande crescimento de uso. Backup automático, seguro e de fácil gerenciamento.Leia mais sobre Cloud Backup.
Periodicidade:
O backup precisa ser feito diariamente e de forma automática. O risco de falhas na execução manual é grande. Temos como exemplo, o funcionário responsável que esquece de fazer ou se ausenta e não delega a tarefa para outro funcionário.
É importante que todo backup seja verificado após a execução. Leia sobre Monitoramento e saiba como garantir, de forma profissional, o sucesso da tarefa.
Os testes de restaure são tão importantes quanto o backup, já que ele garante que a recuperação das informações, caso você precise, seja feita com sucesso.
Tipos de backup:
- Backup de diário – É o backup que copia todos os arquivos selecionados, modificados no dia da execução.
- Backup diferencial – Copia os arquivos criados ou alterados desde a última execução do backup diferencial. Não marca os arquivos como arquivos copiados durante o backup.
- Backup incremental – Copia os arquivos criados ou alterados desde a última execução do backup incremental ou normal. Marca os arquivos que passaram por backup.
- Backup normal – Copia todos os arquivos selecionados.
Para que você utilize menos espaço de armazenamento, recomendamos que você use a combinação do backup normal e incremental.
Já o backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.
Aplicativos para backup:
São vários os aplicativos utilizados para configurar e programar as rotinas de backup. Alguns deles são: Backup Exec, Cobian, Norton Ghost.
Pesquise bem no mercado antes de escolher o seu. Se precisar, estamos aqui, prontos para te ajudar!
Cópia de segurança – o que precisa você saber
Se quiser saber mais sobre o assunto, converse com a gente através do chat. Estamos aqui prontos para te atender.
Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.