Desse modo este ativo de rede é a melhor explicação para o funcionamento de uma contingência. De fato normalmente, não nos atentamos aos alertas. De mesmo modo na falta de energia, percebe-se o Nobreak apitando, ele falha e desliga tudo sem proteger o computador. Por consequência é a prevenção. Em outras palavras é a atitude de avaliar os alertas para garantir que o projeto de proteção, seja eficiente.
Nobreak precisa de monitoramento
Quer conversar sobre agende um horário através deste Agende uma conversa com um especialista!
Por que um Nobreak apita, ou gera alertas?
- Falta de fornecimento de energia;
- Falha de tensão na energia de entrada, que deveria ser 127 ou 220 e sofre mais de 10% de variação no decorrer do dia;
- Defeito ou falha no próprio equipamento, o funcionamento não está perfeito; Então justifica o alerta e manutenção proventiva.
- Que pode ser uma falha de autonomia. Uma falha na bateria, justifica testar e avaliar sua substituição.
Assim o Nobreak tem como sua principal função, estar de pronto para qualquer vulnerabilidade no fornecimento de energia. Nesse sentido existe no próprio equipamento, vários controles e alertas. De fato uma vez disparado, é função da equipe técnica assistir e corrigir.
Nobreak apitando! Alerta de atitude
A autonomia do Nobreak, ou seja, o tempo de garantia de fornecimento de energia, mesmo que a companhia tenha interrompido o fornecimento, é a função principal do equipamento. A autonomia deve garantir que mesmo sem energia, o usuário possa se trabalhar. Mas a garantia mais importante, é que se o equipamento, diante dos parâmetros configurados, identificar que precisa ser desligado, o faça de forma natural, protegendo o trabalho realizado e salvando todos os arquivos. O parâmetro de salva deve garantir que haverá tempo para desligar o servidor ou a estação protegida. O tempo de desligamento de um computador ou servidor, depende da quantidade de serviços abertos e até da tecnologia que esteja embarcada nos equipamentos.
Quer conversar sobre agende um horário através deste Agende uma conversa com um especialista!
Nobreak apitando! Alerta de atitude
O Nobreak é uma atitude de contingência. De fato se está apitando significa que está detectando uma falha. Então a atitude, então, não é mais de apenas qualificar e resolver a demanda do Nobreak, mas de toda a infraestrutura de rede.
O que estamos querendo dizer é que se o Nobreak precisa de habilitar a contingência, ser acionado e notificar, a energia está falhando. Assim, quando, a energia falha, pode ser necessário validar os ativos de conexão da rede. Ou seja os ativos são elétricos. Importante também é validar as questões relacionadas a Backup e Restore. Se uma falha acontece, talvez seja necessário, criar um procedimento de qualificação da Segurança da Informação.
A oportunidade de um GATILHO, de se promover um teste da Segurança da Informação:
- Controle de Acesso (Físico e Lógico)
- De fato controle da Fronteira (Uso, Direitos, Limitações ou Restrições)
- Ou Controle de Versões
- Também Controle de Licenças
- Políticas de usuários para os diversos setores da empresa
- Políticas e Cultura de Segurança
A condição de um ALERTA pode ser um GATILHO para se avaliar, refletir sobre questões e processos de Cultura da Segurança na empresa. Se achar isto interessante e desejar aprofundar nesta questão temos o Certificado 12i – Uma Questionário Multidisciplinar que poderá qualificar a Segurança da Informação da empresa.
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
Quer conversar sobre agende um horário através deste Agende uma conversa com um especialista!