Segurança-Digital-Senhas-Fortes-Indicca

Segurança digital: proteja suas contas com senhas fortes

Atualizado em 28/01/2020
Por Pedro Henriques

Segurança digital: proteja suas contas com senhas fortes

Atualizado em 28/01/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sabemos que o mercado de tecnologia conta com uma série de recursos modernos e eficientes que trabalham em prol da segurança digital. Afinal, são diversas as soluções em hardware e software que oferecem camadas extras de proteção às máquinas, às redes e aos arquivos. Muito se fala sobre backup de segurança; armazenamento na nuvem; instalação de firewall; monitoramento de rede; protocolo https; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; antivírus e uma série de aplicações.

Mas, como todo cuidado é pouco, é importante estar atento a um detalhe primordial e necessário para o funcionamento de 90% dessas aplicações: as senhas. Inegavelmente as senhas estão presentes em diversas etapas digitais do nosso dia a dia: senha pra ligar as máquinas, para acessar arquivos específicos, para fazer login em redes sociais, acessar e-mails e realizar uma série de outras tarefas.

Portanto sem falar que até mesmo os dispositivos e programas que desempenham o papel de proteção da rede trabalham sob o comando de senhas. Senhas fortes e bem protegidas são essenciais quando se trata de segurança digital. Nesse sentido é preciso dedicar tempo e paciência no momento de desenvolver a senha. Documentos e uma série de outros arquivos importantes para você e para o seu negócio estão em jogo.

Cuide da sua segurança digital com senhas fortes

A segurança digital passa pela criação de senhas e posteriormente pelo cuidado com as mesmas. Essas combinações de números/letras/símbolos funcionam como uma chave capaz de abrir portas importantes no universo digital. Por isso é bastante comum que a senha seja mantida sob a posse apenas de quem a criou. Desse modo, no caso de empresas as senhas são destinadas a pessoas específicas e de confiança.

Ademais, os sites e as redes sociais estabelecem regras próprias de recuperação de senhas. Em geral, quando esquecemos alguma senha de acesso, a recuperação é feita por meio de um link ou código (senha temporária) enviado para um e-mail previamente cadastrado. Por fim hoje em dia é bastante comum também que essa recuperação seja feita pelo envio de mensagem de texto para o celular.

Mecanismo de Segurança Digital

A saber, outro mecanismo de segurança digital para recuperação de senhas são as “perguntas de segurança”. São perguntas pessoais feitas no momento da criação da senha e que devem ser respondidas pelo usuário no momento da recuperação. Esse mecanismo dificultaria  a vida de algum cibercriminoso tentando acessar contas alheias. Com os avanços tecnológicos os mecanismos de segurança digital também vão avançando a fim de dificultar a vida dos hackers e crackers.

Todos os sites que precisam de senhas para acesso dão dicas básicas para reforçar a segurança digital no momento de criação da mesma. Visto que, em geral recomenda-se uma quantidade mínima de caracteres, a utilização de símbolos, letras maiúsculas intercaladas com as minúsculas e com números. Essa complexidade é determinante para garantir ao usuário uma maior segurança digital e dificulta as tentativas de cópia dos hackers e crackers.

Será que suas senhas de acesso são fortes o suficiente? Outrossim, a verdade é que: criar senhas fortes o suficiente para garantir a segurança digital não é tarefa fácil. Falta criatividade e sobra esquecimento na hora de digitar número, letra, símbolo e afins. Quando criamos uma senha muito complexa nós mesmos acabamos esquecendo e tendo que trocá-la. Mas o que você ainda não sabe é que existem técnicas capazes de tornar essa tarefa mais fácil e igualmente segura.

Deixe suas senhas mais fortes e garanta mais segurança digital

Uma dica é começar a definição da sua senha escolhendo uma frase longa, com cerca de 15 a 20 caracteres. Por exemplo: eu gosto de banana e morango. Escolhida a frase você vai excluir os espaços, inserir letras maiúsculas e substituir algumas letras por números: EuGost0D3Ban4n43M0r4ng0. Pronto. Agora você tem uma frase/senha com um alto grau de complexidade e segurança digital, mas que será fácil de memorizar.

Para decorar essa senha você precisa primeiro decorar a sua frase. Depois de decorar a frase basta gravar as substituições que foram feitas: as primeiras letras de cada palavra foram colocadas em maiúsculo e as vogais que se repetem correspondem a números. Você pode fazer uma tabelinha dos números correspondentes a cada vogal e carregar com você. Assim fica mais fácil lembrar das suas senhas já criadas e também de criar as novas.

Segurança Digital – Senhas Complexas

Tenha em mente que é mais seguro criar senhas longas. Dessa forma você pode escolher frases grandes mas que sejam fáceis para memorizar. Efetue as substituições indicadas anteriormente e pronto: segurança digital eficaz e sem dores de cabeça. Não é porque sua senha é forte que ela deve ser utilizada em mais de uma conta. Tenha sempre senhas diferentes a fim de aumentar ainda mais sua segurança digital. Você pode anotar suas senhas, mas certifique-se de fazer isso em um local seguro e com as menores chances possíveis de perda ou roubo.

Existem gerenciadores de senha que podem ser utilizados para gerar senhas fortes de forma aleatória e também para armazená-las, evitando que sejam perdidas. Você também pode usar o gerenciador para salvar as senhas criadas por você mesmo. Essa é mais uma ferramenta aliada da segurança digital e que pode funcionar muito bem. Neste caso você só vai precisar decorar a senha que dá acesso ao gerenciador.

Dicas preciosas para para sua segurança digital

Além disso criar senhas fortes o suficiente para sua segurança digital você pode lançar mão de alguns outros mecanismos de defesa. O próprio google está sempre em alerta quando o assunto é segurança digital e passa uma série de orientações aos usuários. Assim sendo, algumas das dicas são: adicionar verificação em duas etapas; manter atualizadas as opções de recuperação da conta; manter navegadores e sistemas operacionais atualizados; remover extensões de navegadores e apps duvidosos.

Essas são apenas algumas das dicas que vão além das tradicionais: cuidado com e-mails e sites com links duvidosos; não utilize datas como senhas; não utilize nomes pessoais; prefira informações gerais, genéricas e não pessoais. Se você receber e-mails com links para confirmação ou alteração de senha sem tê-los solicitado, fique atento. Feche a mensagem e acesse o site em questão para alterar sua senha de forma direta. Faça isso imediatamente para evitar ataques cibernéticos.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Segurança digital: proteja suas contas com senhas fortes.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This