Office 365 também Trabalha com acesso remoto
Office 365 também Trabalha com acesso remoto
14/08/2018
Características e vantagens dos serviços em nuvem
Serviços em nuvem características e vantagens
21/08/2018

DLP ou Data Loss Prevetion, sabe o que significa? Leia aqui!

DLP ou Data Loss Prevetion, sabe o que significa? Prevenção de perda de dados.

O advento da evolução digital, trouxe muitos benefícios e facilidades para as empresas e usuários, como por exemplo, a redução do uso de papéis. O último grande “boom” da evolução digital, foi a transferência dos dados para a nuvem. Esta nova tecnologia possibilitou o acesso aos dados de qualquer lugar que tenha internet.

Essas e outras evoluções tecnológicas contribuíram para a velocidade no resultados das operações, da análise de dados e maior disponibilidade da informação, além disso, podemos relacionar muitas outras facilidades. No entanto, aumentou muito a vulnerabilidade dos dados.

Não podemos esquecer que, da mesma forma que os ataques de malwares vem aumentando, os riscos com as atitudes dos usuários, aumentam na mesma proporção, sendo eles um dos fatores que mais contribui para perda e roubo de informações.

Segundo o levantamento feito pela ESET, 60% dos colaboradores acreditam que copiar os dados é normal, 50% deles levam dados quando deixam a empresa, 40 % deles planejam oferecer dados aos novos empregadores. Acredita?

Para que estes riscos sejam minimizados, surgiu a mais nova ferramenta de proteção de dados desenvolvida por várias empresas especializadas em proteções para a segurança da informação, o DLP. Symantec, ESET, Bitdefender, são apenas alguns dos desenvolvedores com foco neste tipo de proteção.

O software trabalha na prevenção contra roubos, perda ou violação de dados, sejam por fatores acidentais ou propositais.

O que ele faz?

  • Monitora;
  • Analisa;
  • Protege os dados.

Como ele trabalha para evitar o roubo de informações, monitora todas as ações executadas nos bancos de dados, bloqueando assim, os dados confidenciais que estão em uso ou até mesmo em repouso.

Data Loss Prevetion ou DLP, sabe o que significa?

As ferramentas de Data Loss Prevetion, monitoram e controlam os arquivos confidenciais, se eles podem ou não serem acessados, copiados ou impressos. Com isto, diversos filtros podem ser feitos, como por exemplo, por tipo de arquivo, aplicação, conteúdo e expressões.

Tem o intuito de proteger contra, por exemplo, espionagem, falhas humanas, equipamentos roubados ou perdidos, além de dispositivos externos removíveis.

É possível configurar o envio de alertas através de e-mails, onde ações ou atitudes suspeitas são identificadas pela ferramenta.

DLP

Veja algumas das funcionalidades:

  • Protege a nível de e-mail;
  • Impede o famoso copiar&colar ;
  • Impede print&screen da tela;
  • Controla impressões não autorizadas;
  • Monitora a impressão de documentos;
  • Monitora a navegação Web;
  • Monitora as ações feitas nos arquivos de dados;
  • Monitora e controla portas USB e periféricos;
  • Monitora e controla smartphones e tablets;
  • Analisa e aprende sobre os usuários conseguindo prever alguma atitude suspeita;
  • Monitora e produz relatórios referentes as ações dos usuários.

Pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa, mas, acima de tudo é indicado para empresas que utilizem dados de terceiros, como por exemplo, uma empresa de recrutamento de pessoal, que possui dados confidenciais de clientes e candidatos. Outro exemplo são as empresas de e-commerce, que possuem inclusive, dados bancários dos clientes.

Não só é indicado, mas imprescindível, que as empresas que precisam seguir as normas da GDPR, ou seja, que fazem negócios com países Europeus, utilizem ferramentas de DLP.

Algumas perguntas que você, gestor, deve fazer :

  • Já teve alguma experiência com a perda de dados?
  • Quanto tempo seus dados ficarão inacessíveis até recuperar e reorganizar tudo?
  • Qual seria seu prejuízo financeiro?
  • Qual seria o prejuízo para a imagem da sua empresa?

O valor do investimento para assinatura e implantação da ferramenta, não é dos mais baratos, entretanto, o custo causado por uma possível perda da dados deve ser levado em consideração no momento da decisão do investimento. Custo não só financeiro, como também os prejuízos relacionados a perda de confiança por parte de usuários e clientes. Esse, muitas vezes é irreversível!

Gostou do texto? Logo abaixo tem um espaço para você deixar suas críticas e dúvidas.

Ah! Se quiser conversar com a gente, estamos disponíveis no CHAT!

Cadastre para receber News da Indicca

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Fontes: Eset, Bitdefender

Comentários

comentários

Claudia Cadinelli
Claudia Cadinelli
Graduada em Telecomunicações, Pós-graduada em Segurança da Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você