O dia em que a Toy Story 2 quase despareceu: A Importância do Backup. A historia é um passado que já aconteceu. Ainda assim tem o STORYTELLING. Por muito pouco o trabalho, o esforço de fazer e muito dinheiro não foram perdidos. Então fica a pergunta: Já fez seu backup hoje?
Já fez o seu backup HOJE?
Aconteceu uma falha no processo da TI
Em 1998, cerca de 150 pessoas trabalhavam na Pixar, montando o filme “Toy Story 2”. Porém, um erro humano quase resultou na perda de 90% da produção. Um membro da equipe executou acidentalmente o comando rm -rf
em seu computador, deletando arquivos essenciais. O problema? Não havia um backup adequado.
A equipe entrou em pânico, mas uma heroína surgiu: Galyn Susman. Meses antes, a Pixar havia montado um equipamento de trabalho em sua casa, permitindo que ela trabalhasse remotamente. Ela tinha uma cópia dos arquivos do filme, o que acabou salvando o dia.
O Dia em que Toy Story 2 Quase Desapareceu: A Importância do Backup
Onde as falhas acontecem e por que?
As falhas acontecem de muitas formas. De fato existem algumas variáveis que podem transformar o seu dia a dia em um lugar ruim. Então a primeira questão a ser resolvida é: Onde estão os dados, as informações? Exatamente, se sabe onde elas estão poderá saber quem influencia no resultado. Em outras palavras precisa saber dos riscos que os seus dados estão vulneráveis.
Quais os riscos que os seus dados estão sujeitos?
Então existem alguns suposições. Vale exemplificar o contexto
- Ativos de Rede ou Equipamentos
- Sistemas operacionais ou Ambiente que tudo faz acontecer
- Aplicativos e Banco de dados
- Internet
- Usuários
Cada um tem um RISCO e uma condição CRÍTICA de ACONTECER. Assim a Gestão de Crise é uma condição estratégica de previsibilidade. Se espera que possa acontecer, pode determinar as formas de MITIGAR este problema. Assim reduzindo a condição de haver uma influência negativa, ou possibilitando uma resposta ao problema.
Neste STORYTELLING o prejuízo da PIXAR não aconteceu por conta de uma pessoa, que trabalhando remoto, em 1998, tinha os backups com ela. Avalie se a sua empresa tem esta sorte!
O Backup e solução?
Nós da Equipe INDICCA.COM acreditamos que é uma parte da solução. Afinal de contas o tempo de recuperação pode viabilizar ou não o processo. Afinal de contas o tempo de recuperação é uma condição fundamental no processo. Então eventualmente o Backup dos Dados justifica saber o tempo de resposta para retornar o funcionamento da empresa.
Em condição de contingência pode acontecer de alguns setores serem PRIORITÁRIOS. Então nesta condição, por exemplo, a produção ou o faturamento podem retornar ainda tendo pendências nos outros setores. Avaliar este protocolo de RECUPERAÇÃO é o que faz a Gestão de Crise tão relevante como estratégia de acontecer.
Talvez entender bem o protocolo de RECUPERAÇÃO seja ainda mais importante.
Qual o tamanho do problema?
O quanto esta parado? O qual o tamanho do prejuízo? Isso é realmente uma questão que precisa ser levantado ao perceber o problema.
Se tiver ciência do tamanho do problema. Ai terá capacidade de olhar o Planejamento da Gestão de Crise e estabelecer como seguirá os passos de fazer a recuperação.
Desta forma SABER o que fazer e não IMPROVISAR são questões que podem gerar SUCESSO ou não neste processo de recuperação.