BlackList, Lista Negra para atividade de SPAM!

Atualizado em 28/07/2016
Por Pedro Henriques

BlackList, Lista Negra para atividade de SPAM!

Atualizado em 28/07/2016
Por Pedro Henriques
 
A BlackList ou lista negra, é um gestor de SPAM. Bloqueia de forma automática um IP ou HOST.
SPAM é a atitude de envio de mensagens para uma quantidade alta de endereços, em sua maioria, sem autorização do remetente.
Para evitarmos este tipo de PROBLEMA, temos controle de FIREWALL,  um bom sistema ANTI-SPAM. A tecnologia SYMANTEC e a mesma tecnologia Anti-vírus. Protege de forma unificada, as estações, servidores e serviços. Leia mais sobre o Firewall.
Somos fornecedores ATIVOS para esta gestão de segurança. Promovemos nos clientes, que estão utilizando nossos serviços de forma remota, as mesmas regras e protocolos de proteção.
Apesar disso, o USUÁRIO tem o PODER! Leio o texto “O poder do enter” .
Além dos limites e mesmo com todos os recursos de PROTEÇÃO, o click do mouse pode atravessar TODAS AS CAMADAS de segurança. Comprometer os escudos ativos e preparados para reterem vírus e outros agentes de invasão.
blacklist
Quando um USUÁRIO, corrompe a segurança, temos alertas disparados e podemos intervir. Eventualmente, mesmo com todos os recursos, o tempo de ação pode provocar a inscrição POSITIVA em BLACKLIST. Assim, além de recompor os ESCUDOS de proteção e ainda resolver ou bloquear o usuário infectado, temos que atuar juntos aos gestores das listas de bloqueios para recuperar o direito de POST de mensagens.
Algumas Listas Negras, aplicam um tempo de bloqueio e depois de notificada, ainda permanecem sem direito de POST. Outras, mais detalhadas e importantes, recorrem ao direito de aplicar multas EM DINHEIRO para liberar os POST´s. O transtorno não é apenas do usuário, mas de toda a rede corporativa. Todos passam a não ter direitos de encaminhar mensagens.
O trabalho da TI, com o avanço e complexidade dos serviços relacionados a INFORMÁTICA nas empresas, justifica muito mais que cuidar de serviços corporativos e/ou servidores, mas também do treinamento de usuários para questões de segurança. Leia mais sobre Segurança.
Uma falha de segurança pode comprometer a qualidade do serviço ou mesmo a estabilidade, bloqueando parcialmente, provocando perdas de informações e o mais importante, restringindo o direito de troca de mensagens entre os usuários. 
A falha na segurança pode e vai comprometer a eficiência das empresas, que estão cada dia mais , dependentes da internet e da era digital. O controle então, precisa ter PRECISÃO e CONTINUIDADE, acompanhando as políticas e ações dos usuários como um verdadeiro Big Brother.
A falha de postura ou atitude de um usuário pode ser evitada, mas quando não, vai com toda certeza gerar um prejuízo para toda a rede da empresa. Os controles ativos vão auxiliar, na eventual falha e no tempo de solução do problema. O trabalho da Equipe de TI para recompor o contexto funcional será árduo.

 BlackList, Lista Negra para atividade de SPAM!

No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.

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Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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