De acordo com um post feito no blog da Mozilla, o modelo atual de atualizações do Firefox tem recebido críticas de administradores de sistemas de empresas pois cada update traz dados novos, o que acaba limitando a utilização de páginas ou extensões que foram criadas para determinada versão do browser.
Ao ser substituída pela nova versão estendida, a Mozilla afirma que vai manter o upgrade do Firefox anterior por 12 semanas. Assim, os administradores terão tempo para realizar as alterações necessárias e não perderem seus dados. Outra informação é de que a ESR terá um número limitado de melhorias e com apenas atualizações de segurança.
Os modelos normais do Firefox possuem um tempo médio de seis semanas para se atualizarem, trazendo algumas novidades com melhorias dentro desse período. Contudo, vale lembrar que, ao ser lançada uma nova versão, a anterior perde seu suporte e desenvolvimento. Dessa forma, uma simples alteração de código podera deixar de funcionar ferramentas que antes foram criadas especificamente para uma empresa, levando em consideração que o upgrade do navegador ocorre de maneira manual.