Cipa e Semana de Segurança com TI

Cipa e Semana de Segurança com TI

Atualizado em 16/01/2018
Por Pedro Henriques

Cipa e Semana de Segurança com TI

Atualizado em 16/01/2018
Por Pedro Henriques

Então a Cipa e Semana de Segurança com TI. Ou seja integrar o contexto de informática à questão de prevenção pode ser uma ação interessante. Assim de melhoria continuada e amadurecimento do processo de segurança. Inegavelmente a informática tem agenda específica de segurança. Desta forma alinhar a proteção de acidentes e a proteção da informação pode minimizar esforços e otimizar recursos.

CIPA pode se tornar i.Cipa

Portanto SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho poderia ter na TI um aliado. Decerto um multiplicador de conceitos de prevenção e segurança.

Assim se nos fecharmos apenas na condição de acidentes de trabalho. Ou seja deixamos de avaliar uma série de problemas que interrompem a produção com as falhas na informática. De fato, fase mais crítica, interrompe o faturamento. Certamente as falhas na informática  podem provocar interrupção no ciclo da produção.

Cipa e Semana de Segurança com TI

Cipa e Semana de Segurança com TI

Certamente acidentes podem estar ligados a TI e estar provocando a interrupção da atividade de produção da empresa:

  • arquivos corrompidos que tenham como causa:

    • a instabilidade elétrica;
    • a instabilidade da rede lógica, falha no hub ou switch;
    • a saturação de recursos de rede que travam o sistema e comprometem os dados.
  • pane de ativos por falha em:

    • No SERVIDOR com uma pane elétrica e todos os usuários ficam sem poder trabalhar;
    • No SERVIDOR com infecção ou ataque que também atinge todos os usuários que ficam sem poder trabalhar;
    • Na ESTAÇÃO de trabalho e um usuário deixa de trabalhar e compromete uma fase da produção, gerando prejuízo no processo;
    • No Hub ou Switch com interrupção do serviço de rede e consequentemente interrupção de parte da rede;
  • pane de serviços:

    • queda do link de internet e assim interrupção da comunicação com os clientes, fornecedores e com o fisco na atividade de emissão de Nota Fiscal;
    • queda de um serviço como DNS que impede as estações de identificar seus destinos de conexão e simulam como se fosse uma queda do link de internet;
    • queda de serviço de proteção tornando vulnerável e sujeito a ataques de rede;
    • queda do serviço de autenticação e consequentemente falha de liberação de acesso dos usuários a rede;
  • processos interrompidos em função das panes acima citadas:

    • falha na programação da produção por falha no sistema, ou na atualização dos dados;
    • retrabalho por perda efetiva dos dados;
    • retrabalho por arquivos corrompidos durante a atividade de atualização dos dados;
    • Interrupção do faturamento por queda no sistema

Todavia as falhas no ambiente do usuário acabam comprometendo a confiança e o ambiente de produção. Embora não estejam relacionados aos acidentes mecânicos. Entretanto efeitos de ansiedade e até perda de paciência acabam relacionados pelas falhas digitais que comprometem a qualidade e eficiência do trabalho. 

falhas digitais que comprometem a qualidade e eficiência do trabalho

Desta forma se levarmos em conta os problemas de interrupção da produção. Principalmente de informática como causadores de ansiedade e de conflito com a equipe de TI. Então poderemos considerar que devam estar relacionados a CIPA. Ou seja sendo tratados nas estatísticas. Então devemos também considerar que sejam temas abordados na Semana de Prevenção de Acidentes – SIPAT.

Conflitos com interrupção do sistema criam atrito entre os setores e a informática

Com isto, a CIPA poderia ganhar funções além da gestão de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). A CIPA pode se apropriar dos processos de controle e prevenção, facilitando suas ações naturais de proteção individual. O controle e gestão de incidentes será mais robusto quando somados aos dois setores. A possibilidade de sensibilizar os investimentos também, pois são dois setores que impactam de forma muito direta no resultado final. Impactam com melhoria de processos e com aumento de eficiência para prevenção de incidentes em duas áreas.

A SIPAT promove as discussões e reflexões sobre prevenção. Busca sensibilizar os usuários a se tornarem mais preparados para o dia a dia. Pode, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, integrar na agenda, palestras de Boas Práticas para os usuários também na questão do manuseio da informação.

Os usuários estariam assim discutindo sobre seus processos de produção, como serem mais precavidos não apenas com relação aos acidentes físicos, mas também relacionados a informação.

Dicca da INDICCA para abordar o tema de Segurança da Informação na SIPAT

  • Gestão da fronteira digital

O acesso a empresa via internet, precisa de ser controlado, feito de forma automática e transparente para o usuário. Dar ciência da existência é importante para que a adesão seja por engajamento e não apenas por burocracia e poder. Todos precisam ter ciência e estarem comprometidos com o futuro do negócio.

  • Preocupação com a Senha de Acesso

O acesso de senha é o mesmo que uma chave, quanto mais simples for, mas simples de ser quebrada e ter o computador invadido;

  • Atitudes de Segurança para os aplicativos não autorizados

Diante da dúvida, melhor não informar dados e/ou informações, seja precavido com a rede e com estranhos;

  • Atitudes de Segurança na INTERNET

Em ambiente público, quanto menos estiver exposto, melhor para a sua segurança. A internet é um ambiente público e cheio de olheiros;

  • Preocupação ao usar o <Enter>, este comando aceita e aprova instalação de coisas boas e ruins

O botão de confirmação termina sempre com <Enter>. Avalie sempre antes de aceitar uma instalação, assim iniciam as principais infecções de rede;

  • Como construir uma Senha Forte

Uma senha forte pode significar a eficiência da proteção ou não. A senha é a porta de entrada, uma vez quebrada, estará tudo liberado;

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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