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SEO On page e Off page: Diferenças e aplicações

Atualizado em 01/08/2020
Por Pedro Henriques

SEO On page e Off page: Diferenças e aplicações

Atualizado em 01/08/2020
Por Pedro Henriques

Existem várias práticas que ajudam as empresas a se posicionar no mercado, uma dessas práticas é o SEO, essa prática é um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa. Entenda suas aplicações!

A saber atualmente o Google é o maior site de buscas no mundo. Por dia são mais de 3,5 bilhões de pesquisas, uma média de 1,2 trilhão de pesquisas por ano.

Todavia grande parte da população mundial quando precisa de alguma informação, seja ela qual for, recorre ao Google e confia nas informações que ele dá.

O mundo está avançando e é fato de que a internet faz parte disso. Certamente empresas que estão bem posicionadas na internet estão se destacando no mercado e passando na frente dos concorrentes.

Hoje, muitas empresas usam o SEO na sua estratégia e tem conseguido se posicionar no mercado, ganhando maior visibilidade e atraindo mais pessoas.

Agora que você sabe o que é a prática de SEO, quer saber como utilizar? Continue lendo para saber mais.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que permite melhorar organicamente a posição do seu site ou blog no Google. Assim, aumentando a sua visibilidade e ranqueamento.

SEO on-page e o SEO off-page são as duas divisões de processos. Ambos são de suma importância para o posicionamento no Google.

Agora que já entendemos o que é SEO e os dois processos que existem, vamos entender melhor cada processo e como podemos aplicar.

SEO On-Page

SEO on-page é caracterizada por ações feitas no próprio site de e-commerce, como links internos, palavras-chave e otimização de títulos. 

On-page consiste em estratégias usadas para a otimização do conteúdo online. É realizado um diagnóstico do site e são desenvolvidas ações com o propósito de aprimorar o ranqueamento no Google.

Dessa forma ter conteúdos relevantes, ricos de informações e que soluciona o problema do usuário que está fazendo a busca no Google são alguns fatores que contribuem para um bom posicionamento do domínio e uma maior visibilidade entre o público.

Entre as técnicas de posicionamento estão o uso de palavras-chave, conteúdo, title-tag, meta description e URLs amigáveis.

Palavras-chave

Para definir as palavras-chave você precisa pensar qual é o problema do seu público. Sobre o que eles têm dúvidas, suas intenções e quais são as suas “dores”, pois os conteúdos serão criados em cima disso.

Depois que você sabe sobre a necessidade do seu público, é só pensar em termos que são familiares para eles e otimizar.

Por exemplo, se na área odontológica as maiores dúvidas das pessoas é sobre quanto custa um implante dentário, o seu conteúdo poderá ser otimizado para a palavra implante dentário.

Conteúdo

Esse é um tópico chave para uma estratégia bem sucedida. Não é sobre criar vários textos e colocar no blog, mas criar conteúdos relevantes e informativos que vão solucionar o problema do público.

Atualmente, quando as pessoas buscam por informações no Google elas esperam encontrar a respostas que vão sanar as suas dúvidas, então quando o conteúdo não é relevante ou não tem informações valiosas ele será rejeitado e também quer dizer que tal empresa não tem domínio sobre tal área.

Continuando no exemplo de odontologia, imagine uma pessoa que pesquisa sobre clareamento dental e encontra um blog que tem um conteúdo que fale sobre esse assunto. Ou seja, com os tipos e precificação de clareamento e de forma sucinta traz informações a mais do que foi solicitado, com um tópico sobre clareamento a laser valor

O Google vai entender que o seu material é bom e com isso o seu rankeamento melhora nas buscas.

Title tag

Title tag são os títulos inseridos nos blogs e facilitam a leitura do usuário e do próprio Google. Os títulos precisam chamar a atenção e serem objetivos, ter de uma a duas palavras-chave e estarem no formato heading tags (h1, h2, h3), caso os conteúdos sejam longos.

