Transformação digital, leia o que é preciso fazer para passar bem por ela!
Veio para agregar tecnologia, auxiliar na melhoria do desempenho, aumentar o alcance e a disponibilidade da informação, trazendo assim, melhores resultados para as empresas.
Nada mais é que a implementação de novas tecnologias ou tecnologias de ponta, em diversas áreas da empresa, buscando sempre a redução de custos, maior velocidade nas respostas, trazendo assim, mais confiança por parte dos usuários, diretores e clientes.
Esta transformação tecnológica tem causado mudanças na estrutura das organizações, além de dar maior visibilidade as equipes de TI, ponto forte e, indiscutivelmente essencial, para que tudo saia como planejado.
A transformação só acontecerá se houver apoio irrestrito da diretoria da empresa. A Equipe de TI sozinha, não terá sucesso!
Além disso, é fundamental que a Equipe de TI esteja atualizada e capacitada com relação as novas tecnologias, motivada e muito focada nos resultados.
Por onde começar?
Questione – Em primeiro lugar, você gestor deve começar se questionando e questionando sua equipe com relação aos resultados obtidos com as atuais tecnologias. Fazer uma análise de viabilidade é fundamental antes de iniciar a transformação digital.
Facilite – Procure sempre facilitar o trabalho do usuário durante a implantação de qualquer que seja a tecnologia. Lembre-se de que o usuário é seu cliente e ele precisa estar sempre ao seu lado!
Integre – Integre as equipes, setores, sistemas e tudo mais que possa interferir na execução do projeto.
Comunique – Comunique todos os colaboradores sobre os novos projetos, seu andamento e prazos. Comunique principalmente se ele for parte integrante deste projeto. Um usuário mal informado pode causar um grande delay no seu resultado.
Transformação digital
Então, o que é preciso fazer para ter bons resultados?
Gestão de pessoas
Muito embora, todos nós já tenhamos pensado que a tecnologia irá substitui o homem, isto não é verdade! Nem a inteligência artificial, nem o Learn Machine vão substituir os profissionais de TI, pois eles é que fazem toda a programação das máquinas. Além é claro, do monitoramento do funcionamento e resultado. Há também as questões estratégicas e gestão da área.
Para que tudo saia como o programado, sem atrasos ou falhas, a equipe deve ser bem selecionada com relação ao conhecimento técnico.
O gestor da área precisa ter um conhecimento macro e total de toda sua equipe. Conhecendo o potencial de cada membro, conseguirá usar seus talentos da melhor maneira possível. Consequentemente os resultados virão como o esperado!
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico, como o próprio nome diz, é necessário sempre antes de iniciarmos um novo projeto. Ele nos ajuda na definição de metas, investimentos e prazos.
Tendo tudo pré-definido antes do início, ficará mais fácil monitorar o andamento e assim, alinhar e corrigir caso algo não saia como planejado.
É importante que o gestor da área tenha em mãos o organograma da equipe. É fundamental que a função de cada membro, com as obrigações e responsabilidades dentro do projeto, sejam definidas.
Só assim será possível que o resultado seja alcançado no tempo estimado!
Segurança da Informação
A integridade, disponibilidade e confidencialidade da segurança da informação é responsabilidade da Equipe de TI. Ela deve ter os três conceitos como base da Segurança, independente de qualquer coisa ou projeto.
Todo e qualquer projeto iniciado, precisa levar em conta a segurança durante a execução e ter como meta sua continuidade após o término da implantação.
As novas tecnologias implantadas na empresa, ainda na fase de estudo, devem ter como pré-requisito, a segurança das informações. Os dados da empresa, clientes e parceiros, devem ser resguardadas a todo custo!
Procedimentos como, servidor de fronteiras, uso de ferramentas de antivírus e rotinas sistemáticas de backup, não podem ser deixados de lado pela Equipe de TI em momento algum. É essencial que o planejamento para recuperação de desastres seja escrito e testado com frequência, de forma a garantir o sucesso, caso seja necessário utilizá-lo.
Durante a implantação de um novo projeto, se algo der errado na fase de teste e homologação da nova tecnologia, poderá ser necessário que o ambiente original seja restaurado, para posterior correção do novo ambiente.
Pesquisa de novas tecnologias
O gestor da área precisa ter em mente quais são os gargalos tecnológicos da empresa, ou seja, quais são as tecnologias que precisam, por qualquer que seja o motivo, serem substituídas ou atualizadas. Precisa ter um conhecimento macro da empresa. Perceber, dentre todos os departamentos, quais são as prioridades, quais executam mais tarefas repetitivas, o que justificaria um novo sistema, por exemplo.
Precisa estar atento ao mercado, buscando identificar novas tecnologias e tendências que possam agregar valores à sua empresa.
Fique ligado nas dicas!
A tecnologia de armazenamento em nuvem, por exemplo, em função dos benefícios, pode ser uma solução para diversos problemas dentro da empresa. Seja na redução de custos, ou no aumento da segurança.
O Office 365 tem chamado a atenção das Equipes de TI. Por ser uma ferramenta em nuvem, com diversos APP´s integrados, permite que trabalhos em equipe sejam facilmente desenvolvidos.
Ideal para quem precisa de mobilidade, pois pode ser acessado de qualquer ponto que tenha acesso à internet.
Outra tecnologia que tem sido muito implementada na empresas, é o uso de máquinas virtuais, ou VM´s. Ela reduz o custo com hardware e facilita a gestão dos servidores, além de ser fácil na recuperação em caso de desastres.
Fornecedores
Antes de iniciar um projeto, é preciso que muitas pesquisas sejam feitas. Não só no que se refere a custos, mas também com relação a melhor solução para sua empresa.
Para isto é importante ter um fornecedor parceiro, que seja confiável e possa ajudar com as dúvidas técnicas. Orientar na melhor solução com relação ao custo benefícios. Ele pode até mesmo ajudar no planejamento estratégico da TI, auxiliando nas prioridades e na melhor forma para execução.
Mas, para que isto seja possível, é preciso que uma relação de confiança seja construída entre fornecedor e cliente. E esta relação só será possível se houver fidelização da empresa junto ao fornecedor! Fica a dica!
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