Você, sua equipe, seus clientes influenciam o seu negócio? As pessoas que circulam no seu negócio tem influência com usuários e potenciais clientes. Quem influencia o seu negócio? Se não parou para pensar, use está reflexão para ouvir e multiplicar o sua operação.
A influência pode ser no sentido de ouvir, avaliar as críticas e sugestões e tomar atitude de melhoria. Isto é importante.
Mas a influência que estamos tratando aqui é a do Marketing Digital. A influência que INDICCA, que provoca vendas. Neste sentido tem um artigo no LINKEDIN – CEO, Marketing Insider Group Michael Brenner comentando do quanto estamos rodeado de influenciadores. Influenciadores que se relacionam nas Rede Sociais. Que tem seguidores e assim percebem o que cada um deles está opinando ou comentando.
Quem são estes influenciadores:
- seus amigos são influenciadores e podem indicar, opinar e falar do seu negócio;
- seus colaboradores são influenciadores, eles ainda tem a favor o conhecimento do negócio e a experiência com clientes;
- seus clientes são influenciadores que utilizam o seu produto ou serviço podem estar validando o negócio e assim gerando oportunidades;
Todos são influenciadores e podem ser utilizados para levar notícias e sua marca para outras pessoas. A autoridade é bem melhor percebida quando um terceiro comenta da marca. Este registro tende a ser percebido como mais autêntico.
Antes da internet a TV tinha um papel fundamental neste processo. TV, Rádio, Jornal e Revistas multiplicavam seus valores através das reportagens e propagandas. A comunicação tinha um objetivo informar. Sem interação não tinha como medir. Sem interação não tinha como responder com melhorias. Os influenciadores, apenas os famosos que utilizavam da sua imagem para levar autoridade para o produto ou serviço que estavam trabalhando.
Assim os influenciadores estavam muito relacionados a quem aparecia na Telinha. Mais influência tinha quem possuía mais audiência. Está é uma verdade que vale ainda hoje.
Da mesma forma que os influenciadores da TV, Rádio, Jornais e Revistas os da era da INTERNET são também os que tem mais audiência. Por outro lado a audiência ganhou parâmetros de medição e até de interação. Também os influenciadores precisam estar mais atento ao seu público. O influenciador da era da INTERNET precisa se conectar as pessoas. Em outras palavras a influência agora se baseia no diálogo, quem influência também é influenciado.
Quem está influenciando:
- Quem tem mais seguidores;
- Quem recebe mais retorno do público;
- Quem além de influenciador é usuário da marca, produto e/ou serviço;
- Quem atende o usuário, que está no suporte, na assistência e/ou na venda;
Influencie quem está conectado e percebe o que o público quer receber. A influência não é mais apenas uma entrega e acabou. O influenciador precisa estar atento ao público que está se relacionando. Assim entender o que ele público quer fazer e assim ser mais facilitador que instrutor.
Influencie quem está conectado e percebe o que o público quer receber
Então estamos falando de que não basta ter uma audiência alta de usuários que não prestam a atenção e não interagem. Um exemplo: falar para pessoas da terceira idade sobre atividades de jovens. Será uma perda de tempo. Apenas reforçando a transformação digital, era perfeitamente aceitável na TV que uma propaganda fosse exposta para quem não tinha o menor interesse. Um produto relacionado a prótese dentária para um universo de crianças, no horário do desenho animado. Uma perda de tempo, de esforço e de recursos.
Desta forma os influenciadores precisam estar próximos. Assim são pessoas que não apenas sejam usuários, mas tiveram experiência tão surpreendente que voluntariamente vão falar para outras. Em suma vão multiplicar em fotos, registros e post o acontecido. Em outras palavras vão dar autoridade de acordo com a experiência, como clientes bem sucedidos e que superaram a expectativa.
Quem pode estar influenciando o seu público:
- quem conversa com o seu público;
- quem conversa com pessoas que tem o mesmo perfil do seu público;
- quem entende das dores e ansiedades deste público;
- quem entende das dores e ansiedades e está engajado em melhorar a experiência do usuário neste ponto;
- quem quer se relacionar com outras pessoas;
- quem quer se relacionar com outras pessoas e que estas são perfil do seu público.
Desta forma transforme o mais próximos em influenciadores da sua marca. Eduque sua equipe para defender a marca e compartilhar com os seus amigos os post da empresa. Avalie com a sua equipe post sobre o negócio que eles desejariam compartilhar e produza este conteúdo. Quando a Sua Equipe compartilha o Seu Conteúdo, Seu Site, Seu Negócio são levados para além dos limites até então conhecidos. Principalmente levados com autoridade de um terceiro, falando da marca que ele colabora.
Faça com que os seus amigos falem sobre a sua publicação. Que eles comentem, que eles façam a defesa da marca. Isto vai fazer toda a diferença para os usuários e também para as ferramentas de busca. Se o seu amigo te INDICCA ele se compromete. Se o seu amigo compartilha Seu Conteúdo, Seu Site, Seu Negócio ele está levando sua marca para outras pessoas que nem conhece. Levando com autoridade.
Faça com que os seus amigos falem sobre a sua publicação.
Por exemplo o Google. O Google está sempre próximo. Ele, serviço inteligente de busca, precisa entender que o Seu negócio Seu conteúdo Seu site precisam de ser compartilhado. A inteligência do algoritmo está em perceber o quando existe de influência no Seu Conteúdo.
Como ser mais influenciador?
- Influenciador escuta e entende o mercado, a audiência dele vem da percepção do público;
- Não dá para ser influenciador de todo mundo, então identifique o seu nicho e aprenda como encantar este pequeno público;
- Tenha relacionamento com o seu público, se não der para responder a todos, deixe um comentário do atropelo do dia, mas de atenção e seja pessoal neste contato de pessoas com pessoas;
- Não seja apenas mercantil, vender é bom, mas avalie o que está oferecendo, entregando e ateste com a satisfação do cliente;
- Somente pessoas satisfeitas e felizes irão falar bem dos seu negócio, do seu conteúdo, da sua marca.