O título será o primeiro contato que o usuário tem com o seu site, então procure usar a palavra-chave no título e seja fiel à ele, entregue um conteúdo que contenha o que você prometeu no título.

Meta description

É o resumo do conteúdo que vai aparecer para o usuário quando ele fizer a busca. O objetivo é atrair o maior número de pessoas, mostrando que você tem a resposta que ele precisa.

Em poucas palavras você precisa mostrar que você vai oferecer um conteúdo relevante e informativo, que no seu conteúdo estará a resposta que o seus concorrentes não tem. Com isso você vai chamar atenção dele.

Url amigável

Nessa parte você precisa ficar atento, normalmente a URL é gerada automaticamente. Mas em alguns casos é preciso alterá-la para ela se tornar uma URL dinâmica e de fácil memorização.

Utilizar na composição a palavra-chave que deseja ranquear e termos claros são ótimos para ter uma boa colocação nos mecanismos de busca.

Uma URL que tem vários números, caracteres e símbolos não chamará atenção do usuário quando ele estiver pesquisando. Já uma URL que tem a palavra ou o termo que ele procura tem a maior chance de chamar atenção.

Por exemplo, um domínio possui conteúdos sobre estética na odontologia, como por exemplo quanto custa um clareamento dental.

Observe:

  1. www.sorrisoideall.com.br/bg.Ob5U5nM2T10x
  2. www.sorrisoideal.com.br/quanto-custa-um-clareamento-dental

SEO Off Page

O SEO Off Page são ações feitas fora do seu site ou blog. Ou seja, são os trabalhos feitos com links externos para o comércio na internet.

Os links são inseridos em página de parceiros, redes sociais, menções ou comentários que apontem para o seu conteúdo.

Desta forma, quanto mais links e menções apontarem para seu domínio maior será a relevância que você terá na internet, pois o mecanismo de busca entenderá que seus conteúdos são importantes e confiáveis.

A colaboração pode acontecer quando se tem conteúdo publicado em um site de parceiro com algumas palavras-chave linkadas para um conteúdo seu, ou uma menção do seu site em uma rede social ou site parceiro.

Aqui estão algumas estratégias de SEO Off Page que você pode utilizar para posicionar o seu site:

Parcerias

Essa parceria tem como foco a troca de linkagens e apontamentos relevantes, você irá inserir links que apontem para seus conteúdos ou produzir um guest post que tenha links inseridos em suas palavras-chave.

Botões de compartilhamento

Invista em CTA’s (Call to Action), estes botões convidam o leitor a tomar uma ação.

Só para ilustrar, os botões de compartilhamento demonstram que o conteúdo do seu site é relevante. Ao ponto de que mais pessoas deveriam o conhecer e isso fortalece a relevância nos buscadores.

Comentários e menções

Ter outros sites mencionando o seu site de forma positiva e relevante pode ajudar a posicionar o seu domínio na internet e trazer um público maior.

Redes Sociais

Outrossim utilizar as redes sociais é uma estratégia que pode resultar em um bom número de redirecionamentos para a sua página.

Pensando em SEO Off Page e redes sociais, é possível analisar o tráfego por determinada rede social. Assim como o número de vezes que o post foi compartilhado, o número de conversões que resultaram em vendas e etc. 

Essas plataformas se tornaram uma ótima opção para trocar conteúdo com o público e promover a interação com o seguidores.

Invista nessa estratégia!

Portanto, neste conteúdo vimos o que é SEO On page e Off Page, suas diferenças e como podem ser aplicados.

Se você quer melhorar a sua posição no ranqueamento de buscas é uma ótima forma. Uma estratégia de SEO irá te ajudar com toda a certeza, você só precisa ficar atento como está fazendo essa ação.

Mas não fique apenas nesse conteúdo, pesquise mais sobre o assunto e coloque a mão na massa!

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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