Primeiramente, você já ouviu falar em backup? Quem tem o costume de lidar com tecnologias e computação com certeza já cruzou com essa palavra em algum momento da vida. Certamente o backup de dados pode ser traduzido para o português como “cópia de segurança” e sua execução consiste exatamente nisso. Backup é o ato de manter cópias de arquivos, guardadas e em segurança, a fim de garantir sua disponibilidade caso os originais sejam afetados de alguma forma.
Decerto empresários e qualquer pessoa que lide com arquivos e documentos importantes, sejam eles de valor financeiro ou pessoal, devem se preocupar em realizar backups constantes. Manter apenas os arquivos originais guardados em máquinas não é uma boa ideia. A máquina pode ser danificada por diversos motivos como falhas humanas, ataques ransomwares, causas naturais como queda de energia e outros.
Perda de dados
Imagine a dor de cabeça que terá um advogado, por exemplo, ao perder documentos relativos a processos e causas dos seus clientes. Os danos podem ser irreparáveis e custar sua reputação permanente diante do mercado. Todavia o mesmo pode acontecer com pequenos empreendedores e empresas de todos os portes e segmentos. Contratos, formulários, pesquisas, prontuários médicos, notas fiscais, cadastros e afins. Realizar backup de dados e documentos é uma questão de responsabilidade.
Cabe a você zelar pelo seu negócio e se preocupar com seus clientes. Conheça o backup na nuvem e escolha o melhor para sua empresa, permaneça sempre um passo à frente dos imprevistos. Saiba também que o backup é diferente do armazenamento e não caia em roubadas. Antes de tudo, realizar o backup é manter seus arquivos copiados, atualizados e armazenados em locais seguros. Caso algum imprevisto aconteça aos originais você terá a que recorrer.
Entenda que backup é diferente de armazenamento
Você que leu o texto até aqui deve estar pensando nos seus HD’s externos contendo arquivos importantes e documentos necessários para a sobrevivência do seu negócio. “Eles não estão no meu computador, logo estão seguros” pode estar passando na sua mente. Existe também a possibilidade de que seus arquivos estejam todos no computador e que você esteja cogitando comprar um HD para mudar o armazenamento.
Nós estamos aqui para te alertar e dizer que: mover arquivos para dispositivos externos de armazenamento não significa necessariamente que você está mantendo-os em segurança. Essa atitude é boa apenas para aliviar a capacidade de armazenamento da sua máquina e fazê-la trabalhar de forma mais leve e constante. Transferir arquivos não é o mesmo que realizar cópias.
Transferência de documentos
Quando você transfere documentos e arquivos do computador para dispositivos móveis, você ainda corre o risco de perdê-los. Isso porque pendrives e HD’s externos podem ser danificados da mesma forma que um computador pessoal. Além de queimar, eles podem ser contaminados com vírus quando são conectados aos computadores. Você ainda corre o risco de danificá-los com quedas ou derramando produtos químicos e bebidas nestes.
Alguns desses dispositivos ainda apresentam mal funcionamento, ou param por completo, quando ficam muito tempo guardados e sem uso. Quem usa dispositivos de armazenamento externos como forma de arquivo corre esse risco. Além dos riscos já citados existe também a possibilidade de você perder ou esquecer os dispositivos quando precisa utilizar os mesmos fora do seu local de trabalho habitual.
Um dispositivo perdido pode cair em mãos erradas e uma pessoa mal intencionada é capaz de comprometer completamente o andamento dos seus negócios. Além do fato de que você pode ficar sem os seus arquivos para sempre.
HD´s externos
HD’s externos precisam de manutenção periódica, para garantir que estão funcionando, além de um espaço físico para armazenamento. Seja um gaveteiro ou uma sala específica, o fato é que você terá gastos com dispositivos, manutenção e espaço físico. Além de tudo não estará resguardado contra perdas e os prejuízos decorrentes.
O backup é uma cópia de segurança, ou seja, além de manter seus arquivos originais, você deve realizar cópias de todos os documentos e mantê-las atualizadas e armazenadas em lugares seguros para acessá-las caso as originais sejam comprometidas. O backup na nuvem é a melhor opção para esses casos.
Backup na nuvem é a solução ideal para sua empresa
O backup na nuvem é realizado de forma totalmente online e tem uma funcionalidade parecida com o armazenamento na nuvem.No backup na nuvem seus arquivos estarão copiados em grandes servidores que ficam sob os cuidados de empresas especializadas em tecnologia e segurança da informação. Para utilizar o backup na nuvem você precisa primeiro escolher uma empresa que preste esse tipo de serviço, avaliar os planos disponíveis, escolher aquele que seja compatível com as suas necessidades e realizar as configurações necessárias.
Existem muitos planos gratuitos de backup na nuvem, mas o único problema, nesse caso, pode ser a pouca capacidade de armazenamento. Entretanto uma das grandes vantagens da nuvem é a maleabilidade. Você pode rever suas preferências a qualquer momento, realizar upgrades e até mesmo reverter algumas configurações. Existem planos para todos os bolsos e capacidades de memória para todas as necessidades.
Backup na nuvem
Além da vantagem da grande capacidade de armazenamento, o backup na nuvem também é uma modalidade bastante segura e menos suscetível a ataques hackers, por exemplo. Isso porque os servidores contratados possuem esquemas fortes de segurança por meio de criptografias, autenticação por dois fatores e outros tipos de tecnologia. Eles também realizam mais de uma cópia dos seus arquivos visando a disponibilidade dos mesmos caso ocorra algum tipo de imprevisto.
Quando você realiza o backup na nuvem você passa a ter acesso remoto aos seus arquivos. Isso porque a nuvem pode ser acessada a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Você precisa apenas realizar o login com seu usuário e senha. Essa disponibilidade rápida e fácil também é útil quando você tem problemas com a máquina em que está acostumado a trabalhar. Se ela precisar ficar em manutenção por exemplo, você terá acesso aos seus arquivos em qualquer dispositivo a partir do seu servidor de backup.
Essa funcionalidade também é excelente para facilitar trabalhos em home office
Não deixe de configurar seu backup automático
Aderindo de vez ao backup na nuvem você consegue eliminar dores de cabeça como: perda de dados por conta de máquina danificada; perda de dados por ataque ransomware; perda de dados por falha humana; gastos com equipamentos; capacidade limitada de armazenamento e dificuldade de trabalhar em trânsito.
Você sabia que ao optar pelo backup na nuvem você pode nunca mais ter que se preocupar com o próprio backup? Isso mesmo! A maioria das empresas que prestam o serviço de backup na nuvem, oferecem a possibilidade de automatização do serviço. Estas mesmas empresas disponibilizam monitoramento com notificação ON LINE.
Backup automático
Como funciona o backup automático? Você precisa estudar e descobrir qual a periodicidade de backup é a ideal para o seu tipo de negócio. Qual a frequência com que você cria ou armazena documentos novos no seu computador? Uma vez por semana? Duas vezes ao mês? Todos os dias? Essa resposta é crucial para definir a periodicidade de backup. O ideal é que todo novo documento adicionado seja copiado imediatamente.
Descoberta a frequência de entrada de novos arquivos você vai configurar o sistema para que os backups sejam feitos de maneira automática e com a frequência ideal para você. Prático né?! O backup na nuvem é isso: a eliminação de boa parte das suas dores de cabeça com os negócios.